segunda-feira, maio 15, 2006

Dicas do mestre Olivetto


Por Raul Otuzi

Hoje saiu a lista dos convocados do Parreira para a Copa 2006. Isso me fez lembrar de um texto do Olivetto escrito em 1998. São pequenas dicas do grande mestre a respeito de como ser um publicitário de sucesso. Referências culturais, experiências de vida e opinião formada são os principais requisitos. Opinião inclusive para arriscar a escalação da seleção para a Copa de 1998.
O time que WO propunha era uma viagem. Vejam aí, direto do túnel do tempo. Serve como registro histórico e para comparar com o atual time do Brasil (aliás, como você escalaria o seu?). E, mais do que isso, esse texto serve como inspiração para muitas outras coisas...


COMO SE DAR BEM 16/02/98
Washington Olivetto

Outro dia um jovem redator de publicidade - e bota jovem nisso - me perguntou o que fazer para se transformar num publicitário bem-sucedido.
Como essa deve ser a angústia e a pergunta de outros como ele, resolvi listar algumas dicas. Mas aproveitem porque estas ofertas são válidas por tempo limitado.
Quem quer ser um grande criador de propaganda tem de ouvir o CD "Paradiso", do Celso Fonseca, e também os novos CDs da Elza Soares e dos Racionais.
Tem de ir ao cinema assistir ao novo filme do Woody Allen, "Desconstruindo Harry".
Tem de comer pastel de queijo na feira do Pacaembu, beirute no Bambi, agora redecorado pelo Sig Bergamin, e, se a grana der, um polpettone no Vecchio Torino acompanhado de um bom Sassicaia tinto.
Tem de torcer pro Zagallo ter uma crise de bom senso e escalar a seleção com Ronaldo, Zé Roberto, Junior Baiano, Dunga e Roberto Carlos; Zé Elias, Bebeto e Denilson; Edmundo, Ronaldinho e Romário.
Tem de assistir ao programa do Jean-Paul Gaultier no Euro Channel e dar uma passadinha na galeria do Marcantonio Vilaça para bisbilhotar o acervo.
Tem de olhar o livro de fotos do Karl Lagerfeld, que é lindo, apesar de ter muito homem pelado pro meu gosto, reler o Machado de Assis, ler a "Bravo" e a "Caros Amigos" e, se possível, descolar o novo livro de Alain de Botton, "Kiss & Tell".
Tem de convidar os amigos para uma degustação de sorvetes Mambo Jambo e Häagen-Dazs, com direito a discussão sobre qual dos dois é o melhor, só pra depois chegar à conclusão de que ambos são ótimos.
Tem de namorar, jogar bola com a galera, dançar e escolher umas duas ou três campanhas de outras agências e criadores pra elogiar e ficar com inveja saudável.
Tem de sacar que tudo o que está na moda periga sair da moda, que ter prestígio é melhor do que ter fama e que discutir os efeitos do El Niño é um papo que torra mais do que o próprio.
E, além de tudo, tem de trabalhar bastante pra criar publicidade de qualidade mesmo, coisa que sem trabalho é difícil. E sem vida é impossível.

32 comentários:

Anônimo disse...

O Whasington Olivetto começou a carreira na agência do Carrascoza, né?

Anônimo disse...

Grande texto do Olivetto. Eu não conhecia. Mas em relação à seleção desse ano eu também tenho MINHA OPINIÃO. Eu escalaria o Brasil com:
Dida, Cicinho, Lúcio, Luisão e Roberto Carlos; Edmilson, Gilberto Silva, Kaká e Ronaldinho, Adriano e Ronaldo.

Anônimo disse...

não deveríamos mais aceitar textos de pessoas sem diploma de PP. viva a regulamentação.

Anônimo disse...

atrás:
Sérgio, Coelho, Betão, Fabão e Gustavo Nery.

meio:
Corrêa, Marcinho Guerreiro, Edmundo e Danilo.

ataque:
Washington e Geílson.

Anônimo disse...

Sinceramente? não gosto do Olivetto.
Pensei em siplesmente dizer isso, porem seria vago.
Muitos aqui vão me criticar e dizer que ele é foda, é isso, é aquilo e aquilo outro.
Na minha opinião ele é um cara bom, mas não um semi-Deus. Ele teve sorte, pq pra começar, ele iniciou em uma grande agencia, na epoca em q a publicidade no Brasil tava engatinhando. Duvido que ele ia conseguir tudo o q conseguiu agora, com tanta concorrencia e coisas do tipo.

Anônimo disse...

Iniciou em uma grande agência?
Tem certeza?

Anônimo disse...

cont...

