terça-feira, outubro 24, 2006

Como criar bem, segundo Duailibi

Por Raul Otuzi

Domingo à noite, Roberto Duailibi, o D da DPZ, foi entrevistado no programa Comercial & Cia. Depois de assisti-lo, me lembrei de um trecho do seu livro 'cartas a um jovem publicitário'. Transcrevo-o a seguir:

Com tantos anos de trabalho, você chegou a teorizar como criar bem?

"Tenho, sim, uma teoria. Costumo me preparar de forma direta e de forma indireta quando tenho que trabalhar em idéias novas. Primeiro, de forma direta, o que significa um trabalho exaustivo de leitura, de pesquisa, na maioria das vezes, in loco, em supermercados, por exemplo, onde você pode encontrar consumidores. Depois, sigo o que chamo de preparação indireta, que é quando, na minha opinião, encontro as soluções mais criativas. Por exemplo, coleciono frases que podem me ajudar. Essa coleção de frases, aliás, acabou se transformando em livros, que publiquei nos últimos anos.

Para mim, o cultivo da frase bem construída é algo que me leva a novas idéias, que por sua vez podem levar a novos conceitos e, no final, a uma campanha memorável para os clientes. Da mesma forma, coleciono fotografias e cenas que podem ser inspiradoras em determinados momentos. Coloco-as num livrão preto, desses que você compra em qualquer papelaria, e que mantenho sempre ao meu lado. (...)

As idéias surgem por associações. E quanto mais associações você puder fazer, maiores chances terá de conseguir uma boa idéia criativa – porque é exatamente da quantidade que sai a qualidade. É do grande número de idéias que você vai tirar aquela que vai causar o grande impacto e fazer a diferença no mercado."


O D da DPZ falou e disse. E você, tem uma teoria sobre como criar bem?

12 comentários:

Anônimo disse...

Essa idéia de colecionar frases é legal. Já a de colecionar imagens acho desnecessária. Afinal, os image banks da vida servem pra que?

Anônimo disse...

Muito boa essa lembrança do livrinho do Dualibi, Raul. Ele sempre foi um profissional muito coerente e criativo. E por isso, quem sabe, nunca ofuscado pelo próprio ego. Porque acho que o trabalho de um cara desses tem que ser muitas vezes maior do que o ego. A DPZ é e sempre será uma grande escola. Vou puxar outro conselho do próprio Dualibi para quem quer escrever bem: ler muito e de tudo. Não importa. Dos gibis aos clássicos, das revistas da semana aos jornais técnicos. Quanto maior a variedade, e a quantidade, melhor.
Um abraço!
Tucci

Anônimo disse...

Parece reportagem pra Revista Flash do Amaury Jr. Agora, falta um horóscopo.

Anônimo disse...

É isso aí, Tucci, ler muito e de tudo.

Por falar nisso, o Henry (um ex-aluno fantástico e um puta redator hoje em dia) me mandou, por e-mail, alguns textos sobre teorias como criar bem.

Tem um, do Antônio Machado, que é bom e simples. Chama-se: QUER SER CRIATIVO? CAMINHE.

Anônimo disse...

QUER SER CRIATIVO? CAMINHE.
Antônio Machado.

Muitos livros têm sido escritos, muitos vídeos têm sido feitos e apresentados, muitas idéias têm sido levantadas.

Mas, talvez a ferramenta mais poderosa e mais simples de atiçar a criatividade latente dentro de cada ser humano esteja num ato tão simples quanto eficaz.

Estudiosos do assunto afirmam categoricamente: "Caminhar é a ferramenta criativa mais poderosa que conheço".

Essa é a opinião de Julia Cameron autora do Guia Prático para a Criatividade e Criatividade: A Mina de Ouro. Cameron ao longo dos anos têm tidos seus métodos criativos estudados nas escolas de cinema de Hollywood, e aprovados por Cevem Spielberg e Martin Scorcese.

Anônimo disse...

QUER SER CRIATIVO? CAMINHE. Antônio Machado

Caminhar é uma arte. O ato de caminhar nos leva a alimentar a mente de imagens. Essas imagens alimentam nossos pensamentos, e nos dá novas idéias, reabastecem o "poço criativo e dá uma sensação de bem estar".

Ao caminhar, vamos organizando e reorganizando as nossas idéias. Fisicamente a nossa respiração fica rítmica e repetitiva. E vai aos poucos se tornando mais profunda e tranqüila.

E nesse momento vamos colocando em ordem idéias novas, idéias velhas, pensamentos que passaram pela nossa mente que poderão nos ajudar no dia a dia, no presente e no futuro.

Assim, vale bem a idéia de um pensador francês que disse "quando caminho, penso".

Anônimo disse...

QUER SER CRIATIVO? CAMINHE.
Antônio Machado.

Então, para começar que tal experimentar 20 minutos diários. O importante é começar. Você pode até caminhar indo para aula, ou para o trabalho, ao descer num ponto de ônibus antes do destino que você queira chegar.

Mas se você tiver mais tempo faça uma caminhada de uma hora. E nesse tempo abasteça o banco de imagens da sua mente que no futuro você poderá fazer saques.

E ao aderir a essa idéia, vá um pouco mais adiante, procure listar por escrito as coisas que você gosta na sua vida, seus planos para o futuro.

O ato de escrever isso vai ajudar você a ter bons pensamentos na sua caminhada, vai ajudar a ter a soluções para alguns problemas e reorganizar o seu mundo interior.

Anônimo disse...

Mas corre ou só caminha?

Jaime Ohana disse...

Olhaaaa! Um dos melhores post, na minha opniao! Pois traz inf sobre a vivencia desses cars! Otimo! Fuiiiiiiiiiiiii....

Anônimo disse...

Acho que não existe fórmula, cada um funciona de um jeito.

Mas no meu caso essa de caminhar rola. E não é só caminhar - correr e nadar tbm ajuda.

Acho que é pq você fica concentrado só em vc naquela hora, sem música, telefone, MSN ou TV por perto.

Anônimo disse...

Referências culturais, musicais, artísticas e outras mais. Atitude e vontade de ser diferente, eis o caminho.

Anônimo disse...

Uma vez vi uma palestra do Stalimir Vieira, ele disse que tinha as melhores idéias dele tomando banho de banheira. Eu me identifiquei. Comigo acontece o mesmo. Sei lá, parece que relaxa.
E as idéias fluem com mais facilidade. Fui!