sexta-feira, outubro 06, 2006

Fantástico impacto visual



Por Raul Otuzi

Campanha da W/Brasil para o lançamento do novo tênis DMX 10 da Reebok.

A principal idéia a ser comunicada é leveza. Para isso, os criativos da W transformaram os tênis em asas, alusão clara às borboletas. Conceito: "Correr não é mais suficiente. Você precisa voar."

Criação de Celso Alfieri e Rui Branquinho. Parabéns aos caras! Visual primoroso. Daqueles que despertam o desejo e fazem os nossos olhos ficarem grudados. Babando.

quinta-feira, outubro 05, 2006

E a melhor campanha para a Kaiser é a criada por Henrique Rojas

No dia 17 de agosto, lançamos o desafio: "Crie a nova campanha da Kaiser." Conceito, anúncios, roteiros de tv, PDV, etc. A idéia era aproveitar a troca de agências (Giovanni por Fischer) para compararmos a campanha oficial com uma campanha criada por vocês, amigos blogueiros.

Nestes quase 2 meses, recebemos 40 propostas. E a mais pertinente, envolvente e criativa foi a enviada por Henrique Rojas. Ele não mandou nenhuma peça gráfica, mas o conceito criado (bem como o desdobramento da campanha) lhe garantiu o primeiro lugar.

Parabéns, Henrique Rojas da Faculdade Cásper Líbero. Belíssima campanha!
Obrigado a todos que participaram. Abaixo, a proposta do Rojas.

Nova campanha Kaiser. Por Henrique Rojas

. Campanha Histórica .

[Conceito]
Kaiser é o termo alemão para descrever seu imperador. Lá na terra do Klismann, o homem mais poderoso leva o título de Kaiser – é por isso, por exemplo, que você ouviu durante toda a Copa de 2006 que Franz Beckenbauer é o “Kaiser” da bola. Levando em conta todos os grandes imperadores e o que jogou o meia alemão, cá entre nós: uma cerveja com esse nome jamais seria de baixo nível. Assinatura: "Kaiser, a cerveja do Kaiser."

[Filmes – 30”]
Quatro filmes, a mesma temática.

Filme 1
(tela preta, letras brancas, all type)
Você sabe o que é Kaiser?

(conforme o texto, vão aparecendo mixes de imagens e ilustrações com as figuras citadas; por exemplo, “Cesar” é Nero com um frango na mão)
Kaiser é o termo alemão para Cesar, que é o termo italiano para imperador, que por sua vez significa “o cara que manda”, ou, mais especificamente, o chefe.

(garçom serve uma Kaiser gelada e fala “tá aqui, chefe!”)
Kaiser, a cerveja do Kaiser.

Filme 2

(tela preta, letras brancas, all type)
E Kaiser é bom?

(conforme o texto, vão aparecendo mixes de imagens e ilustrações com as figuras citadas)
Bom é apelido! Só para informar, o antigo império dos Kaisers englobava nada menos que 8 países, dentre eles Bélgica, República Tcheca e, é claro, Alemanha – curiosamente os países com a melhor cerveja e ingredientes do mundo.

(garçom serve uma Kaiser gelada e fala “entendeu, chefe?”)
Kaiser, a cerveja do Kaiser.

Filme 3
(tela preta, letras brancas, all type)
Como você sabe onde tem Kaiser?

(conforme o texto, vão aparecendo mixes de imagens e ilustrações com as figuras citadas)
No antigo império alemão, esta era a bandeira: preto vem da cerveja preta, branco vem do colarinho e vermelho vem da coloração da cerveja premium junto à luz das fogueiras. Onde tem essa bandeira, tem Kaiser.

(garçom serve uma Kaiser gelada e fala “olha ela aqui, chefe!”)
Kaiser, a cerveja do Kaiser.

Filme 4
(tela preta, letras brancas, all type)
E todo mundo gosta de Kaiser?

(conforme o texto vão aparecendo mixes de imagens e ilustrações com as figuras citadas)
Segundo enciclopédias e fontes altamente confiáveis, todo o império alemão amava Kaiser.

(imagem de Hitler)
Menos ele.

(garçom serve uma Kaiser gelada e fala “geladinha, chefe!”)
Kaiser, a cerveja do Kaiser.

[Revista]
Temática mais popular, em veículos de massa, visando resultados melhores.

