quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Com essa foto a McCann Erickson vendeu...


A Mastercard

Esse é um dos anúncios mais recentes da McCann de Londres para a consagrada campanha 'Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard' . Halls Verde acertou na mosca. Ele postou:
"Cruzeiro: R$ 2.500,00
Roupas de banho: R$ 75,00
Snorkel: R$ 30,00
Uma segunda lua de mel: Não tem preço."

Mastercard.

Valeu, Halls! Agora vamos às soluções mais criativas. Pela ordem:

"Água: o melhor para desenferrujar."
Promoção para casais da terceira idade nas aulas de hidroginástica.
Academia Competition.
Criação do Duda Oliveira. Quebrou o senso comum, água é que enferruja. Parabéns, Duda! De novo.

"Achou bonitinho? A mulher dele não viu a menor graça."
Agência de Detetives Peixoto. Onde há fumaça, há fogo.
Criação do Ad Addicted. Enquanto a maioria viu romance na foto, ele viu traição. Bem legal, Ad. Só o slogan está sobrando. Não acrescenta nada e ainda confunde um pouco (fogo X foto aquática). Melhor seria tirá-lo.

"Em um dia você está em cima, no outro você está em baixo."
Jamaica, prazer em dobro.
Criação do Nelson. Valoriza as belezas da terra e do mar da Jamaica ao mesmo tempo em que sugere sexo. E para qualquer idade. Muito bacana, Nelson!

Menções honrosas:

"Desta vez suas férias vão por água abaixo."
Caribe. Uma sensação única.
Criação do André Haram. Chama a atenção com uma expressão que inicialmente tem caráter negativo, mas que associada à foto sugere exatamente o contrário. Valeu, André!

"Para seu relacionamento não perder o fôlego."
Marie Claire. Para mulheres maduras e relacionamentos nem tanto.
Criação do Renato Brito. Slogan muito bom. Caberia aqui apenas escrever o título de outra forma, algo como "Não deixe seu relacionamento perder o fôlego." Para que não fiquem dois 'para' nos inícios das frases, ok?

Obrigado a todos. Continuem participando. Na boa. Reforçamos que esse é um espaço democrático para uma troca de idéias saudável e produtiva. No mais alto nível, sem ofensas.

Abraços,

Raul Otuzi e Henrique Tucci

28 comentários:

Anônimo disse...

Não achava que fosse tão óbvio assim, mas tinha muita cara de Mastercard mesmo né?

Parabéns a todos.
Especialmente ao primeiro colocado.

O segundo também foi bem original, mas assim como o terceiro colocado e a primeira menção honrosa, desprezaram alguns elementos importantes da foto na hora de criar.

Anônimo disse...

"Água: o melhor para desenferrujar."
Promoção para casais da terceira idade nas aulas de hidroginástica.

Lá vou eu questionar de novo, mas o que uma foto de um casal mergulhando tem a ver com hidroginástica? A água?
Hahahahaha.
E a engendrada: promoção para casais.
Bom, melhor eu me calar porque os ânimos se exaltam com muita facilidade.
Parabéns a todos.

Anônimo disse...

Tanta marca no mundo e vou acertar bem na lata.. Já posso trabalhar na Mcann! hahah

E não vem dizer que tinha cara de Mastercard, pq depois de ver é muito fácil falar...

Halls verde pra galera!
abraço

Anônimo disse...

É isso aí, Halls Verde. Parabéns pela perspicácia. E aos outros pela criatividade. beijos

Anônimo disse...

"Água: o melhor para desenferrujar."

tá...

a frase q eu fiz naum foi lá muito boa, mas...

aff

Nem vou comentar...parabens para os ganhadores. Vou estudar, quem sab assim melhoro a qualidade as minhas frases.

Anônimo disse...

"Água: o melhor para desenferrujar." O título é muito bom. Mas o produto mais apropriado
para a venda é curso de mergulho, não acham, não?

Anônimo disse...

Raul, vc podia dar um toke pra galera q fez umas frases legais, mas q naum foram vencedoras...

Tipo, abrir um espaço no email do EHduca e instruir o povo.

Já mandei o meu email...rss


Assim, vc fazriz uma boa ação ajudando vários estudantes carentes.rss

Anônimo disse...

