sexta-feira, outubro 27, 2006

Relogito, o garoto-propaganda da Liquidação da Madrugada, não vai deixar você dormir


Por Raul Otuzi

Nesta madrugada de sexta para sábado acontece a maior liquidação da Internet. Criada pela ETCO para o http://www.magazineluiza.com/, a campanha está bombando hoje (vocês já devem ter visto alguma peça nos principais portais).

Para comunicar descontos de até 70% e o horário inusitado da promoção, criamos um carismático garoto-propaganda, um despertador cheio de energia, que garante visibilidade e assimilação rápida da mensagem por parte dos internautas.

A criação do personagem é de Fabiano Pessôa e Raul Otuzi, eu mesmo. A criação da campanha leva os nomes de: Allan Nogueira, Andréa Remondi, Guilherme Silva, Marcus Mesquita e Raul Otuzi.

É tremendamente simples, óbvia, mas vai na veia.

quinta-feira, outubro 26, 2006

Inseto 4x4

Por Henrique Tucci.

A campanha do novo Jeep Wrangler Unlimited 2007 é uma daquelas sacadas baseadas em uma grande aventura visual. Ela lança a “nova espécie da Jeep”: os carros, que agora vêm com quatro portas, podem ser vistos por um ângulo diferente que valoriza esta nova característica. Os insetos da Jeep aparecem em situações diversas, vencendo o mata-moscas, com gorilas e muito mais. Veja as peças abaixo.

A BBDO de Detroit acertou no visual inusitado dos anúncios e das peças de mídia exterior, como a empena ou o painel aplicado no Times Square, em Nova Iorque. Mas os comerciais de TV deixaram um pouco a desejar.

O que você acha? Veja as peças e mande sua opinião sobre a adequação do tema na campanha.









Anúncio de Revista














Empena de prédio














Adesivagem na Times Square.




Comerciais:










Um abraço!

Tucci.

O melhor anúncio da Trip de Outubro


Por Raul Otuzi

Como os anúncios para a revista Veja estavam muito chupetas, a partir de agora vou trazer os melhores de outras publicações. Vou começar com a Revista Trip de Outubro. Neste mês, o anúncio que mais se destacou - na minha opinião – é esse da JWT para o Halls.

Para atingir o seu público-alvo: jovens, de 18 a 24 anos, o anúncio abusa da ironia e de ilustrações descomportadas. Tudo para contar a saga de um cara que precisa de coragem para dar um pega em uma garota. Tema da campanha: "Não deixe a vida parecer mais difícil do que ela é." Assina: "Vai nessa. É Halls".

Depois de mais de 30 anos de "O alívio refrescante", eles mudaram o slogan. Sai o atributo funcional e entra o benefício emocional do produto. O novo conceito, segundo a Gazeta Mercantil, foi embasado em uma pesquisa realizada no ano passado, a qual verificou que a marca tinha uma imagem de "amuleto" em circunstâncias de relacionamento social.

"A intenção é mostrar que quando surgir aquele ‘frio na barriga’, em momentos como na paquera, uma apresentação ou pedido de aumento, Halls estará lá com o consumidor para ajudar a enfrentar a situação", comenta Marcel Sacco, diretor de marketing da companhia.

Isso se chama evolução de comunicação de marca. Ponto para Halls.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Karina Bacchi e o Baixinho da Kaiser. Surpresa??


Por Raul Otuzi

Finalmente saiu o comercial da Kaiser protagonizado pelo Baixinho e pela atriz Karina Bacchi, aproveitando o auê criado em torno do "namoro" (anrrã!) entre os dois, na vida real.

É assim: Karina está em um bar. Rodeada por vários homens, ela diz que bem que a Kaiser falou que ia surpreender, que não tem sabor melhor mesmo, que é só fazer o teste para comparar qual cerveja é a melhor, para escolher bem, sabe? Daí um cara pergunta como ela sabe tanto de cerveja. Ela: meu namorado me ensinou tudo. Entra uma trilha romântica e surge o Baixinho. Então, sob os olhares surpresos e invejosos dos marmanjos ali do bar, ele dá um beijo em Karina. Assina: Kaiser. Mais que gostosa, surpreendente.

Resumindo: diálogos fakes, final sem graça, um comercial bobo, bobo.

Veja: www.ccsp.com.br/ultimas/noticia.php?id=22461

terça-feira, outubro 24, 2006

Como criar bem, segundo Duailibi

Por Raul Otuzi

Domingo à noite, Roberto Duailibi, o D da DPZ, foi entrevistado no programa Comercial & Cia. Depois de assisti-lo, me lembrei de um trecho do seu livro 'cartas a um jovem publicitário'. Transcrevo-o a seguir:

Com tantos anos de trabalho, você chegou a teorizar como criar bem?

"Tenho, sim, uma teoria. Costumo me preparar de forma direta e de forma indireta quando tenho que trabalhar em idéias novas. Primeiro, de forma direta, o que significa um trabalho exaustivo de leitura, de pesquisa, na maioria das vezes, in loco, em supermercados, por exemplo, onde você pode encontrar consumidores. Depois, sigo o que chamo de preparação indireta, que é quando, na minha opinião, encontro as soluções mais criativas. Por exemplo, coleciono frases que podem me ajudar. Essa coleção de frases, aliás, acabou se transformando em livros, que publiquei nos últimos anos.

Para mim, o cultivo da frase bem construída é algo que me leva a novas idéias, que por sua vez podem levar a novos conceitos e, no final, a uma campanha memorável para os clientes. Da mesma forma, coleciono fotografias e cenas que podem ser inspiradoras em determinados momentos. Coloco-as num livrão preto, desses que você compra em qualquer papelaria, e que mantenho sempre ao meu lado. (...)

As idéias surgem por associações. E quanto mais associações você puder fazer, maiores chances terá de conseguir uma boa idéia criativa – porque é exatamente da quantidade que sai a qualidade. É do grande número de idéias que você vai tirar aquela que vai causar o grande impacto e fazer a diferença no mercado."


O D da DPZ falou e disse. E você, tem uma teoria sobre como criar bem?