sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Santa idéia, Batman!







Por Raul Otuzi

Não tem milagre. Não tem segredo. Quer ter uma boa idéia? Bagagem cultural, inconformismo para querer fazer sempre melhor e olhos atentos a tudo. É ver para crer.

A primeira campanha é da JWT de Curitiba para o Cartão HSBC Solidariedade. Título: “Fazer o bem é mais fácil do que você imagina.” Subtítulo: Cartão HSBC Solidariedade. Você usa e ajuda a pastoral da criança.” Red.: Claudio Freire. Dir. arte: Fabio Miraglia.

A segunda é da Young Rubicam para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Job: Dia do Médico. Títulos: “Na medicina não existem milagres, mas existem anjos.” Outro: “Hoje não é feriado. Mas para nós é um dia santo." O último: "A gente faz o que pode. E o que a gente pode, acredite, é muito.” Assina no mesmo corpo do título: Homenagem da Santa Cruz ao Dia do Médico. Red.: Mara Barros. Dir. arte: Danilo Siqueira.

Viram só? Nesses dois exemplos, um mesmo princípio criativo serviu para dois clientes e objetivos de campanha totalmente distintos. Olhos atentos exergaram a semelhança de alguns objetos com as auréolas de santos e pimba: veio a sacada. Santa idéia, Batman!

Mas cá entre nós, não é preciso ser um super-herói para isso. Basta bagagem cultural, inconformismo e olhos atentos. Acredite.

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Anúncios de agências. Agora, o melhor é...





A disputa continua, qual desses quatro anúncios merece ir para a final como o melhor anúncio de agência? Os dois primeiros são da F/Nazca, o terceiro é da Almap e o último da QG.

Vota aí. Até semana que vem, a gente põe um ponto final nisso. Valeu!

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Com essa foto a Wieden + Kennedy vendeu...


A Honda.

Leia esse texto com atenção. É uma aula: “Você alguma vez já escreveu em uma banana? É maluco, mas funciona como um sonho. Você começa a desejar que todo texto pudesse ser assim. Ele flui. É suave. É sensual. Te dá vontade de escrever poemas; sonetos; odes aos lírios. Uma carta de queixas com palavras muito fortes é impossível. Te faz compreender que tudo pode ser melhorado. E mesmo aquilo que é familiar pode ser visto com uma nova luz. E que a imaginação é mais poderosa que o conhecimento. Você acredita no poder dos sonhos? Honda.” Fan-tás-tico! Em breve vamos postar os outros anúncios dessa campanha. Aguardem!

Agora vamos falar dos anúncios criados por vocês. Dá-lhe idéias! Sobre o formato fálico da banana, sobre a brasilidade da fruta, sobre os macacos e todo o seu universo, sobre o preço baixo que ela evoca, sobre a cor dela, tamanho, design, textura, etc, etc. Recorde absoluto de participações. Muito obrigado.

Algumas ótimas idéias, outras precisando de um pouco de verniz. Tinham um bom princípio criativo, mas perderam força pelo modo como foram escritas. Cuidem do texto. Façam com que ele flua como se escrevessem em uma banana. Escrevam, leiam, reescrevam. E reescrevam de novo. Cortem palavras, substituam. Criem um texto mais limpo, bonitão, sem gorduras.

Dado o toque, as três mais pela ordem foram:

"Esta banana está estrelando um anúncio e você não".
Mande seu book para a Mega Models. É mais fácil do que você imagina.
Criação do Estagiário. Vai na jugular do público-alvo: “Pôxa, se essa banana pode, por que não eu?" Parabéns!

“Nike Store. Agora no Brasil.”
Criação do Ad addicted. Ótima sacada visual. Muito bom mesmo, Ad.

“Is it all that you heard about Brazil?”
It´s time to change your Cable TV.
Globosat channels. Brazil and all it universe. Consulting your Pay TV.
Criação do Eduardo Cavalheiro. Usou e abusou da imagem que o Brasil tem lá fora. Bela idéia.