Água: o melhor para desenferrujar.

Ótimo título. Concordo com suas considerações, Raul. Inverteu o senso comum e tal, perfeito.
Mas, pelo amor de Deus, nada a ver com hidroginástica. Talvez se aproximasse mais de mergulho. Mas ficaria bem amador tbm. Os cursos de mergulho não costumam usar esse tipo de equipamento. Pelo menos aqui no nosso planeta, os cursos de mergulho não costumam usar esse tipo de equipamento.

Anônimo disse...

a foto não passa nem perto de aula de hidroginástica.
Que viagem.

Anônimo disse...

parabéns aos escolhidos.
Agora, cá entre nós. tá na hora da Mastercard mudar essa história nnao acham? Putz. Chego a me irritar quando vejo uma nova peça dessa campanha. Vale ressaltar que acho a campanha excelênte, no início, quase genial! Mas cansou, né!
A última peça da campanha que vi que gostei foi no Quarteto Fantástico, quando o tocha humana "zoa" o coisa.

Anônimo disse...

Caraleo!!! Bicampeão do "Raulzão"! Ouro, de novo!
Valeu Raul, Henrique e toda a galera do Ehduca!

Comentários:

anônimo "1" - Se me permite uma correção: "mas o que uma foto de um casal mergulhando tem a ver com hidroginástica?"
O correto seria: "mas o que um casal mergulhando tem haver com hidroginástica?" OK?

Respondendo sua pergunta, a hidroginástica é uma atividade que ocorre na aguá e pode ser feita em dupla. Se imaginarmos que os óculos de mergulho são para dar um charme no casal, se encaixa sim.

Pq anônimo? Não tem problema nenhum criticar...

Visceral - Verdade. Acho que se encaixaria melhor para um curso de mergulho, mesmo. Boa observação.

Chico - O que você "não vai nem comentar"? O título? A idéia? O que você acrescenta com isso? Bom, além de você estudar mais(acho que nem é questão de estudo), passe a observar mais, também. A observação é extremamente importante na publicidade.

Aos anônimos "2" e "3" - Na publicidade temos a liberdade para licenças poéticas, gramaticais e para criar o que quiser. Repito, ao
meu ver, a máscara de mergulho tem um papel secundário e pode ser usada para dar um "charme" ao anúncio. Ou pode passar a imagem de um casal de velinhos desajeitados, que não sabem a ocasião para usar adequadamente a máscara. Mostra que para eles, essa aula é muito importante. Sei lá...Pode ser o quê vc quiser.

E pq anônimo? Assumam a crítica. Aqui ninguém morde, não.

Meu pitaco...Achei que o segundo e terceiro lugar deviam ir para as menções honrosas, respectivamente.

Abraços galera e um excelente carnaval para todos nós!!!!

Anônimo disse...

Duda Oliveira, vc disse um pequena asneira: é "tem a ver", e não "tem haver". Antes de corrigir, pesquise.

E cuidado com acento no "que". Não é todo "que" que permite. E não se trata de licença poética.

Anônimo disse...

Mandou bem na frase Duda Oliveira, porém faltou modéstia nestes seus comentários.
Se o teste é "Com essa foto dá pra vender o que?", acredito que o mérito maior é de quem acerta o produto.
Portanto, se vocé é "ouro", o meu é Grand Prix.
Abraço!

Anônimo disse...

Duda, parabéns, gostei da ideia.
Mas se você realmente observar a hidroginástica é uma atividade que ocorre sim na água e pode ser feita em duplas, porém essa atividade é feita em piscinas com a água pela cintura, ou, no máximo, próxima ao peito, dificilmente você verá uma aula de hidroginástica com os participantes submersos, ainda mais se tratando de pessoas idosas, que podem ter problemas de saúde, ou seja, essa submersão é um sério risco.
Sim é claro que temos liberdade poética e podemos acrescentar elementos que enriquecem a peça, dão um charme a mais, porém da mesma forma que um anúncio deve ser criativo ele também deve vender uma realidade possível.

Só acho que todos, quando forem tecer uma crítica, deveriam tomar um pouco mais de cuidado... é sabido que mesmo os melhores criativos erram, ninguem é brilhante 24 horas por dia e acerta todas, portanto não podemos julgar a capacidade de uma pessoa por meia duzia de ideias que são colocadas.
Não estou falando isso diretamente pra ninguem, mas acho que algumas pessoas deveriam prestar mais atenção nisso...

