Boa sorte, Brasil! No dia da estréia do Brasil na Copa, a gente quer saber qual marca aproveitou melhor o maior evento futebolístico do mundo para ganhar o coração e a mente dos consumidores. É uma overdose de campanhas que exploram a temática da Copa do Mundo. Selecionamos sete, qual é a melhor?
Campanha da Adidas. Os garotos José e Pedro começam a escolher os times para jogar uma pelada em um campinho de terra. A surpresa é que caras que estão esperando para serem escolhidos são Kaká, Zidane, Beckham, etc. Os garotos vão escolhendo até que um deles chama o Beckenbauer, o que seria impossível se o aposentado alemão não viesse correndo pra jogar. Aí a molecada avacalha de vez chama o Platini também, tudo sob o slogan
Impossible is nothing.
Campanha da Brahma. Protagonizada por Ronaldo, Cicinho e Parreira, mostra um treino da Seleção. Acompanhado pelos olhares do técnico, com a ajuda de Cicinho e de uma pequena torcida, Ronaldo, depois de várias tentativas, alcança com um chute uma estrela no céu. O locutor diz:
"Começou a busca pela sexta estrela". E a assinatura finaliza: "Brahma. Patrocinadora oficial da Seleção Brasileira no maior desafio de todos".
Campanha da Coca-Cola. Leva ao limite o conceito
“Todos e Tudo Loucos pelo Brasil”. Com uma trilha contagiante e moderna, apresenta tudo o que é improvável e inesperado “no papel de torcedor”, assim os mais diversos objetos, animais e tipos humanos, aparecem fazendo um gestual característico de torcida com a movimentação ritmada de um dos braços enquanto o outro está sempre segurando uma Coca-Cola.
Campanha do Guaraná Antactica. Mostra Diego Maradona com a camisa da seleção brasileira, cantando o hino. Na verdade, o craque está sonhando. Quando acorda, olha para o seu criado-mudo, coberto de latas do refrigerante, e diz:
“Acho que estou bebendo muito Guaraná Antarctica”. A idéia é mostrar o quanto a camisa canarinho é aspiracional, inclusive para um craque argentino que é referência mundial.
Campanha da Nike. Explora o tema
"Joga Bonito". Um dos filmes mostra o “Espírito de equipe”, com os craques Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Robinho, Adriano, Cicinho e Roberto Carlos. Os atletas mostram como o entrosamento entre eles é grande dentro e fora de campo. A trilha sonora é uma versão renovada da clássica canção brasileira "Mas que nada", de Sérgio Mendes, com participação da banda Black Eyed Peas.
Campanha da Nova Schin. Mostra André Abujamra e Maurício Pereira discutindo quem seria um candidato bacana ao segundo lugar na Copa da Alemanha. Decidido o time, cenas de elefantes, símbolos da Costa do Marfim, aparecem fazendo malabarismos com uma
bola. Sob o slogan
"Nova Schin, com o Brasil até o fim e até onde der com a Costa do Marfim", busca fugir ao lugar-comum das campanhas que exploram o ufanismo em torno da seleção.
Campanha da Skol. Aposta no bom humor e dá continuidade à série “Invenções”. Assim como no filme “Trave”, a rivalidade entre brasileiros e argentinos dá origem a uma divertida e acirrada partida, desta vez com direito a vários carrinhos. Na arquibanca, um torcedor fala para a câmera:
“Se o cara que inventou o carrinho bebesse Skol, ele não seria assim”. A partir de então, toda vez que um argentino tenta atingir um jogador brasileiro, ele se dá mal.