Menção honrosa:
"Você, em casa, esparramadão no sofá."
Academia Bio Ritmo.
Criação do Duda Oliveira. Fala com o jovem e a exemplo do primeiro anúncio também cutuca o público-alvo. Valeu, Duda.

Muito obrigado a todos. Acreditem no poder dos sonhos. Semana que vem, tem mais.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

Impressionante.


















Por Henrique Tucci.

Nos Estados Unidos, o Dia dos Namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro. E lá, como aqui, muitos produtos se aproveitam da ocasião para uma promoção extra. Neste ano, um que chamou a atenção foi o preservativo com o sugestivo nome Huge Brand– “marca enorme”, grafado assim mesmo como vocês podem ver na foto: com o “brand” pequenino, abaixo do nome principal. Com certeza o marketing da empresa que produz estes preservativos conhece seu público. E tudo vira uma grande brincadeira com a percepção das pessoas. Os preservativos são do tamanho tradicional, mas as caixas são maiores. E em três opções de embalagem. Você pode escolher a com 3 preservativos, conhecida como Nightcap (seria algo como “última antes de dormir”), a Weekender (“turista de final de semana”), com 12 ou a Extended Stay (“ficada prolongada”) com 36 preservativos. Tudo depende dos planos e do gás de quem compra. Se a intenção é impressionar as mulheres, com certeza os garanhões vão comprar a marca que tem a melhor promessa, ou pelo menos a que gera mais expectativa no público-alvo. Ponto para o posicionamento de marca e mais pontos para o bom humor.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Mais anúncios de agências. Qual o melhor?




Por Raul Otuzi

Mais três exemplos de anúncios de agências vendendo elas mesmas. Um da Fallon e dois da F/ Nazca. Duas agências capitaneadas por dois dos mais brilhantes redatores do nosso Brasil: Eugênio Mohallem e Fábio Fernandes. Briga de gigantes. Por iso, a disputa ainda está aberta.

Qual é o melhor anúncio de agência? Continuam valendo os postados abaixo e os próximos que virão (inclusive se você tiver um da sua agência, mande pra cá: ehduca@hotmail.com)

Logo, logo a gente dá o resultado.

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Da DM9 para o Sebrae. Antes que comecem as críticas, adianto que senti mais uma vez a falta de anúncios mais criativos na revista Veja. Aliás, isso já está se tornando uma tradição. Pena.

Dentre os publicados na revista, destaco esse aqui. Não é a oitava maravilha do mundo, mas é simpático e comunica bem, de forma simples e honesta.

Como o objetivo é vender cursos pela internet, a sacada criativa está na imagem, na substituição dos mouses por outros objetos que fazem alusão direta às quatro profissões ilustradas no anúncio. Todos estão com a mão na massa, como se segurassem o mouse. Ok, recado dado.

Título: “Não importa o seu negócio. O curso certo para ele está na internet. E de graça.”. Box: 'Aprender a empreender'. 'Iniciando um pequeno grande negócio'. 'Análise e planejamento financeiro'. 'Como vender mais e melhor'. 'D’olho na qualidade.'

Texto: “Os cursos Sebrae pela internet são gratuitos e ensinam como abrir, planejar e até ampliar uma pequena empresa. Você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. É só acessar www.sebrae.com.br, clicar em Educação Sebrae e começar o seu curso.

Ótimo. Educação nunca é demais.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Com essa foto dá pra vender o quê?


Vocês não queriam mais um desafio desses? Então aí está. Yes, nós temos banana! O que é que dá pra vender com uma foto tão simples?

Crie um anúncio a partir dessa peculiar fruta. Para quem não conhece, quarta-feira, a gente publica o anúncio original na íntegra. Até lá, criativos do meu Brasil, conceitos e mais conceitos, apareçam.