





Por Raul Otuzi
Não tem milagre. Não tem segredo. Quer ter uma boa idéia? Bagagem cultural, inconformismo para querer fazer sempre melhor e olhos atentos a tudo. É ver para crer.
A primeira campanha é da JWT de Curitiba para o Cartão HSBC Solidariedade. Título: “Fazer o bem é mais fácil do que você imagina.” Subtítulo: Cartão HSBC Solidariedade. Você usa e ajuda a pastoral da criança.” Red.: Claudio Freire. Dir. arte: Fabio Miraglia.
A segunda é da Young Rubicam para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Job: Dia do Médico. Títulos: “Na medicina não existem milagres, mas existem anjos.” Outro: “Hoje não é feriado. Mas para nós é um dia santo." O último: "A gente faz o que pode. E o que a gente pode, acredite, é muito.” Assina no mesmo corpo do título: Homenagem da Santa Cruz ao Dia do Médico. Red.: Mara Barros. Dir. arte: Danilo Siqueira.
Viram só? Nesses dois exemplos, um mesmo princípio criativo serviu para dois clientes e objetivos de campanha totalmente distintos. Olhos atentos exergaram a semelhança de alguns objetos com as auréolas de santos e pimba: veio a sacada. Santa idéia, Batman!
Mas cá entre nós, não é preciso ser um super-herói para isso. Basta bagagem cultural, inconformismo e olhos atentos. Acredite.