quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Com essa foto a Wieden + Kennedy vendeu...


A Honda.

Leia esse texto com atenção. É uma aula: “Você alguma vez já escreveu em uma banana? É maluco, mas funciona como um sonho. Você começa a desejar que todo texto pudesse ser assim. Ele flui. É suave. É sensual. Te dá vontade de escrever poemas; sonetos; odes aos lírios. Uma carta de queixas com palavras muito fortes é impossível. Te faz compreender que tudo pode ser melhorado. E mesmo aquilo que é familiar pode ser visto com uma nova luz. E que a imaginação é mais poderosa que o conhecimento. Você acredita no poder dos sonhos? Honda.” Fan-tás-tico! Em breve vamos postar os outros anúncios dessa campanha. Aguardem!

Agora vamos falar dos anúncios criados por vocês. Dá-lhe idéias! Sobre o formato fálico da banana, sobre a brasilidade da fruta, sobre os macacos e todo o seu universo, sobre o preço baixo que ela evoca, sobre a cor dela, tamanho, design, textura, etc, etc. Recorde absoluto de participações. Muito obrigado.

Algumas ótimas idéias, outras precisando de um pouco de verniz. Tinham um bom princípio criativo, mas perderam força pelo modo como foram escritas. Cuidem do texto. Façam com que ele flua como se escrevessem em uma banana. Escrevam, leiam, reescrevam. E reescrevam de novo. Cortem palavras, substituam. Criem um texto mais limpo, bonitão, sem gorduras.

Dado o toque, as três mais pela ordem foram:

"Esta banana está estrelando um anúncio e você não".
Mande seu book para a Mega Models. É mais fácil do que você imagina.
Criação do Estagiário. Vai na jugular do público-alvo: “Pôxa, se essa banana pode, por que não eu?" Parabéns!

“Nike Store. Agora no Brasil.”
Criação do Ad addicted. Ótima sacada visual. Muito bom mesmo, Ad.

“Is it all that you heard about Brazil?”
It´s time to change your Cable TV.
Globosat channels. Brazil and all it universe. Consulting your Pay TV.
Criação do Eduardo Cavalheiro. Usou e abusou da imagem que o Brasil tem lá fora. Bela idéia.

Menção honrosa:
"Você, em casa, esparramadão no sofá."
Academia Bio Ritmo.
Criação do Duda Oliveira. Fala com o jovem e a exemplo do primeiro anúncio também cutuca o público-alvo. Valeu, Duda.

Muito obrigado a todos. Acreditem no poder dos sonhos. Semana que vem, tem mais.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

29 comentários:

Anônimo disse...

Fala sério. Essa da Nike merecia o primeiro lugar. Parabéns pro ad addicted. Mandou muito bem.

Anônimo disse...

Todos estão de parabéns! A criatividade da galera deu show! Quando vi esse da Nike, eu sabia que seria mencionado. Muito legal, mesmo!

Também ganhei minha menção honrosa...Ehehehehe

Raul, faça o desafio duas vezes por semana...Se tiver como, manda outro na sexta, pra galera quebrar a cabeça no fim de semana.

Abraços e sucesso a todos.

Anônimo disse...

Eduardo, matou a pau.
E tinha que ser em inglês mesmo, claro. Parabéns.
Para mim, a melhor idéia, a mais forte.

Abração.

Anônimo disse...

Aonde foi veiculado esse anúncio?
Quem criou?
Sei lá, filosofal demais para o target da Honda, nénão?

Anônimo disse...

Du,
os anúncios filosofam de propósito.
Faz parte da estratégia criativa. "Você acredita no poder dos sonhos?".

Abraços e parabéns pela idéia.

Anônimo disse...

Acho que as 3 que ganharam estavam no mesmo nível. Talvez com uma leve, leve vantagem para a da Nike. Talvez. Parabéns a todos.

Anônimo disse...

Não gostei. Primeiro eu não sonho em escrever em uma banana. Segundo ver uma banana escrita não dá vontade de escrever sonetos e odes. Nem em mim e nem em ninguém.
Este anúncio é uma viagem, só isso. Nada demais.

Anônimo disse...

Não gostou ou não entendeu? Grandes marcas se constróem com 'viagens' desse tipo. Libere-se aí.

Anônimo disse...

parabens ao cara da nike. foi além de todos os outros.

Anônimo disse...

Acho que sou muito burro...Não consegui alcançar...sei lá! Eu não sonho escrever em uma banana...

Anônimo disse...

Gostei de todos. Parabéns. E vamos para a próxima!

Anônimo disse...

Pense nisso como sendo uma licença poética. Sem ironias, tá ok?
Abraços!

Anônimo disse...

Eu também gostei muito do da Nike. Mas sem querer desmerecer, acho que o primeiro foi o melhor mesmo. Minha opinião.

Anônimo disse...

Zé Marcos, grandes marcas se contróem com grandes anúncios e esse, na minha opinião não é. Não vou dizer que é do caralho só porque é da Honda ou porque foi a Wieden que fez.

P.S: Entender? Tem algo além de uma banana escrita para entender ali?
Abraços!

Anônimo disse...

Grandes marcas se constróem com grandes anúncios, com um grande conceito
(você acredita no poder dos sonhos, é ruim?).
E mais: com personalidade, com uma simbologia forte.
Eu acredito nisso. E a Honda, a Nike, a Harley, o McDonald’s, a Coca e afins também. Abraço.

Anônimo disse...

Eu não escrevo em bananas. Nem nunca tive essa tentação. Acho que é coisa de gringo muderninho. Pra mim, a campanha da Fischer que está no ar é muito mais interessante. As pessoas com o peito estufado por ter um Honda. Dá-lhe Jader e equipe.