Abraço a todos

Anônimo disse...

Lucas, pára de bancar o sabichão para fazer graça pro seu tio. Pior que a postura de ignorância é aquela que gasta um monte de palavras para convencer alguém da paz e do respeito. Você não precisa disse, ninguém aqui precisa. Aja corretamente que as pessoas, com o tempo, vão tomando linha. Vc só faz aumentar a discórdia e a birra.

Anônimo disse...

É isso aí. Deixem o primeiro lugar em paz.
O que conta é que a idéia é ruim sendo hidroginástica ou mergulho ou apnéia ou seja lá o que for.

Anônimo disse...

rob,

AH! Então foi mal. Fui crente que tava certo Eheheheh

halls verde,

Quanto a minha comemoração ao "Ouro", não faltou modéstia, não...Apenas comemorei...Só isso. Não ofendi ninguém , nem desmereci o trampo de ninguém. Que mal tem em comemorar?
Sobre o teste...Acho que você não entendeu bem a "brincadeira"...O objetivo principal é criar a partir da foto, e não adivinhar o quê(tô certo nesse rob?)foi vendido. É um teste de criatividade, como o próprio Raul diz. Raul, me corrija se eu estiver errado.
Mas Parabéns pelo seu "Grand Prix"!

Lucas Otuzi,

Sobre a hidroginástica, acho que é possível o casal dar um mergulho na piscina e ficar totalmente submerso. Uma brincadeira entre um exercício e outro.
Concordo com sua conclusão.

Abraços!!!

Anônimo disse...

Pô, anônimo, pegou pesado.
A crítica é bem aceita quando feita por alguém com credenciais. Não me parece ser o seu caso, afinal, é só um anônimo.
Estou muito contente com minha segunda prata no "Raulzão" e achei muito merecido todas as outras medalhas e menções.
Bom fim de semana e bom carnaval pra todos.
Até pra você, anônimo.

Anônimo disse...

Opa! Apareceu um anônimo se mordendo de sentimentos nada nobres. Eheheheheh

Anônimo disse...

antoni,
Numa boa cara, não te conheço, primeira coisa.
Segunda coisa, não preciso fazer graça pra ninguem, assumo as minhas palavras e não tenho o costume de atacar ou criticar ninguem, muito pelo contrário.
Se você não gostou de algo que eu falei, ok, você tem esse direito, agora ao menos respeite as opiniões alheias.
Não estou bancando o sabichão, como você disse, estou apenas comentando um fato lamentável que vem acontecendo: esse massácre inconsequente de pessoas aqui, críticas infundadas e até mesmo farpas direcionadas a certas pessoas.

Se você quiser falar comigo melhor mande um email:
lucas@holdcomunicacao.com.br

Agora, na boa, vou desconsiderar seu comentário.

duda oliveira:

Que bom que você entendeu o meu comentário!
Mais uma vez parabéns pela ideia.

Abraço

Anônimo disse...

eduardo cavalheiro disse...
Não achava que fosse tão óbvio assim, mas tinha muita cara de Mastercard mesmo né?

Parabéns a todos.
Especialmente ao primeiro colocado.

O segundo também foi bem original, mas assim como o terceiro colocado e a primeira menção honrosa, desprezaram alguns elementos importantes da foto na hora de criar.

23/2/06 1:31 PM


Anônimo disse...
"Água: o melhor para desenferrujar."
Promoção para casais da terceira idade nas aulas de hidroginástica.

Lá vou eu questionar de novo, mas o que uma foto de um casal mergulhando tem a ver com hidroginástica? A água?
Hahahahaha.
E a engendrada: promoção para casais.
Bom, melhor eu me calar porque os ânimos se exaltam com muita facilidade.
Parabéns a todos.

23/2/06 1:52 PM


Duccini disse...
hauhuahu sobre o comentário acima eu li "Bom, melhor eu me calar porque os ANÔNIMOS se exaltam com muita facilidade" e já ia concordar em gênero, número e grau.

Isso aí, semana que vem a gente se diverte de novo (esperamos). Abraços!

