sexta-feira, fevereiro 03, 2006

Idéias que colam








Por Raul Otuzi

A estratégia criativa dessas duas campanhas apela para o mesmo recurso gráfico: imagens aparentemente nada a ver são coladas lado a lado para causar estranheza, impacto visual. A atenção é garantida. Depois é só despertar o desejo do cliente com um conceito relevante e pimba: venda! Mas o pulo do gato é justamente criar esse argumento envolvente. Se fosse fácil, qualquer um faria. Era só juntar alhos com bugalhos e boa.

A primeira campanha é de 1994 da DM9 para as meias Liz. Título: “Pelo menos da cintura para baixo o mundo pode ser melhor.” Redação: Alexandre Gama. Direção de arte: Marcello Serpa.

A segunda campanha é atual, da JWT para o Novo Veet Kit Rasera sem Lâmina (loção depilatória e aparelho sem lâmina). Títulos: “Menino vira homem quando crescem pêlos. Menina vira mulher quando não deixa crescer”. Outro: "Boneca aos 8 é amiga. Aos 15 é elogio." Mais um: "Lâmina é coisa de menino. Ou você acha que a sua perna se parece com um queixo? Assinatura: 'Novo Kit Veet Rasera. Toque macio por mais tempo.' Redação: Andrea Siqueira. Direção de arte: Rinaldo Ferrarezi.

Se a primeira idéia une imagens totalmente desconexas para vender a sensação de beleza e suavidade das meias Liz; a segunda faz ao contrário, aproveita a contigüidade de idéias existentes entre boneca, menina e mulher para vender maciez e o despertar da sensualidade proporcionados pelo kit Veet.

Idéias que colam assim nos consumidores, só se pensar, pedalar muito. Corra atrás, pernas pra que te quero.

16 comentários:

Anônimo disse...

Os títulos da campanha para o kit veet são muuuito bons. só podiam ter sido feitos por uma mulher mesmo. hehe...

Anônimo disse...

Achei as propagandas boas...

Anônimo disse...

Os conceitos são muito bons. E sem dúvida, a JWT se inspirou visualmente na DM9. Nada demais.
É a propaganda bebendo da própria propaganda.

Anônimo disse...

O comentário de cima é meu, digitei meu apelido errado. Fui...

Anônimo disse...

Será que isso não é uma chupada? Meio chupada ? Uma chupadinha de leve? Levinho que seja? RÁRÁRÁ!!!

Anônimo disse...

Não tem nada a ver. Denuncismo. Mania de apontar o dedo pro trabalho dos outros.

Anônimo disse...

Concordo com vc, clint.

Anônimo disse...

O conceito da primeira campanha é bárbaro e os títulos da segunda são sensacionais.
O visual só reforça o que cada uma tem de bom.

Anônimo disse...

Pois eu acho que uma idéia colou da outra... RÁRÁRÁ.

Anônimo disse...

É o efeito Orloff... eu sou você amanhã! hehehe

Anônimo disse...

Nada disso, nada disso. Fico triste qdo vejo opiniões assim.
Só para sacanear.

Anônimo disse...

UHhhhhhhhhhhhhhhhhhhh...
tava sem tempo aparecer por aq. Ja estava com saudades.

Ideias boas para serem usadas na facul. Rsrsrsrsr!!

Anônimo disse...

Muito legal pessoal, pra gente ver como podemos ter idéias bem inteligentes e diferentes, mesmo sendo parecidas. Beijos pra todos. Má.

Anônimo disse...

É isso aí, Maria. Você disse tudo.
Beijos!

Anônimo disse...

A linha criativa usada na Veet Kit Rasera, foi sensacional! Grande sacada! Direção de arte muito boa! E chamadas excepicionais!

Anônimo disse...

Quem conhece a Andreia Siqueira sabe q ela não precisa copiar nada. Ela é fantástica.