terça-feira, julho 11, 2006

Quantas estrelas cabem em um comercial?






Por Henrique Tucci.

Você já deve ter ouvido aquela famosa pergunta do seu cliente: “uma campanha fica mais eficiente com um artista global?” O que você responde?

Em primeiro lugar, temos que ver se a verba é condizente, claro! Mas ainda assim, eu diria o clássico “pode ser que sim ou que não”. Porque mesmo que a verba seja suficiente para o cachê, ela também deve cobrir uma ótima produção e uma veiculação melhor ainda. E mais: a personalidade do artista, ou da personagem mais recente que ele interpretou, deve ser totalmente adequada ao seu produto ou empresa. Neste caso, sim, vá em frente e gaste o valioso din-din do seu cliente. Diversas pesquisas comprovam a elevação da empatia do público que é submetido a uma mensagem com personalidades. Além disso, quando a figura é velha conhecida do consumidor você já ganha de bandeja muitos GRPs extras para o seu filme. Mas ainda se corre sempre aquele risco previsível de estar lidando com uma personagem viva que pode se meter em encrencas na tela ou na vida real, como nos casos recentes de Marcello Antony ou Paris Hilton.

Mas não se esqueça que celebridade nenhuma salva uma idéia ruim. Capriche no roteiro e acredite nas suas idéias acima de qualquer estrela. Mas se você quer um bom exemplo do uso de personalidades, veja o caso da ação norte-americana da One.org, que luta contra a AIDs e a pobreza mundial. A campanha é recheada de superstars e ainda tem um apelo muito importante para a ação de cada um.

Veja o comercial e seja mais um entre eles.

Visite também o site da One.org: http://www.one.org/

Um abraço!

Tucci.

33 comentários:

Anônimo disse...

Me desculpem ser sempre do contra, não é do meu feitio. Mas este filme é chato pra caralho. A única graça é ficar vendo quem vai aparecer e esperar as gostosas. O roteiro é fraco. Troque as estrelas por Família Lima, Preta Gil, Tati Quebra-Barraco e veja o roteiro como ele é, sem se influenciar. Ruim, fraquinho. Coisa de estagiário megalomaníaco.
Sorry, pra variar...

Obs: demora muito pro Raul voltar?

Anônimo disse...

Fernando: eu não concordo com você, como sempre. Acho que você é muito chato e não gosta de nada. Mas acho que você está certo de dizer o que pensa. Sou contra esse pessoal que acha que criticar é errado e, uns até, que disseram que não vão mais acessar o blog por causa disso. Não estão preparados para o mercado, nem pra vida. Eu discordo de você em quase tudo, mas te apóio no direito de dizer o que acredita. Continue assim. E o Tucci, continue sendo tolerante a todo tipo de opinião.
Grato pelo espaço.

Anônimo disse...

O caso do Bussunda também é um exemplo trágico do uso de personalidades em propaganda. A campanha tinha lá seus méritos, mas infelizmente, o garoto-propaganda morreu. Triste.

Anônimo disse...

Bom dia, Fernando e Pessoal!

Fernando, percebo que você tem lido sempre o blog. Como também tem pedido sempre pela volta do Raul. Quero que você fique tranquilo pois o Raul voltará, eu garanto! E quando o fizer, informará publicamente com um post, não precisa ficar preocupado! Ele continuará tendo os posts dele como também continuarei tendo os meus, já que o blog é nosso. E você pode comentar apenas aqueles que você quiser. Não se sinta pressionado a comentar todos.
Respeitamos as opiniões dos leitores que têm intenção de participar construtivamente, só por isso abrimos para comentários. Afinal, ninguém é dono da verdade, não é mesmo, Fernando?

Agora, aproveitando o espaço, um aviso para TODOS: vamos debater os assuntos mais produtivamente, dar idéias, enriquecer o diálogo. Vamos desenvolver a capacidade de pensar, debater e expor nossas idéias.

Mas como também sou responsável pela manutenção do blog, a partir de agora vou restringir a entrada de posts desnecessários sempre que eu achar conveniente. Ofensas, discussões inúteis e mensagens sem sentido como as que pedem a volta do Raul (já tal assunto acaba de ser explicado acima), serão retiradas por mim, quando eu achar conveniente! Opiniões contra ou a favor terão sempre espaço. Só não vou tolerar bobagens. E, feliz ou infelizmente, eu e Raul podemos tirar as mensagens.

