Por Raul Otuzi
Que o ponto-de-venda está cada vez mais presente nos comerciais de TV é fato. O que não significa que precisa ser sem imaginação, meramente informativo e enfadonho. Pelo contrário.
Veja esse exemplo da McCann para o Astra. Eles saíram do PDV tradicional para simular um test drive na estrada e ganhar impacto por conta da linguagem utilizada. Criação: Fernanda Machado e Eric Sulzer.
ESTRADA, DIA.
Vemos cenas do Astra em movimento, cenas típicas de demonstração de comerciais de carro.
Locutor:
“QUANDO VOCÊ DIRIGE UM ASTRA, A POTÊNCIA DE UM FLEXPOWER 2.0 É TODA SUA. DENTRO DELE VOCÊ SENTE QUE TEM O CONTROLE DE TUDO.
Então o carro pára perto de uma tenda, onde lemos: "TEST DRIVE TOTAL CHEVROLET". Há um vendedor ali. Ele pergunta para o motorista que acaba de sair do carro:
- E aí gostou da performance?
Nesse momento o futuro comprador mostra toda a sua empolgação pelo carro, descrevendo-o com palavrões que são censurados pelo famoso efeito sonoro: “PIIIIIIIIII”:
- Esse carro é do ca... (PIIIIIIIIII). O motor é do cara... (PIIIIIIIIII). Tem uma estabilidade filha da pu... (PIIIIIIIIII).
Mais calmo, ele consegue perguntar:
- Quanto custa esse carro?
O vendedor:
- Sai a partir de R$ 43. 499,00
Ao ser revelado o preço, o rapaz se empolga de novo, e com mais intensidade:
- Eu vou comprar esse carro, porr... (PIIIIIIIIII).
É a deixa perfeita para o locutor finalizar:
BEM, O CONTROLE DE QUASE TUDO.
Assina e encerra: "ASTRA. A TENTAÇÃO É FORTE."