quarta-feira, janeiro 24, 2007

Parabéns, São Paulo. Parabéns, Famiglia


Por Raul Otuzi

Amanhã é aniversário de São Paulo. E nessa data temos sempre mil homenagens à cidade, óbvio. O que gostei dessa peça criada pela Famiglia é que ela consegue ser muito mais do que uma simples adulação à terra da garoa.

Essa peça consegue parabenizar o paulistano, propor uma reflexão acerca da publicidade ao ar livre e, ainda por cima, exercer uma importante função social: "Tomara, mas tomara mesmo, que nos próximos anos o paulistano comemore uma cidade nova de verdade." Red.: Samir Mesquita. Dir. arte: Juliana Pontual.

Parabéns, São Paulo. Parabéns, Famiglia.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Comercial de TV: cenário PDV. Precisa ser chato?



Por Raul Otuzi

Que o ponto-de-venda está cada vez mais presente nos comerciais de TV é fato. O que não significa que precisa ser sem imaginação, meramente informativo e enfadonho. Pelo contrário.

Veja esse exemplo da McCann para o Astra. Eles saíram do PDV tradicional para simular um test drive na estrada e ganhar impacto por conta da linguagem utilizada. Criação: Fernanda Machado e Eric Sulzer.

ESTRADA, DIA.
Vemos cenas do Astra em movimento, cenas típicas de demonstração de comerciais de carro.
Locutor:
“QUANDO VOCÊ DIRIGE UM ASTRA, A POTÊNCIA DE UM FLEXPOWER 2.0 É TODA SUA. DENTRO DELE VOCÊ SENTE QUE TEM O CONTROLE DE TUDO.

Então o carro pára perto de uma tenda, onde lemos: "TEST DRIVE TOTAL CHEVROLET". Há um vendedor ali. Ele pergunta para o motorista que acaba de sair do carro:
- E aí gostou da performance?

Nesse momento o futuro comprador mostra toda a sua empolgação pelo carro, descrevendo-o com palavrões que são censurados pelo famoso efeito sonoro: “PIIIIIIIIII”:
- Esse carro é do ca... (PIIIIIIIIII). O motor é do cara... (PIIIIIIIIII). Tem uma estabilidade filha da pu... (PIIIIIIIIII).

Mais calmo, ele consegue perguntar:
- Quanto custa esse carro?
O vendedor:
- Sai a partir de R$ 43. 499,00

Ao ser revelado o preço, o rapaz se empolga de novo, e com mais intensidade:
- Eu vou comprar esse carro, porr... (PIIIIIIIIII).

É a deixa perfeita para o locutor finalizar:
BEM, O CONTROLE DE QUASE TUDO.

Assina e encerra: "ASTRA. A TENTAÇÃO É FORTE."

segunda-feira, janeiro 22, 2007

História em Quadrinhos para vender camisinha


Anúncio para os preservativos Tulipán da Argentina. Dispensa maiores comentários.