quinta-feira, fevereiro 02, 2006

Aplausos, aplausos

Por Raul Otuzi

Hoje, tenho novamente a honra de ser paraninfo. A III
Turma de Publicidade e Propaganda das Faculdades COC vai ficar na minha memória e coração como uma turma muito especial, de planejadores competentes e criativos ousados. Parabéns! O sucesso é certo. Valeu mesmo, Ápice, Barbarella, Bentevi, Galápagos, Giramundo, Ockam e Putz! Valeu demais, Lucas, meu querido e talentoso sobrinho, que tive o privilégio de ter como aluno.

Na última prova, pedi para que eles criassem um comercial de TV para a Coca-cola light, seguindo a mesma linha criativa da nova campanha: “Aplausos.” O texto a seguir é formado por um trecho de cada um:

APLAUSOS
III Turma de PP do COC

Um forte aplauso para quem está se formando... terminando, mas não quer começar. Para quem acorda e logo dá bom dia a si mesmo. E para quem pede: “espera, espera, espera, silêncio! Nossa é a minha música favorita”.

Todos juntos vamos aplaudir quem não tenta pentear os cabelos laterais para o meio da cabeça, mas sim assume a careca com orgulho e bom humor. Palmas para quem fala a verdade, doa a quem doer. Um aplauso para quem entende o outro e o perdoa. Mais um aplauso para aquele que não sabe cozinhar, mas sabe fazer um delicioso miojo.

Aplausos para a mulher que riu quando o prato quebrou, o homem que achou graça no carro atolar e pro casal que se juntou para logo depois se separar. Aplauso para aquele que briga, mas volta atrás e pede desculpas. Aplauso para quem viaja com a namorada em plena segunda-feira.

Vamos aplaudir aquele que não espera acontecer, faz acontecer. Aplauso para quem disse que gosta de chuva e foi para debaixo dela. Aplausos para a senhora que aos 60 anos tirou sua carteira de habilitação. Um aplauso para quem não fica só na paquera a noite toda, mas tem coragem de chegar na menina mais cobiçada da festa. Um aplauso para que chora por alguém e tem quem chore por ele.

Um grande aplauso para aqueles que não só foram bem criados pelos pais, mas como fazem questão de demonstrar o carinho de volta. Aplausos também para os que sabem perder, os que sabem ganhar, os que sabem dizer sim e principalmente os que sabem falar não.

Um aplauso para quem dá gargalhada sem medo da altura do som. E para aquele que quando erra, assume. Um aplauso para os segundos colocados que reconhecem que o 1º foi melhor. Para aqueles que ajudam o próximo sem esperar nada me troca.

Um gostoso aplauso para quem come um bolo inteiro sem culpa. Para aqueles que experimentam berinjela mesmo achando sua aparência feia. Para quem faz regime a semana toda e comemora no final de semana, com brigadeiros, pelos quilinhos perdidos. E para aquele que começa no domingo a dieta da segunda. Para quem pegou a mochila e conheceu o mundo.

Para aquele que não finge ser o que não é, só para agradar os outros. Para aquele que dá o melhor de si em tudo o que faz.

Agora um aplauso, o maior e mais forte de todos os aplausos vai para todos vocês, que aproveitam a vida porque sabem que ela é única.

Clap! Clap! Clap!

9 comentários:

Anônimo disse...

O comercial da Coca Light é bem bacana. Divertido e motivador. O texto representa todos os nossos desejos. LIBERDADE. VIVA!

Anônimo disse...

e um grandeeee aplauso para o professor raul! valeu ! até a noite ;)

Anônimo disse...

Poxa, hoje tá sendo realmente um dia especial.
Nesses 4 anos de faculdade eu aprendi muito, mas não apenas teoria, arrisco dizer que a prática foi o que realmente fez a diferença.
Praticamos nossas mentes, com aulas instigantes, praticamos o respeito a diferença (quem fez parte da minha sala sabe bem do que estou falando), praticamos a nossa paciência, foram muitos os momentos difíceis, e a vontade de jogar tudo pro alto foi uma constante na vida de todos, principalmente neste último ano, inegavelmente o mais trabalhoso deles, onde, em alguns momentos, não conseguíamos suportar nem a nós mesmos.
Mas saímos vencedores, todos nós. Cada um sabe o mérito que teve nessa caminhada, e hoje é o grande dia, dia em que a nossa caminhada estará finalmente completa. Mas quando uma se encerra outra se inicia, e esta seguiremos pelo resto de nossas vidas, a caminhada profissional.

Obrigado ao Raul professor, que enriqueceu demais o nosso último ano, mas um obrigado especial ao Raul tio, que foi o grande responsável pelo meu interesse pelo mundo da propaganda, que hoje já se tornou amor, e não para de crescer.

Anônimo disse...

EhDUCA
EhDUCA é um blog de dois redatores publicitários e de dois professores universitários que vai discutir o mercado da propaganda e, principalmente, reverenciar a matéria-prima do nosso trabalho: a idéia. Isso é duca! Do caralho. Isso educa!

Unknown disse...

pow... mto legal o texto... curti mto... parebens pra essa turma q se forma... e em dezembro eu tbm me formarei... =D parabens e palmas pra todos... =D

Anônimo disse...

Legal, Raul.
Vc tá ajudando de verdade muita gente. Isso é bem mais q dar boas aulas.
Continue.

Anônimo disse...

É isso aí, Fernando. Aproveite muito bem esse ano. Vai valer a pena.

Um dos motivos do Tucci e eu criarmos o EhDUCA é para contribuir com o 4º ano de PP:

Tirando dúvidas, sendo um ponto de referência. Enfim, ajudando mesmo. Segunda começam as aulas. Vamos lá. Abraço,

Anônimo disse...

Raul, Raul, Raul...
Grande abraço, Raul, você foi um professor muito especial porque, além de ensinar muito, sempre deixou clara a importância que dá para cada aula e para cada aluno.
Muito obrigada.

Anônimo disse...

Qual a música original em que que se baseia a música que fica ao fundo de cada propaganda da campanha?