23/2/06 2:17 PM


halls verde disse...
Tanta marca no mundo e vou acertar bem na lata.. Já posso trabalhar na Mcann! hahah

E não vem dizer que tinha cara de Mastercard, pq depois de ver é muito fácil falar...

Halls verde pra galera!
abraço

23/2/06 2:53 PM


Fabiana disse...
É isso aí, Halls Verde. Parabéns pela perspicácia. E aos outros pela criatividade. beijos

23/2/06 2:59 PM


Chico disse...
"Água: o melhor para desenferrujar."

tá...

a frase q eu fiz naum foi lá muito boa, mas...

aff

Nem vou comentar...parabens para os ganhadores. Vou estudar, quem sab assim melhoro a qualidade as minhas frases.

23/2/06 3:18 PM


visceral disse...
"Água: o melhor para desenferrujar." O título é muito bom. Mas o produto mais apropriado
para a venda é curso de mergulho, não acham, não?

23/2/06 3:44 PM


Chico disse...
Raul, vc podia dar um toke pra galera q fez umas frases legais, mas q naum foram vencedoras...

Tipo, abrir um espaço no email do EHduca e instruir o povo.

Já mandei o meu email...rss


Assim, vc fazriz uma boa ação ajudando vários estudantes carentes.rss

23/2/06 3:58 PM


Anônimo disse...
Água: o melhor para desenferrujar.

Ótimo título. Concordo com suas considerações, Raul. Inverteu o senso comum e tal, perfeito.
Mas, pelo amor de Deus, nada a ver com hidroginástica. Talvez se aproximasse mais de mergulho. Mas ficaria bem amador tbm. Os cursos de mergulho não costumam usar esse tipo de equipamento. Pelo menos aqui no nosso planeta, os cursos de mergulho não costumam usar esse tipo de equipamento.

23/2/06 4:56 PM


Anônimo disse...
a foto não passa nem perto de aula de hidroginástica.
Que viagem.

23/2/06 4:58 PM


Rafael disse...
parabéns aos escolhidos.
Agora, cá entre nós. tá na hora da Mastercard mudar essa história nnao acham? Putz. Chego a me irritar quando vejo uma nova peça dessa campanha. Vale ressaltar que acho a campanha excelênte, no início, quase genial! Mas cansou, né!
A última peça da campanha que vi que gostei foi no Quarteto Fantástico, quando o tocha humana "zoa" o coisa.

23/2/06 5:48 PM


Duda Oliveira disse...
Caraleo!!! Bicampeão do "Raulzão"! Ouro, de novo!
Valeu Raul, Henrique e toda a galera do Ehduca!

Comentários:

anônimo "1" - Se me permite uma correção: "mas o que uma foto de um casal mergulhando tem a ver com hidroginástica?"
O correto seria: "mas o que um casal mergulhando tem haver com hidroginástica?" OK?

Respondendo sua pergunta, a hidroginástica é uma atividade que ocorre na aguá e pode ser feita em dupla. Se imaginarmos que os óculos de mergulho são para dar um charme no casal, se encaixa sim.

Pq anônimo? Não tem problema nenhum criticar...

Visceral - Verdade. Acho que se encaixaria melhor para um curso de mergulho, mesmo. Boa observação.

Chico - O que você "não vai nem comentar"? O título? A idéia? O que você acrescenta com isso? Bom, além de você estudar mais(acho que nem é questão de estudo), passe a observar mais, também. A observação é extremamente importante na publicidade.

Aos anônimos "2" e "3" - Na publicidade temos a liberdade para licenças poéticas, gramaticais e para criar o que quiser. Repito, ao
meu ver, a máscara de mergulho tem um papel secundário e pode ser usada para dar um "charme" ao anúncio. Ou pode passar a imagem de um casal de velinhos desajeitados, que não sabem a ocasião para usar adequadamente a máscara. Mostra que para eles, essa aula é muito importante. Sei lá...Pode ser o quê vc quiser.

E pq anônimo? Assumam a crítica. Aqui ninguém morde, não.

Meu pitaco...Achei que o segundo e terceiro lugar deviam ir para as menções honrosas, respectivamente.

Abraços galera e um excelente carnaval para todos nós!!!!

24/2/06 12:15 AM


Rob disse...
Duda Oliveira, vc disse um pequena asneira: é "tem a ver", e não "tem haver". Antes de corrigir, pesquise.

