sexta-feira, novembro 24, 2006

Sagatiba. Uma campanha normal?






Por Raul Otuzi

Depois de pouco mais de um ano do sucesso da campanha: "O que é Sagatiba?", a F/Nazca lançou meses atrás uma nova série de anúncios. O humor continuou sendo usado como elemento-chave para atrair a atenção do público-alvo.

A assinatura também é a mesma: "A cachaça além da cachaça" se mantém firme no propósito de reforçar o conceito de diferenciação da Cachaça Sagatiba Pura em relação aos seus concorrentes.

O que mudou é o tema. Em vez da pergunta "O que é Sagatiba?" entrou: "Essa cachaça não é normal." Diante disso fica a pergunta: e a campanha, é normal ou anormal?

28 comentários:

Anônimo disse...

Eu achei brilhante, genial, hilário, excepcional, uma das melhores coisas já feitas, dentro ou fora da propaganda. Parabéns.

Anônimo disse...

É engraçado. Mas achei meio tosco!

Junior Carvalho disse...

Parabens pelo blog.
Tomei a liberdade de adicionar um link ao meu blog caso nao se importem.
Grande abraço.

Anônimo disse...

O lizziani foi precipitado e puxou o saco da Alta. Tivesse esperado um pouco mais e poderia tentar o estágio na Nazca.

Anônimo disse...

Não gosto. A F/Nazca é uma das minhas agências favoritas. Mas esses anúncios ficaram muito abaixo da performance criativa deles.

Anônimo disse...

‘Não é normal’ vende a superioridade da cachaça. Mas não achei legal o tratamento visual dado à campanha. Ficou equiparado à 51, sim, uma cachaça sabidamente popular. Faltou bom gosto gráfico. Achei forçado demais. Proposital, mas forçado.

Anônimo disse...

Blá, blá, blá, blá. Vocês não entendem nada de propaganda meesmo.

Anônimo disse...

Parabens Raul... este eh um blog que realmente educa... éducaralho..
muito bom... continue postando pra galera ;)

abraço.. sucesso!

Anônimo disse...

hahahahahahahahahaha.
Achei engraçada a campanha.
P. tiração de sarro.
Tudo a ver com a marca.

E achei o tratamento gráfico ótimo, não sei onde vcs viram tosqueira aí.

Anônimo disse...

Eu gostei muito dos anúncios, principalmente o da garrafa lobisomem.

Anônimo disse...

Que merda!!! O post, o blog, o Raul, tudo!

Anônimo disse...

Não gostei da campanha ... temos que lembrar que o que está no anúncio tem que vender para uma classe A,B e o que atinge eles nesse anúncio para comprar ???

Alguem pode responder ???


Abraços

Anônimo disse...

o daniel tá com a razão? rico não gosta de dar risada. gosta de fotos de iates. nesse ponto, o campari vai muito mais no target.

Anônimo disse...

Achei mediana e não concordo que seja tosca ou que o visual seja "popular". Assim como todas as campanhas da F/Nazca, uma agência das 2 melhores do Braisl (a outra é a Almap), a finalização é sem comentários. Mas acho que algumas peças forçaram a barra pra seguir a linha do anormal. Tipo a do reflexo e a do lobisomem.

Bom, mas poderia ser melhor.

Anônimo disse...

Concordo que a almap e a f/nazca são as melhores do país, mas nesta, a f/nazca viajou. Curti não. Tb achei forçado.

Anônimo disse...

Eu gostei, sim...

Anônimo disse...

Mas que burrice isso de que a classe A/B não gosta de humor. Claro que gosta. Quem gosta de sofisticação e classe é novo-rico, que não é target de nenhum produto que se preze.

Aproveitando, excelente a campanha. Dei boas risadas com essa garrafa peluda.

Anônimo disse...

Discussões toscas! Como a campanha.

Anônimo disse...

Boas mesmo são essas aqui: http://www.etco.com.br/novo/noar.htm

Anônimo disse...

Não gostei nada dessas do link. Mas o que tem a ver com a campanha de Sagatiba?

ChickØ Martins disse...

uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

tô d volta...

Depois d muito tempo, oia eu na área...

vejo q a galera das antigas naum frequenta mais a comunidade e como de costume, aki vive infestada de anônimos...

Muito massa a propaganda...

Engraçada, criativa...

lembra as clássicas piadas d desenho animado...

a mais engraçada d todas é a da carta...

Viagem total...

rss

Anônimo disse...

tava todo mundo morrendo de saudades.

Anônimo disse...

Acho que faltou um "Faça a festa com Sagatiba".

Anônimo disse...

E você, Raul, o que acha da campanha. Pelo título do post, deu a impressão que não gosta. Fala aí, qual sua opinião?

Anônimo disse...

Inteligente. Portanto, anormal.

Anônimo disse...

Inteligente?????????????
Não achei nem um pouco inteligente.... Pelo contrário,,, muito sem graça......
A primeira campanha foi 80% e esta está em 8%......infelizmente....
A primeira Campanha foi animal!!! MAs temos quie ser verdadeiros.... Sagatiba, não é um produto gostoso e tão pouco fácil de vender (entre cahcaça SAgatiba e Vodka Smirnoff.....sem duvida, vodka!),,,por tanto,,,,para o que é (Explica!?!?!? o que é,,,rs) ta bom!!!!!

Anônimo disse...

Uma das piores campanhas que já vi. Achei de péssimo gosto e sem nenhum atrativo. Pelo contrário, até perdi a vontade de consumir a Sagatiba.

Anônimo disse...

Que coincidência bacana. Estou pesquisando sobre um trabalho da faculdade e entrei em seu site através do google, e me deparei com a sua campanha da sagatiba, por coincidência o meu trabalho é criar uma campanha através do briefing de outro grupo de minha sala, e é sobre o lançamento de uma marca de cachaça direcionada para o público A/B... Mas é mais complexo, pois temos que fazer o lançamento do produto, que é uma cachaça envelhecida 50 anos a tbm comemorar os 50 anos do alambique, e ainda divulgar o ponto de origem da cachaça, que é a estrada real... Muito bacana isso!!!
Achei suas peças muito bacanas!!! Principalmente a do espelho e a garrafa peluda...
Em relação ao cara que disse que as peças não agregariam valor ao produto, acho que ele viajou, pois elas serão veiculadas nos meios corretos, onde os recém-ricos e os antigos irão ler ou ouvir...
PARABÉNS E SUCESSO SEMPRE!!!