
Anúncios mostram estudantes de sucesso e suas conquistas.
Campanha de escolas públicas mexe com o orgulho de Londres.
Por Henrique Tucci.
A profunda crise social que o Brasil viveu nestes últimos dias só serviu para confirmar que não há esperança de justiça sem um profundo trabalho de base, que garanta educação de qualidade para todos, desde os níveis mais elementares. Só podemos falar em equilíbrio social com o equilíbrio de oportunidades. E isto só vai ocorrer quando houver uma grande melhoria em todo o sistema educacional brasileiro, que permita que todas as pessoas estejam preparadas para participar deste mundo cada vez mais competitivo. E assim, também garantam seus direitos. Não de uma forma paternalista, que só valoriza aqueles que se nutrem de publicidade gratuita às custas da incapacidade e do sofrimento de um semelhante. Mas de uma forma que valoriza o cidadão, que aprende a ser autônomo, confiante e possa viver de forma honesta, com dignidade, a partir de seu próprio trabalho. Defendo a igualdade. Enquanto não incluirmos todos em nossa sociedade, seremos todos excluídos da justiça.
Sem o objetivo de nenhuma comparação, acredito que vale a pena ver um exemplo de movimento de valorização da educação. Repito, este é apenas um exemplo de que é possível e necessário cuidar dos nossos problemas a partir da educação, e não uma comparação entre países tão diferentes. Porque acredito que a publicidade tem seu papel. Por isso, ao trabalho, pessoal.
O governo inglês está lançando uma campanha publicitária com o tema “Londres tem orgulho de seus estudantes” para tentar mudar a percepção pública que as escolas estaduais de Londres são de baixa qualidade. Nesta campanha de mídia exterior, o objetivo é mostrar estudantes de sucesso e suas conquistas em diferentes peças que serão fixadas em estações de metrô e envolverão alguns ônibus na capital.
Em cada anúncio, um aluno e suas realizações têm destaque, como Tyrone Ramsey, campeão de basquete na faculdade St. Aloysius, uma escola estadual em Islington. Os protagonistas serão no total oito alunos com destaques em matemática, negócios, esportes e artes.
A campanha, criada pela Leo Burnett, faz parte da estratégia de comunicação de uma ação lançada por Tony Blair para mudar as escolas secundárias e melhorar o sistema educacional da capital inglesa. A estratégia do governo inglês para educação inclui significativos investimentos nas escolas para melhora nos padrões de ensino. E a campanha publicitária pretende utilizar as conquistas dos estudantes como exemplo para que outros também busquem seu caminho para o sucesso. Este programa governamental teve início em 2003 e tem uma programação para cinco anos. De acordo com dados oficiais, os resultados começam a aparecer: o número de alunos com bom desempenho dobrou em relação a 2001.
Agora é com a gente. Vamos sair da inércia e fazer cumprir nosso papel na sociedade. Somos comunicadores, formadores de opinião. Pense com responsabilidade: o que você poderia fazer de produtivo e relevante para resgatar nossa dignidade?
Um abraço!
Tucci