





Por Raul Otuzi
A estratégia criativa dessas duas campanhas apela para o mesmo recurso gráfico: imagens aparentemente nada a ver são coladas lado a lado para causar estranheza, impacto visual. A atenção é garantida. Depois é só despertar o desejo do cliente com um conceito relevante e pimba: venda! Mas o pulo do gato é justamente criar esse argumento envolvente. Se fosse fácil, qualquer um faria. Era só juntar alhos com bugalhos e boa.
A primeira campanha é de 1994 da DM9 para as meias Liz. Título: “Pelo menos da cintura para baixo o mundo pode ser melhor.” Redação: Alexandre Gama. Direção de arte: Marcello Serpa.
A segunda campanha é atual, da JWT para o Novo Veet Kit Rasera sem Lâmina (loção depilatória e aparelho sem lâmina). Títulos: “Menino vira homem quando crescem pêlos. Menina vira mulher quando não deixa crescer”. Outro: "Boneca aos 8 é amiga. Aos 15 é elogio." Mais um: "Lâmina é coisa de menino. Ou você acha que a sua perna se parece com um queixo? Assinatura: 'Novo Kit Veet Rasera. Toque macio por mais tempo.' Redação: Andrea Siqueira. Direção de arte: Rinaldo Ferrarezi.
Se a primeira idéia une imagens totalmente desconexas para vender a sensação de beleza e suavidade das meias Liz; a segunda faz ao contrário, aproveita a contigüidade de idéias existentes entre boneca, menina e mulher para vender maciez e o despertar da sensualidade proporcionados pelo kit Veet.
Idéias que colam assim nos consumidores, só se pensar, pedalar muito. Corra atrás, pernas pra que te quero.