Falando em futebol. O pelé seria quem é se o Grrincha tivesse morrido?
Seria o maior jogador do mundo se jogasse hj (com 20a, claro)? Obvio q nao! Ele era o melhor pq na epoca todo mundo era merda.
Comparo o Olivetto ao Pelé nesse aspecto sim.
Alem do mais, os livros do Olivetto so falam de restaurantes e viagens, pro inferno as viagens dele, nao to interessada.
Alem do mais, ele (Olivetto) se sentiu ameaçado pelo brilhantismo do Toscani (q é fotografo!!!), sentou o sarrafo no cara q deu um novo molde a publicidade de levantou questoes humanistas.
Hj todos os professores, criativos e afims pregam: "façam anuncios com intençao de solucionar problemas dos clientes, nao ganhar premios".
Sim, acredito nisso, porem nao precisariamos ouvir isso se o Olivetto nao fizesse do mercado um grande circo.

Anônimo disse...

(sim, em uma grande agencia. leia algo sobre ele e vc vai ver).

Bom, pra encerrar, acho q ninguem fala o q pensa a respeito dele, pq ninguem eh doido d falar mal d um cara q tem uma puta empresa. Todo mundo gostaria de trabalhar na W. E quer saber? Eu tb, mas nao, nao gosto do Olivetto.

PS."os piores textos..." sim, sao piores mesmo, nao leiam, indico "loucuras de um publicitario" lula vieira (esse eh foda).
PS2. nossa publicidade nao precisa de um cara q aparece na ana maria braga fazendo pontas em novelas globais.

sem mais.

Anônimo disse...

E essa situação em São Paulo, hein, gente? Que coisa mais louca, não? Acho que nós, como futuros publicitários temos que nos conscientizar que também temos responsabilidade sobre tudo isso. Ou vocês acham q não?

Anônimo disse...

Meu time é: Gomes, Belleti, Roque Júnior, Lúcio e Júnior, Mineiro, Juninho Pernambucano, Zé Roberto e Robinho, Ronaldinho e Ronaldo.

Olivetto é genial. Virou pop, mas depois de velho. E tem uma cultura que vixemaria.

Esse negócio em Sampa ta foda. Dá um puta medão.

Anônimo disse...

Se vc acha o Toscani brilhante, eu não vou nem entrar na discussão.

Anônimo disse...

Para mim esse negócio de PCC não passa de uma ação de marketing de guerrilha. Sacaram? Dã.

Anônimo disse...

Martina,
só tem um texto pior do que o do Washington Olivetto, o seu. Eh foda é foda.

Primeiro pare de excrever axim e depois comece a criticar está bem, miguxa?

Anônimo disse...

Também não sou muito fã do Olivetto, apesar dele ser foda (isso não tem muita discussão, o cara recebe elogios dos maiores criativos do mundo). Prefiro as "crias" dele, como o Nizan, o Loducca, Ruy Lindenberg e outros.

Mas essa treta com o Toscani, na verdade, é uma besteira. Tanto um quanto o outro fazem propaganda ducaralho. Nem sempre dá pra fazer peças chocantes e nem sempre dá pra fazer peças pop. Depende muito de briefing, cliente, diretor de criação e prazo.

P.S.: O Washington realmente não começou numa grande agência. Quem leu "Na toca dos leões" sabe.

Anônimo disse...

O Toscani fez propaganda ducaralho durante muito tempo. Depois perdeu a mão. Tanto que foi mandado embora da Benetton depois daquela treta de mostrar condenados à morte nos anúncios. Maior vacilada. O Washington faz propaganda POP porque esse é o posicionamento da W. Propaganda pra ganhar o povo, pra virar cultura popular, vender e fortalecer a marca. Lógico que agora ele não cria mais nada. Dá só uns pitaquinhos e vive de toda fama/prestígio acumulados. Nada mais justo.

Anônimo disse...

Se meu pai fosse mulher eu não teria nascido...Frase mais brilahntes que essa não existe...

Como fala merda... Cada um foi muito bom no seu tempo... Comparar uma época com outra é a coisa mais idiota que existe... Só mostra que esse bando de idiotas-alienados-puxa-sacos-pseudos-publicitários-engarrafados são uma bando de corno que comem coxinha e querem um dia arrotar caviar... Ainda bem que Deus escreve certo pro linhas tortas e vai fazer da maioria dessas espécies...vendedores de joja de shopping, bancários... etc...

Vamos todos aprender com a escola da vida! mauricinhso de FAAP, Mackenzie, PUC , ect

Anônimo disse...

Excelente! Bota mais ae! Pode ser de outros grandes publicitarios!

Anônimo disse...

Cá entre nós. Eu trabalho para ganhar dinheiro, logo, sou publicitário para ganhar dinheiro. Pra fazer tudo isso que os "grandes publicitários" julgam ser necessário fazer para ter sucesso na profissão, é preciso muita grana. Viagens, restaurantes, shows, livros, filmes, cds, vinhos, etc... Lembrando que além disso tenho minhas despesas com alimentação, moradia, roupas, carro, etc...
Se eu tivesse essa grana toda eu não precisaria ser publicitário.

Brincadeiras à parte, discordo de quase tudo que os "grandes" dizem para mistificar a propaganda. Com isso eles fortalecem essa imagem de semi-deuses que têm.