Por isso, os que não querem participar de forma inteligente, não percam tempo escrevendo aqui, passeiem pela internet, leiam um livro, vão ao cinema, criem seu blog, ocupem seu tempo de forma mais produtiva!

E mais uma vez... o Raul já volta! Não fiquem inseguros por isso! Assunto encerrado?

Desculpe a interrupção, Fernando. E obrigado pela sua participação!

Um abraço pra você e outro para Todos!

Tucci.

Anônimo disse...

Acho que o filme realmente é um bom exemplo de uso de celebridades. Impressiona o número celebridades globais. Num dá pra comparar Bono Vox com Tati Quebra-barraco, Fernando! Nenhum dos artistas que você citou chega aos pés desse volume absurdo astros importantes mundialmente. Aliás, pelo que vi no site, é isso o que importa a ação internacional, já que é um evento do tipo Live-Aid, num é? Fiquei de cara com o casting! Valeu, Tucci!!!

Anônimo disse...

E os caras não estão fracos não... astros do cinema também estão lá...
Eu gosto dos posts do Tucci... e pra não passar em branco: parabéns pelo uso de vídeo no blog... estamos avançando sempre....

Anônimo disse...

Pelo que entendi, cada um faz seu papel... humm... então os artistas estão convidando todos a participarem, a serem mais pessoas ajudando... porque eles estão fazendo seus papéis ajudando... humm.... por isso The One??? que na verdade é um qualquer, mas O "um" numa tradução simples?! han.. han.. han...!?!?!?!! Pô... Então foram usados de forma bem legal na minha opinião! E a gente fica esperando pra ver quem é o próximo... e só fera!!! Gostei...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Autoritarismo
É o regime político em que o poder é exercido por um indivíduo ou segmento social, de forma a dispensar e atropelar as regras democráticas. No autoritarismo, as garantias individuais são suspensas. A imprensa é censurada e, em alguns casos, as constituições são reescritas ao sabor dos detentores do poder.
VOLTA, RAUL!

Anônimo disse...

Ah é, jah que vc gosta de definições

Ignore os trolls.
Muitas pessoas vão escrever no seu site para incitar discussões sem nenhum aproveitamento. Ignore, exclua as mensagens destes tipos de pessoas e combine com seus leitores para ignorá-los também. Ofensas e discussões sem fundamentos servem apenas para "sujar" seu espaço. Seja rigoroso e delete sem pena nenhuma comentários maldosos e críticas ofensivas.

Anônimo disse...

é mesmo uma pena ver um espaço como este sendo degradado por gente que não tem noção do que deve ser debatido.

Descrição do termo ESPAÇO PARA DEBATE: Você já deveria saber do que se trata!

Pô tem gente que ainda se acha com vontade de ser publicitário mas não sabe nem o que fazer com espaço deste. Imagine quando ter um briefing de verdade na mão!

Anônimo disse...

Deixa eu dizer uma coisa séria, não apague isto, por favor.

Uma coisa é tirar comentários agressivos. Concordo.
Outra é tirar comentários que fujam ao assunto. Já começa a ser estranho, por que isso? Um assunto puxa o outro, é normal, não vejo porque censurar.
Mas a pior das três coisas é tirar comentários que possam ferir o orgulho pessoal do dono do blog. Quem gosta do Raul não pode dizer isso?
Isso é mais do que censura ou autoritarismo: é egocentrismo.

Anônimo disse...

Daniel, concordo com você. O que for ofensa gratuita será retirado. O que disvirtuar a discussão. Só. Elogios ao Raul sou o primeiro a fazer. Mas a moderação vai existir e o que for off topic estaremos avaliando e tirando quando necessário. Como disse um dos anônimos os desgastes e bobagens serão tirados, sim! O que peço é que as pessoas legitimamente interessadas participem. Só assim o nível pode melhorar. E só isso fará com que este espaço se mantenha. Afinal, a gente não ganha nada com isso, nem tem obrigação de mantê-lo. Só o prazer da comunicação o justifica. E isso não tem existido mais, na maior parte do tempo. Um blog é um espaço pessoal. Nem jornais diários, que são veículos de comunicação públicos e pagos na banca, têm obrigação de publicar tudo que lhes é enviado. E isso não é autoritarismo. Bom, tenha certeza que comentários bem intencionados, e ON TOPIC - ou seja, sobre o assunto - não serã prejudicados.
Um abraço.
Tucci.