E cuidado com acento no "que". Não é todo "que" que permite. E não se trata de licença poética.

24/2/06 7:10 AM


halls verde disse...
Mandou bem na frase Duda Oliveira, porém faltou modéstia nestes seus comentários.
Se o teste é "Com essa foto dá pra vender o que?", acredito que o mérito maior é de quem acerta o produto.
Portanto, se vocé é "ouro", o meu é Grand Prix.
Abraço!

24/2/06 7:47 AM


Lucas Otuzi disse...
Duda, parabéns, gostei da ideia.
Mas se você realmente observar a hidroginástica é uma atividade que ocorre sim na água e pode ser feita em duplas, porém essa atividade é feita em piscinas com a água pela cintura, ou, no máximo, próxima ao peito, dificilmente você verá uma aula de hidroginástica com os participantes submersos, ainda mais se tratando de pessoas idosas, que podem ter problemas de saúde, ou seja, essa submersão é um sério risco.
Sim é claro que temos liberdade poética e podemos acrescentar elementos que enriquecem a peça, dão um charme a mais, porém da mesma forma que um anúncio deve ser criativo ele também deve vender uma realidade possível.

Só acho que todos, quando forem tecer uma crítica, deveriam tomar um pouco mais de cuidado... é sabido que mesmo os melhores criativos erram, ninguem é brilhante 24 horas por dia e acerta todas, portanto não podemos julgar a capacidade de uma pessoa por meia duzia de ideias que são colocadas.
Não estou falando isso diretamente pra ninguem, mas acho que algumas pessoas deveriam prestar mais atenção nisso...

Abraço a todos

24/2/06 8:39 AM


Antoni disse...
Lucas, pára de bancar o sabichão para fazer graça pro seu tio. Pior que a postura de ignorância é aquela que gasta um monte de palavras para convencer alguém da paz e do respeito. Você não precisa disse, ninguém aqui precisa. Aja corretamente que as pessoas, com o tempo, vão tomando linha. Vc só faz aumentar a discórdia e a birra.

24/2/06 9:33 AM


Anônimo disse...
É isso aí. Deixem o primeiro lugar em paz.
O que conta é que a idéia é ruim sendo hidroginástica ou mergulho ou apnéia ou seja lá o que for.

24/2/06 10:26 AM


Duda Oliveira disse...
rob,

AH! Então foi mal. Fui crente que tava certo Eheheheh

halls verde,

Quanto a minha comemoração ao "Ouro", não faltou modéstia, não...Apenas comemorei...Só isso. Não ofendi ninguém , nem desmereci o trampo de ninguém. Que mal tem em comemorar?
Sobre o teste...Acho que você não entendeu bem a "brincadeira"...O objetivo principal é criar a partir da foto, e não adivinhar o quê(tô certo nesse rob?)foi vendido. É um teste de criatividade, como o próprio Raul diz. Raul, me corrija se eu estiver errado.
Mas Parabéns pelo seu "Grand Prix"!

Lucas Otuzi,

Sobre a hidroginástica, acho que é possível o casal dar um mergulho na piscina e ficar totalmente submerso. Uma brincadeira entre um exercício e outro.
Concordo com sua conclusão.

Abraços!!!

24/2/06 10:41 AM


ad addicted® disse...
Pô, anônimo, pegou pesado.
A crítica é bem aceita quando feita por alguém com credenciais. Não me parece ser o seu caso, afinal, é só um anônimo.
Estou muito contente com minha segunda prata no "Raulzão" e achei muito merecido todas as outras medalhas e menções.
Bom fim de semana e bom carnaval pra todos.
Até pra você, anônimo.

24/2/06 10:42 AM


Duda Oliveira disse...
Opa! Apareceu um anônimo se mordendo de sentimentos nada nobres. Eheheheheh

24/2/06 10:56 AM


Lucas Otuzi disse...
antoni,
Numa boa cara, não te conheço, primeira coisa.
Segunda coisa, não preciso fazer graça pra ninguem, assumo as minhas palavras e não tenho o costume de atacar ou criticar ninguem, muito pelo contrário.
Se você não gostou de algo que eu falei, ok, você tem esse direito, agora ao menos respeite as opiniões alheias.
Não estou bancando o sabichão, como você disse, estou apenas comentando um fato lamentável que vem acontecendo: esse massácre inconsequente de pessoas aqui, críticas infundadas e até mesmo farpas direcionadas a certas pessoas.