Conheço excelentes publicitários que não conhecem todos os lugares do mundo, nem todos os filmes, nem cds, não ganharam Cannes nem Clio, mas trazem resultados excepcionais para os clientes. Trabalham normalmente suas 8 horas por dia, tIem família, filhos, se divertem à noite, finais de semana, tudo normal.

Anônimo disse...

Sou muito mais o carrasacoza.

Anônimo disse...

Washington Olivetto é muito fera mesmo e não precisa de provar mais nada a ninguém! Se existem esses publicitários pós-modernos que desvalorizam os mestres do passado e endeusam os popzinhos de hoje, eu posso apenas lamentar..
Muito obrigado pelo texto bacana e pela contribuição à publicidade Olivetto!

Agora vamos ao mais importante, minha seleção 2006:

GK - Dida/Gomes/Fábio
LD - Cafú/Cicinho
LE - Roberto Carlos/Serginho
ZG - Lucio/Juan/Luisão/Cris
VO - Emerson/Gilberto Silva/Zé Roberto/Mineiro
MEIAS - Kaka/Alex/Juninho Pernambucano
ATACANTE - Ronaldo/Ronaldinho Gaúcho/Adriano/Robinho/Fred

Téc: Wanderley Luxemburgo.

Anônimo disse...

Minha seleção dos sonhos seria essa:
Ataque: Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Fábio Fernandes.
Meio campo: Marcelo Cerpa, Wilson Mateus, Eugenio Mohalen e Carlos Domingos.
Defesa: Os clientes da minha agência, que não deixam passar nada.

Pra mim, é isso.

Anônimo disse...

Tem o Carrascoza também, mas com tantas "feras", ele ficou no banco. Sorry.

Anônimo disse...

O Carrascoza é um monstro da propaganda. Ô carinha feio da p...

Anônimo disse...

Quem não gosta do Olivetto do passado não entende nada de propaganda. O cara foi, indiscutivelmente, um dos maiores do mundo. Quem gosta do Olivetto de hoje, é tão desinformado quanto.

Anônimo disse...

Marcos (mesmo machucado é melhor que os três goleiros convocados juntos).
Cicinho
Juan
Lúcio
Roberto Carlos
Mineiro
Juninho Pernabucano
Kaká
Ronaldinho Gaúcho
Robinho
Ronaldo


W. Olivetto
Nizan Guanaes
Fabio Fernandes
Eugênio Mohallen
Marcello Serpa
Tião Bernardi
Alexandre Gama
Eduardo Lima
Ricardo Chester
Adriana Cury
Sérgio Valente

Anônimo disse...

Olivetto (com ou sem graduação) não se discute: se respeita.

Envelhecido e superado, sim.
Mas sem dúvida ele está para propaganda como os Mutantes para a música, JK para a política, rompendo com a geometria da época -o cara foi vanguardista, quase um messias.

Olivetto começou na Harding-Jiménez, alguém ouviu falar? Era uma agência média e inexpressiva, que diluiu e fechou nos anos 70. Só depois ele foi para a Lintas e aí então entrou na DPZ pra ganhar seu primeiro Leão.

Quem quiser conferir leia o "Na Toca dos Leões" do Fernando Morais, que narra a história da W/Brasil e seus 3 sócios (vale a pena principalmente pela história do Javier Llusá), ou se tiver mais pressa, consulte na Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Washington_Olivetto

Apesar do respeito pelo que ele representa, o texto só mostra que trabalhar (ao menos na alta cúpula) da propaganda H0JE, é pra uma minoria de abastados.

Anônimo disse...

E a seleção é:

Doni
Pavão
Grallak
Paulão
Jéferson
Gilmar Fubá
Mancuso
Marcelo Sergipano
Itaqui
Mirandinha
Soratto

Se o Ricardinho pode ir a copa, a seleção acima pode tudo.

Anônimo disse...

Quem disse que só os abastados podem figurar entre os figurões? Ouvi dizer que um grande publicitário (acho que é da Almap) veio de São João Clímaco. Já ouviu falar? Não, não é um bairrinho de elite, é periferia mesmo, my brother. Ou seria mais adequado dizer, "mano". Menos choro e mais trabalho, pessoal. Ou mais choro e mais trabalho, também dá resultado.

Anônimo disse...

É com você mesmo, Eduardo Cavalheiro.

Anônimo disse...

Johnny, eu não só ouvi dizer, como tenho conhecimento de vários que vieram de baixo. Mas pra cada um deles a maioria inversa é esmagadora. Não se trata de classismo, longe disso, é apenas um fato.

E desculpe-me, não tinha a intenção de que soasse generalista, você está corretíssimo.

Valeu.

Anônimo disse...

best regards, nice info » » »

Anônimo disse...

Enjoyed a lot! receipt printers Dc shoes backpacks Firmware mp3 player usb hot naked milfs Gmc denali pictures Suv rental aruba supplements herbal Us home mortage refinancing california culinary school credit cards fairfield resorts 94 nissan quest minivan Back pain relief xa0 Conferencing providers ohio Vitamins herbs minerals swimsuit supermodels Online pay per click port penn delaware &aposcellphones&apos