Anônimo disse...

Parabens aos ganhadores

Vendo os vencedores, percebi q os meu anuncios nem chegaram perto

Preciso estudar mais (rss)


Mas, me digam: Kd a bendita comunidade do Orkut? vai sair ou naum vai, galera?


Abraços

Anônimo disse...

Opa. Tô aqui só pra comemorar o meu raulzão de prata. Hahahahaha. A gente podia criar um nome pros prêmios. Bem, de qualquer forma, fico feliz de ter ganho meu primeiro prêmio, mesmo que virtual. Obrigado e parabéns a todos. Muitas idéias boas que eclipsaram os chatos que só sabem criticar. É isso aí gente, o futuro é a gente que faz.

Anônimo disse...

The Power of Dreams. Zé Marcos, este conceito foi criado muito antes dessa banana. Anúncios e campanhas geniais contaram com a sua companhia. Ou será que você não se lembra do bebê segurando o dedo do pai no anúncio criado pela DM9. Do menino com o rosto para fora enquanto anda de carro. Ou do filme Cog onde as peças do carro formavam um grande quebra-cabeça. Ou ainda, do recém-lançado Choir onde um coro faz toda a sonoplastia do carro?Estes exemplos para mim são geniais e estão a altura do conceito.

Anônimo disse...

Acredito que esse da banana também é muito bom. Reforça de uma forma diferente, maluca, moderna os atributos da marca. Sonhos são surreais. Dê asas à imaginação. saia do quadrado. Escreva em um banana, ou onde bem entender. É o que eles vendem. E bem!

Anônimo disse...

Valeu, ad addicted.
Se é bacana ter um nome para esse prêmio virtual é troféu EhDUCA.
Grande abraço!

E participe na semana que vem. Como você pôde perceber, muita gente gostou mais da sua idéia.
Valeu!!

Anônimo disse...

Duda,
o desafio duas vezes por semana vai cansar.

Mas eu e o Tucci estamos estudando novas formas de interatividade e troca de idéias.
Abraço!

Anônimo disse...

Normalmente não concordo com as opiniões do Zé Marcos. Mas dessa vez dou a mão à palmatória.
O anúncio da Honda é bom. O seu surrealismo faz pensar. E até discordar. Ou seja, mexe de qualquer forma. Não é morno.
Eu gosto. Tem quem não goste. Mas ficar indiferente é que não pode.
Abraço, galera!

Anônimo disse...

Anônimo, você diz que nunca pensou em escrever em uma banana. E não foi só você, pode ter certeza. E essa é a graça do anúncio, é isso que ele pretende, que as pessoas façam coisas que nunca fizeram, que sintam o prazer de olhar as coisas de outra forma. Você pode responder: "tá, mas qual o prazer de escrever em uma banana?". E eu respondo: "como você sabe que não tem graça, se nunca escreveu?"

Parabéns a todos os vencedores, estava tudo muito bom! Raul, acho que você vai ter de começar a colocar o 4º e o 5º lugares, só 3 é pouco pra tanta criatividade! E parabéns ao Duda, um redator em busca de seu lugar no mercado. O cara tem futuro, vamos arranjar um emprego pra ele, galera!Hehehehe

Beijos

Fernanda

Anônimo disse...

Valeu Fê, de coração Eheheheheh

Bom, eu vejo a menção honrosa como um quarto lugar Eheheh Tô errado?

Raul,

Valeu pela satisfação...Acho que não tô pensando muito no seu lado...Deve ser cansativo pra você e para o Henrique, escolher 4 entre tantas idéias...Mas acho que pela vontade da galera, poderia rolar duas vezes por semana, sim...Que vocês acham, pessoal?

Anônimo disse...

É engraçado. Numa campanha tão viagem a gente encontra o raciocínio mais lógico, mais consistente e mais verdadeiro.
Essa peça de Honda tá muito além da categoria bom anúncio. Vai diretaço pra galeria dos memoráveis. Não vende o produto Honda, evidente. (Como há muito tempo Honda e outras marcas inteligentes não se preocupam em falar de produtos). Perfeito.
Será que alguma marca ainda vende produtos? Poucas.
The Power of Dreams sugere um espírito novo, novas experiências, uma nova pergunta a cada instante. Você acredita no poder dos sonhos?
Muito bom.
E sonho é sonho, meu amigo. Sonhos não têm limites. Vale até escrever numa banana.
E assim a Honda vai trilhando o caminho das marcas mais desejadas. Até se transformar em marca dos sonhos. Você acredita?

Clap, clap, clap pra Wieden + Kennedy e pra Raul + Tucci.

Grande abraço, grande fds pra todo mundo.

Anônimo disse...

Fernanda,

é uma boa sugestão. Mas acho que três é o número ideal. Como um pódio, né? Daí temos as menções honrosas para flexibilizar.

Beijo e parabéns pelos comentários!

Anônimo disse...

Olá. Sou o estagiário que criou o anúncio da Mega Models. Fiquei emocionado ao ganhar a competição. Me incentivou a continuar na batalha. Obrigado pelo Raulzão de ouro! (É este o nome mesmo?)
Abraços e obrigado.

Anônimo disse...

Very nice site! breast implants before and after pic fiat Clip interracial lesbian movie http://www.ritalin-5.info/Timeshare-accommodation-in-japan.html Diego quit san smoking Buy fioricet generic Fioricet fiorciet get Wet spot in pants Huge cocks in teen asshole petite redhead teen fucking her tight pussy vibrator