sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Santa idéia, Batman!







Por Raul Otuzi

Não tem milagre. Não tem segredo. Quer ter uma boa idéia? Bagagem cultural, inconformismo para querer fazer sempre melhor e olhos atentos a tudo. É ver para crer.

A primeira campanha é da JWT de Curitiba para o Cartão HSBC Solidariedade. Título: “Fazer o bem é mais fácil do que você imagina.” Subtítulo: Cartão HSBC Solidariedade. Você usa e ajuda a pastoral da criança.” Red.: Claudio Freire. Dir. arte: Fabio Miraglia.

A segunda é da Young Rubicam para o Hospital Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Job: Dia do Médico. Títulos: “Na medicina não existem milagres, mas existem anjos.” Outro: “Hoje não é feriado. Mas para nós é um dia santo." O último: "A gente faz o que pode. E o que a gente pode, acredite, é muito.” Assina no mesmo corpo do título: Homenagem da Santa Cruz ao Dia do Médico. Red.: Mara Barros. Dir. arte: Danilo Siqueira.

Viram só? Nesses dois exemplos, um mesmo princípio criativo serviu para dois clientes e objetivos de campanha totalmente distintos. Olhos atentos exergaram a semelhança de alguns objetos com as auréolas de santos e pimba: veio a sacada. Santa idéia, Batman!

Mas cá entre nós, não é preciso ser um super-herói para isso. Basta bagagem cultural, inconformismo e olhos atentos. Acredite.

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom.

Gosto mais do conceito de "santidade" aplicado na campanha da young. Parece que ali a direção de arte tem mais força, é mais objetiva.

Mas, dá margem pra pensar em um plágiozinho, né?

Anônimo disse...

Sem essa de chupada de novo, né???

Anônimo disse...

Antes de estudar publicidade, quando eu era apenas um fã, condenava qualquer tipo de semelhança entre as propagandas. Eu queria que todos fossem criativos e originas.
Agora como estudante e fã da publicidade, vejo q as coisas naum são bem assim. Hoje valorizo mais o conceito quando comparado com a estética da propaganda ou a genialidade da sua imagem. Fotos e recursos gráficos parecidos se transformam em detalhe quando o conceito é bem "amarrado".

Anônimo disse...

Muito bem dito, Chico. Concordo.
beijos!

Anônimo disse...

Não faz a menor diferença. As duas são bem mais ou menos. Só estão aí pela coincidência. E mais, são posteriores a uma campanha gringa que tem a mesma idéia.

Anônimo disse...

idéia 100% original é difícil. Tanto na propaganda, quanto no branding. Eu que o diga.

Anônimo disse...

Acredito que dá pra ser original, se você é original na hora de buscar referências.

Chico, essa é pra você. Veja o "tamanho da coincidência", e reflita se não é no detalhe que mora o capeta:

http://www.osuniversitarios.com.br/v6/modules.php?name=News&file=article&sid=469

Anônimo disse...

Referência cruzada. Coincidência simples. Muito na cara.

Anônimo disse...

Gostei muito, cada um na sua. Seus alvos são distintos. Eles falam por si.
É bom termos o cuidado e controlar a mania de criticar tudo o que se vê.
Temperança.

Ademir Guimarães - RJ

Anônimo disse...

Boaaaaaa.Dessas campanhas da pra tirar outras. rsrsrsrsrs!!

Anônimo disse...

Ponto pra direção de arte da campanha da Young, muito bem feita!

E quanto ao conceito, bacana, amarrado nas 2 campanhas, acho que foi uma coincidência mesmo, se foi chupada foi muito bem feita! (não pensem besteira) hehe

Anônimo disse...

Uma campanha é diferente da outra.
Uma é página simples e a outra é dupla. No resto...
Vamo lá, vamo votar logo no melhor anúncio da Veja. Já tenho o meu favorito.

Anônimo disse...

Where did you find it? Interesting read Coffee and lexapro and nausea Fat black girls clips Chatham ontario auto insurance Amphion mediaworks and dvd players Blackberry 8700 software Ex-girlriend anal movies