quarta-feira, outubro 04, 2006

Nova campanha Kaiser. Agora vai?


Começou neste fim de semana a nova campanha da Kaiser. Totalmente racional e com um bom número de inserções na TV, vocês já devem ter visto. Vejam o que diz o www.portaldapropaganda.com: "A Kaiser promoveu uma ação especial que a companhia caracteriza como 'o maior teste cego de cerveja do País', sob realização do Ibope e com auditoria da BBDO Trevisan. O 'desafio Kaiser', para experimentação da marca e de suas concorrentes, reuniu milhares de pessoas em nove capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Recife. O resultado começou a ser divulgado e badalado ontem, 1º de outubro, por meio de mensagens publicitárias criadas pela Fischer América, contando que a Kaiser desponta como a vencedora, na preferência da amostra consultada, em cotejo com cinco de suas concorrentes. Os filmes e spots são protagonizados por Didi Wagner, Selton Melo e Tais Araújo."

E aí, com essa campanha, agora a Kaiser vai?

20 comentários:

Anônimo disse...

de novo essa estória de teste-cego, isso não pega.

Anônimo disse...

De novo, não. Acho o alvo errado, já tentaram essa história de teste cego. Qdo estavam caminhando para um rumo legal com campanha "viva", que aproximou o produto e consumidores, voltam à uma estratégia que não deu certo.

Anônimo disse...

Acho que para um teste cego o garoto propaganda não deviam ser esses, devia ser o Geraldo Magela.

Anônimo disse...

É, Fábio, também não gostei. Tudo bem que precisam de credibilidade para tentar tirar o estigma de ‘cerveja de baixa qualidade’. Mas acho que o tom não convenceu, a forma não ficou legal.

Anônimo disse...

Muito, muito, muito racional. A história de teste-cego e de usar celebridades para passar aprovação social é antiga. Acho que não decolou (pelo menos por enquanto, porque deve vir novas fases por aí, vamos ver). Acho que perderam a oportunidade de criar uma campanha realmente inovadora, que enfrente os problemas da marca de frente. Escolheram o caminho mais fácil e conhecido.

Anônimo disse...

Entaum...concordo um pouco com cada um...mas pensei por um lado esse negocio de teste cego com milhares de pessoas etc etc...
Eles envolveram o IBOPE(um instituto conhecido por todos e "serio") para dar credibilidade junto com artistas.
Ae pegam e anunciam os resultados, poxa, acredito que pelo menos uma parte dos consumidores irão pensar: "nossa, se X mil pessoas gostaram, da pra arriscar" ou "experiemntar"...dipertar a curiosidade de quem nao experimentaria sem que alguem que já tivesse bebido falasse que gostou... algo do tipo...será q isso nao aumentaria as vendas?

Já o caso de matar a marca na minha opiniao é loucura, pela historia q a Kaiser tem, falta um reposicionamento, alguma coisa para se trabalhar melhor.

Anônimo disse...

Nada novo.
Parece filme de Omo faz, Omo mostra. A criatividade passou muito longe. Quer dizer que a partir de agora a Kaiser é a melhor cerveja do mundo? Que todos estavam errados? Que não dá dor de cabeça mais? Hahaha, acredito. O Ibope é sério? Hahaha, acredito.
É por essas e outras que a Skol deve continuar por muito tempo na liderança isolada.

Anônimo disse...

É, então, tá racional demais.

Eu também acho que teste-cego de breja não dá certo, mas essa é só a Fase 1 da campanha... deve ter alguns anúncios mais emocionais daqui para frente.

Vamos esperar...

Anônimo disse...

É a típica campanha pra encantar o cliente. Não o consumidor. Bola fora. E não foi nem pra escanteio.

Anônimo disse...

eu gostei. acho a Didi simpática e acho que ela deve acabar convencendo muitos outros jovens que gostavam dela na MTV. minha opinião.

Anônimo disse...

Eh por essas e outras que pessoas continuarão sendo "anonimas"..uhahuahuahu
Sem opiniao usa argumentos de opiniao/gosto própria sobre a cerveja...huauhauhauah

Fico por aqui...dando altas risadas da incapacidade mental

Ps.: Concordo com o rojas vamos ver o q rola mais pra frente...