Se você quiser falar comigo melhor mande um email:
lucas@holdcomunicacao.com.br

Agora, na boa, vou desconsiderar seu comentário.

duda oliveira:

Que bom que você entendeu o meu comentário!
Mais uma vez parabéns pela ideia.

Abraço

24/2/06 1:15 PM


Henrique Tucci disse...
Nelson Rodrigues, um frasista de mão cheia, sabiamente já definiu esta polêmica: “Toda unanimidade é burra”. Enquanto houver espaço para o diálogo e para a discussão de pontos de vista diferentes, e por vezes até antagônicos, haverá espaço para a democracia. E eu insisto na democracia. O diálogo é fundamental para o crescimento de cada um, tanto pessoal como profissional. E com certeza, na vida profissional de todos aqui, muitas vezes não haverá oportunidades de discutir trabalhos sem o peso de uma avaliação, seja do cliente, do seu chefe ou mesmo do mercado. Este é um espaço para a expressão da criatividade. Mas também é um espaço educativo. E isso implica em uma convivência social saudável. Neste momento é apenas nossa avaliação. Nossa opinião sobre os trabalhos. Com certeza diferente da opinião de muitos que também participam. Mas é a nossa opinião, minha e de Raul. Deixo aqui um oportuno lembrete: precisamos aprender a viver na diversidade. A intolerância só gera atrocidades.

Um abraço!

Tucci

Anônimo disse...

Viva a democracia! Com respeito, melhor ainda!

Abraços e vamos refrescar as idéias no carnaval!

Anônimo disse...

Desculpe, mas você não é aquele que escreve agente ao invés de a gente?

"A única coisa que agente fez, foi colocar o palito."
KIBON. O verdadeiro sabor da fruta.

Anônimo disse...

Grande galera,

O primeiro lugar foi polêmico? Foi. Mas quero apenas reforçar o que o Tucci brilhantemente disse: “neste momento é apenas a nossa avaliação.”

Apenas mais uma avaliação das tantas e tantas que nós, publicitários, nos submetemos ao longo da nossa carreira, da nossa vida criativa.

Pensem nisso.

Quem trabalha com criação é avaliado o tempo todo, primeiro pelo seu parceiro de dupla de criação, depois pelo diretor de criação, depois pelo cliente, e por fim, pelo público consumidor.

Ou seja, temos que aprender a vender nossas idéias constantemente. Por isso, argumentem à vontade, exponham os seus pontos de vista, discordem.

Mas sempre no mais alto nível. Sempre discutindo a ‘idéia’ e não o autor dela.

O primeiro lugar foi polêmico? Foi. Mas decidimos apostar na criatividade do título, mesmo que o cliente anunciado seja questionável, fruto de uma licença poética.

Parabéns a todos vocês que têm coragem de se expor desse jeito e mandar suas soluções criativas e opiniões.

Bom carnaval para todos.
Vou viajar.
Semana que vem estou fora.
Mas o Tucci continua aqui.
E no dia 6 de março estou de volta.

Abraços,

Anônimo disse...

Pô, não acredito que não participei desse! Fiquei alguns dias sem entrar no blog e não consegui participar! Parabéns, Duda, o título tá mto bom. Tinham outros legais que ficaram de fora, como o do Tietê.

No próximo desafio eu posto o meu, porque eu sou uma redatora que trabalha em um lugar péssimo, não tenho reconhecimento na minha carreira e preciso muito receber um elogio pra levantar a minha auto-estima. Ainda bem que tem gente aqui que está tão bem no trampo que não quer nem ouvir a opinião dos outros e pode ficar só jogando farpas de cima do pedestal.

Beijos e parabéns a todos que participaram com idéias, boas ou não!

Fernanda

Anônimo disse...

Fernanda;
Está no lugar certo.
Esta é uma verdadeira academia criativa. Bem vinda.

Anônimo disse...

Valeu, Fernanda.
Sentimos sua falta nesse desafio. Espero que no próximo você participe mesmo.
Beijo!

Anônimo disse...

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