Anônimo disse...

Tucci, relaaaaaaaxa!

Anônimo disse...

Gente, vamos pegar leve aí. Todos nós somos fãs do Ehduca e não queremos ver o site desandar. Vamos dar opinião, vamos falar a vontade, mas sempre mantendo o respeito. Isso é o que pega, turma.
Isso eh duca!!!!!

Aliás, vê o nome do site: EhDuca. Então, gente, vamos ter "ehducação", né?
Brincadeiras a parte, é isso aí...

Anônimo disse...

Amigos do EhDUCA,
o Tucci parece que ficou chateado de verdade, não sei se comigo, mas acho que devo uma explicação.
Eu sempre participo das discussões do blog, com o maior interesse. Acontece que eu sou sincero, às vezes posso ser até demais. Quando eu não gosto de uma coisa, não gosto mesmo e não tenho papas na língua. Quando comecei a acompanhar o EhDUCA, achei que a proposta era essa mesma, o pessoal elogiar ou meter a boca. Entendi errado? Sobre o papo do "volta Raul", falei de brincadeira, não era pra levar a sério.
Pra terminar, como sempre,
Sorry.

Anônimo disse...

O QUE TAH ACONTECENDO??? O QUE FIZERAM PRO HENRIQUE TUCCI FALAR DE ACABAR COM O BLOG???
POR FAVOR, NAO ACABEM COM O EHDUCA!
EU TRABALHO NO CARREFOUR AQUI DE MANAUS, NADA A VER COM PROPAGANDA, SABE O QUE EH ISSO? E MEU SONHO EH SER REDATOR PUBLICITARIO. MEU UNICO CONTATO COM O MUNDO DAS IDEIAS EH O EHDUCA. TEM O SITE DO BLUE BUS, MAS NAO EH A MESMA COISA, NAO TEM INTERACAO. POR ISSO, POR FAVOR, NAO ACABEM COM ESTE BLOG TAO BOM!! SERIA UMA SACANAGEM COM A GENTE QUE EH F@^&@ E MORA LONGE (RISOS).
FUI!!!!!!!!

Anônimo disse...

Pô galera, como assim acabar o blog? Não pode. É fundamental pra quem tá começando. Não seria o caso da gente que tá afim ignorar os pentelhos? Aqui na agência tem um monte de gente que não conhecia o blog e agora é fã. Garanto que nenhum deles é um desses agitadores. É isso. Agora volto a correr pq meu micro fica virado pro chefe. Abs Henrique e abraços pro viajante Raul.

Anônimo disse...

O blog é bom e tem bastante gente que gosta. Não pode acabar não.
E esse troço de volta Raul é ridículo, os posts do Tucci também são muito interessantes.

Abraços

Anônimo disse...

Claro! Eu acho até que o Tucci é melhor que o Raul.
Mas aí já é outra polêmica...

Anônimo disse...

Bom dia, pessoal!
O EhDUCA é um projeto que eu e Raul tocamos com muito carinho. É um trabalho e tanto atualizá-lo sempre com material de primeira. Nem sempre isso é possível. E isto também serve para mostrar muita porcaria que existe no nosso mercado. Mas de qualquer forma, levamos muito a sério este blog porque ele faz parte de projetos maiores. O mais importante dessa discussão toda é que a participação séria de todos é fundamental. Sem um debate inteligente não é possível fazer bom uso deste material que colocamos no ar. Vamos debater mais. Porém, no mais alto nível porque é a opinião de vocês que vai ajudar a desenvolver este blog. Então, por favor, participem!!!! E pedra sobre o assunto! Obrigado pelos apoios. E não há nenhum tipo de ressentimento com ninguém, ok?!
Um grande abraço a todos!
Tucci

Anônimo disse...