Anônimo disse...

Acho que pode ajudar, não resolver. Têm que mudar o posicionamento, a percepção. Manda os caras darem uma boa estudada no Case das Havaianas e acho que podem resolver algo...

Anônimo disse...

FASE 1: IMAGEM CORPORATIVA
Mostrar que a marca é fabricada pela Femsa, um dos maiores grupos cervejeiros do mundo. Volta o Baixinho da Kaiser, mostra a amplitude do grupo fabricante e encerra com o slogan: A Kaiser vai surpreender você.

FASE 2: CREDIBILIDADE.
Teste cego mostra que o sabor da Kaiser é bom.
Celebridades e Ibope atestam que em termos de qualidade a Kaiser não deixa nada a dever a outras cervejas. É o MAIOR teste cego já feito.

FASE 3: DEMONSTRAÇÃO
Consumidores são abordados em bares, restaurantes e afins. Imagino algo como ‘Blitz Kaiser’. Ou seja, o ‘desafio kaiser’ é feito na lata: faça o teste cego e veja se tem diferença. Mensagem apela para a ação: “Todo mundo está fazendo o teste e se surpreendendo com a Kaiser. E você, já fez o teste? Surpreenda-se também.”

FASE 4: ENVOLVIMENTO
Situações típicas de paquera, amizade, momentos gostosos da vida são misturados com cenas de consumo de cerveja. A Kaiser é mostrada ora como foco principal para destacar a marca, ora como coadjuvante para dar veracidade à campanha. O Baixinho volta com tudo. Assina: 'A Kaiser surpreendeu você.' Ou: 'Kaiser. Surpreendente.' Ou: 'Kaiser. Sempre uma boa surpresa.' Ou: Kaiser. Abre que uma boa surpresa vem.'

Pelo andar da carruagem, a estratégia deve seguir mais ou menos esta estrutura. Ou a Kaiser vai surpreender. É esperar para ver.

Anônimo disse...

Kaiser? Alguém bebe? Eu e meus amigos sempre brincamos quando vamos num botecão:
ÔH GARÇOM, VÊ AÍ UMA KAISER BEM QUENTE! a reação das pessoas é sempre a mesma... hahahahaaha Kaiser, ainda mais quente.... quem é o louco que vai toma Kaiser?

Anônimo disse...

Kaiser? Alguém bebe? Eu e meus amigos sempre brincamos quando vamos num botecão:
ÔH GARÇOM, VÊ AÍ UMA KAISER BEM QUENTE! a reação das pessoas é sempre a mesma... hahahahaaha Kaiser, ainda mais quente.... quem é o louco que vai toma Kaiser?

Anônimo disse...

esse lance do teste cego pra mim não funciona, até é criativo, porém não acredito que isso faça crescer as vendas, aliás crescer vai, mas mantê-las é que duvido. Kaiser é Kaiser. Um tempo atrás a Agência do Justus criou a campanha a Kaiser é 10... puta furada... que 10 o que... é nota 0.

Anônimo disse...

legal sua análise, Raul.
Talvez seja isso mesmo. Legal imaginar, tentar prever o prosseguimento da campanha.
Vamos ver.
Beijos

Anônimo disse...

Sinceramente..

A Kaiser tava até saindo do buraco com a campanha da vida, que era um bom diferencial. ressuscitar o baixinho (é o mesmo de antes?) não cai tão bem quanto criar um conceito de propaganda que saisse da praia com mulher pelada ou do happy hour no boteco.

A idéia de reposicionar a marca é válida, mas mudar quando tá quase lá é dose, não acham?

Anônimo disse...

Concordo. A campanha 'vida' era muito, muito legal. Os caras deram um tiro no próprio pé com esse negócio de mudar de novo. É a minha opinião.

Anônimo disse...

Cara com essa nova propaganda da Kaiser pode ser que as pessoas parem de beber rotulo e sim beber um produto de alta qualidade e comprovadamente a melhor ceveja do brasil.