(1) Loiras
(Imagem de um tiozão alemão cercado de loiras fenomenais e com uma garrafa de Kaiser na mão)
Um verdadeiro kaiser sempre exige as melhores loiras.

(Assinatura)
Kaiser, a cerveja do Kaiser.

(2) Loiras 2
(Imagem de uma prancheta com um papel contendo a bandeira de todos os países e marcas de “aprovado” em itens como lúpulo, cevada, água, etc.)
Alemanha, Bélgica, República Tcheca... É impressão minha ou isso é sinônimo de loira de qualidade?

(Assinatura)
Kaiser, a cerveja do Kaiser.

[Internet]
Hotsite especial, totalmente temático, com a temática do kaiser como ponto principal.

Principais atrativos e funcionalidades:
. Guia: um boneco 3D do kaiser do comercial e revista guia a navegação;
. Tour virtual: mapa estilo War de todo o império alemão, podendo-se clicar nos países e ver os ingredientes melhores de cada lugar;
. 360º: tour em 360º pelo castelo do kaiser;
. Grandes Kaisers: seção com grandes kaisers da história;
. Guia de bares;
. Emoticon de Happy-Hour: envie para os amigos;
. Kaiser no MSN: estilo Dado Beer, da Bavaria.

[No-Media]
Ações linkadas aos demais anúncios, para reforçar a nova campanha nas ruas e bares.

. Bares: brasão do Império na porta dos bares;
. Adesivagem: vidro de bares selecionados com cenário “germânico”;
. Sósia: colocar sósias do kaiser nas ruas oferecendo cerveja.

quarta-feira, outubro 04, 2006

Nova campanha Kaiser. Agora vai?


Começou neste fim de semana a nova campanha da Kaiser. Totalmente racional e com um bom número de inserções na TV, vocês já devem ter visto. Vejam o que diz o www.portaldapropaganda.com: "A Kaiser promoveu uma ação especial que a companhia caracteriza como 'o maior teste cego de cerveja do País', sob realização do Ibope e com auditoria da BBDO Trevisan. O 'desafio Kaiser', para experimentação da marca e de suas concorrentes, reuniu milhares de pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Recife. O resultado começou a ser divulgado e badalado ontem, 1º de outubro, por meio de mensagens publicitárias criadas pela Fischer América, contando que a Kaiser desponta como a vencedora, na preferência da amostra consultada, em cotejo com cinco de suas concorrentes. Os filmes e spots são protagonizados por Didi Wagner, Selton Melo e Tais Araújo."

E aí, com essa campanha, agora a Kaiser vai?

segunda-feira, outubro 02, 2006

Com essa foto a Y&R Argentina vendeu...


Supermercado Disco.

Título: Necesitas entrega a domicilio. Assina: Disco. Que necesitás?

Agora os três melhores, na nossa opinião, foram:

Como você pode ver, é bem mais fácil escolher um imóvel pela Internet.
www.imovelweb.com.br. O imóvel que você quer, na sua casa.
Criação do Jão. Parabéns, Jão!

Labirintite?
Ginkgo Biloba.
Criação do Rojas. Muito bom, Rojas!

Subiu, subiu e subiu para morrer na cama?
Afrodisíaco Arrebite. Exclusividade Drograrias Med+. Peça pelo 2333-2244.
Criação do Jaimeohana. Grande Jaime, mandou bem!

E a menção honrosa:

"Se eu passar no vestibular, prometo subir de joelhos a escadaria do prédio".
Já pode pagar a promessa antecipadamente. Intensivão do Etapa. Inscrições abertas.
Criação do Filipino. É isso aí, valeu, Filipino.

E valeu, galera. Abraços e até o próximo.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

A melhor campanha para academia de ginástica é esta...






Por Raul Otuzi

Campanha da mr. brain propaganda (DF) para a Sport Point. Os dois primeiros anúncios são atuais. Red.: Leonardo Assad. Dir. Arte: Alexandre Tobio.

Já os três anúncios de baixo são mais antigos e trazem o ótimo slogan: "Exercício não é bom só para o corpo." Red.: Ézio de Castro. Dir. arte: Tiago Frechiani.

Entre as duas campanhas de academia postadas anteriormente também sou mais a da Leo Burnett. Mas depois de ver essa... é covardia.

Vejam. O slogan é melhor, amplo e inteligente, assim como toda a linha criativa: possibilita desdobramentos mil. Vende não só beleza ou saúde física, mas principalmente equilíbrio mental.
Na veia. Na cabeça.