Sobre o que estavamos falando mesmo?
ah sim...Então sobre o uso de globais em comerciais, sim, é verdade, depende de muita coisa, do personagem, da vida pessoal mas...Vejam o caso do antônio fagundes, o cara só faz papel de bonzinho, tem uma vida regrada, ñ se mete em barraco, a mulherada adora, só que ele é igual arroz de propaganda, tá em tudo! De vt para cimento até cerveja globalizada e as vezes aparece duas vezes no mesmo bloco comercial vendendo produtos diferentes. Isso não da uma confusão na cabeça do consumidor? Não diminui a credibilidade de identificação?

Anônimo disse...

Aproveitando, vou fazer minha crítica.
Eu acho que isso de usar famoso pra fazer propaganda é indício de uma ou das duas coisas:
- falta de idéia
- excesso de verba
Só isso justifica você pagar um preço que daria pra produzir um bom comercial inteirinho só no cachê de um famoso. E no fim, é o que o cara aí de cima falou, pro consumidor é apenas mais um comercial daquele ou daquela atriz, como tantos outros que ele/a já fez e ainda vai fazer. O negócio é idéia, pessoal. Ralar. Trabalhar até tarde, aquelas coisas chatas que ninguém quer fazer...
Sorry.

Anônimo disse...

EU ACHO LEGAL USAR PESSOAS FAMOSAS NA PROPAGANDA. AQUI EM MANAUS NUNCA VEM NINGUEM FAMOSO, ENTAO PELO MENOS EU IA PODER CONHECER ALGUM (RISOS).
SERIO, EU ACHO BOM, PORQUE AS PESSOAS LEMBRAM MAIS DO COMERCIAL, EU ACHO. NAO TENHO CERTEZA. EU PELO MENOS LEMBRO. EH ISSO.
FUI!!!!!!

Anônimo disse...

Aprofundando um pouco mais a discussão, eu percebo que as postagens do Henrique são mais profundas e questionadoras, enquanto as do Raul têm um cunho mais prático e lúdico. Acho que esta é a química que faz do EhDUCA um sucesso de público e crítica. E não se fala mais nisso.

Anônimo disse...

Comercial com gente famosa é a coisa mais batida do mundo. Como eu já disse em um post bem anterior, isso é coisa do tempo da propaganda ao vivo em que atores e atrizes endossavam algum produto. É o caminho mais fácil e preguiçoso que existe.

Anônimo disse...

adoro os videos q o tucci poe no blog e tds os posts dele tb.Como ele disse ngm é obrigado a comentar.

Anônimo disse...

Saulo falou tudo...

sem falar q são 3 dias q naum rola atualização...

Anônimo disse...

A todos.
Pessoal, como eu disse no post, particularmente, acredito numa boa idéia acima de qualquer estrela. Se o personagem é muuuito pertinente pode dar uma boa apimentada na idéia. Mas a força da idéia tem que ser muito superior à força do personagem. Acredito que em muitos exemplos que temos por aqui no Brasil as personalidades são muletas pra idéias mancas.
Bom. Tem post novo no ar. Desculpem pelo atraso. Estou a tdo vapor no trabalho e em meio às reuniões de Conselho pra salvar as boas almas de alguns aluninhos... hehe.
Um abraço!
Tucci.

Anônimo disse...

Fernando,
Concordo plenamente com um ponto importante do seu comentário: "O negócio é idéia, pessoal. Ralar. Trabalhar até tarde, aquelas coisas chatas que ninguém quer fazer..." Infelizmente hoje em dia vejo muitos alunos que querem sair da faculdade como Diretores de Criação!!! E tenho certeza que ninguém chega a esse cargo sem muuuita experiência, muuuita ralada, entre outras coisas importantes. Aquele velho papo que uma idéia é 99% transpiração e 1% inspiração é a mais pura verdade, todos já deviam saber isso. Valeu, Fernando! Um abraço!
Tucci.

Anônimo disse...

Matheus, eu acho que a super exposição de alguns atores como Suzana Vieira, Hebe e outros como você citou, só ajuda a diluir a eficácia de uma mensagem.

Kadu, por aqui já abusaram da fórmula. Eu gosto, desde que seja algo bem diferente, como aquele produto que utilizou o Bruce Willis (e seu dublador) para uma campanha brasileira - alguém se lembra do produto?? hehehe... Outro problema desse tipo de VT é esse - o filme de tal pessoa e não do produto. E pra mim, George Foreman já deu muito murro em ponta de faca com seu grill!! hehehe.
Um abraço! Tucci.

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you!
» »