quarta-feira, maio 31, 2006

Quais as pessoas altamente criativas?


Por Raul Otuzi

No seu livro: ARTE E CIÊNCIA DA CRIATIVIDADE’, o professor George K. Kneller examina quais as qualidades que parecem produzir alta criatividade. Fiz um pequeno resumo do que ele escreve. Para quem não conhece, vale uma olhada mais detalhada no livro.

Traços criadores

INTELIGÊNCIA
O criativo tem inteligência superior à média, porém não necessariamente no ápice da escala. O alto Q.I. é, por exemplo, mais útil ao cientista do que ao pintor.
(Elementar.)

CONSCIÊNCIA
O criativo é mais sensível do que o comum ao seu meio. Observa coisas que os outros deixam passar.
(Como anda seu senso de observação?)

FLUÊNCIA
O criativo é mais fluente, no sentido de produzir mais idéias do que uma pessoa comum, sobre determinado assunto.
(Deixa o barco correr, solta a mão!)

FLEXIBILIDADE
O criativo é mais flexível, tenta várias abordagens. Quando lhe mostram um tijolo, sugere muitos usos: peso de papel, construir casas, moer para conseguir pó vermelho, atirar em alguém...
(E aí, tijolo serve para mais o quê?)

ORIGINALIDADE
O criativo é capaz de produzir idéias raras, resolver problemas de maneiras incomuns, usar coisas ou situações de modo não costumeiro.
(Se você sempre seguir o exemplo, você nunca será o exemplo.)

ELABORAÇÃO
O criativo não apenas tem idéias novas, mas segue-as. Por exemplo, se apresenta inclinação poética, não se limita a lançar umas imagens, porém trabalha-as para compor um poema.
(Isso tem a ver com não desperdiçar os dons!)

CETICISMO
No reino das idéias a maioria das pessoas é conservadora, confiando no experimentado e provado, e desconfiando do novo. O criativo tende a ser mais cético em face das idéias aceitas e menos suspicaz das novas.
(Suspicaz significa desconfiado, já sabia ou só desconfiava?)

PERSISTÊNCIA
A criatividade exige persistência, uma vez que ela muitas vezes tem de ser sustentada por longos períodos de tempo, e enfrentando formidáveis obstáculos.
(Não se contente com uma só idéia. Xô, preguiça!)

‘BRINQUEDO’ INTELECTUAL
O criativo explora idéias pelo prazer de explorá-las, brincando com elas para ver aonde conduzem. Quem é criativo brinca com idéias porque as produz em maior número que os indivíduos comuns.
(Só vou repetir: o criativo explora idéias pelo prazer de explorá-las.)

HUMOR
O criativo reage espontaneamente à discordância de sentido ou implicação. Permite-se exprimir sentimentos que uma pessoa normal reprimiria.
(Não se reprima, não se reprima.)

INCONFORMISMO
Ao contrário do conformista, que é menos flexível, fluente e emocionalmente mais reprimido, o criativo tem idéias originais, é inconvencional, aberto à experiência.
(Abra a kbça!)

AUTOCONFIANÇA
O criativo tem íntima confiança no valor da sua obra. É ainda, freqüentemente, o seu mais severo crítico. E deve sê-lo, em verdade, para rever sua obra eficientemente, pois só poucas pessoas poderão ter para com as intenções dele a simpatia suficiente para assegurar bom conselho.
(Autoconfiança, não megalomania, percebe a diferença?)

18 comentários:

Anônimo disse...

Achei muito válido esse post. Só acho uma pena que boa parte dessas características acabem dando uma "esfriada" no decorrer dos anos de trabalho, seja pela pressão da falta de prazo, briefings incompletos, cobrança por algo com cara de festival e até mesmo um pouco de comodismo da nossa parte em relação aos clientes que já consideramos conservadores.

Anônimo disse...

O cara que fez a capa não leu o livro.

Anônimo disse...

MUITO INTERESSANTE ESTE TEXTO. RESUME EM SEGUNDOS O QUE MUITAS PESSOAS LEVARIAM A VIDA SEM ENTENDER PATAVINAS.
VOU LEVAR EM CONTA QUANDO FOR CRIAR DA PROXIMA VEZ. OU SEJA, NO PROXIMO DESAFIO DO EHDUCA!

Anônimo disse...

Olha só, os babacas ficam lá fazendo cinquenta idéias para o desafio, se achando os tais, cagando regra e este post, que poderia ajudar a melhorar o trabalho médio que eles fazem, ninguém comenta. É sempre assim. Muita gente para falar, pouquíssima gente disposta a ouvir...

Anônimo disse...

Um dos melhores posts do site. Muito bom. Me identifiquei com algumas características, mas com outras, nooossa, como preciso melhorar. Parabéns!

Anônimo disse...

Tô sempre por aqui, leio quase tudo. Mas tenho comentado pouco ultimamente. No entanto, esse post merece elogios: traz informação bacana para a galera. E isso contribui com a proposta de educação de vocês. É o que penso.

Anônimo disse...

Ótimo post.
beijos

Anônimo disse...

Raul, você tá chato como o Tucci. Vocês dois são muito chatos com esses posts... desafio!!!!
Larga mão de ser que nem o Tucci.

Anônimo disse...

é... vcs são muito chatos!

Anônimo disse...

Mas pensando bem, não são tão chatos assim, vai.

Anônimo disse...

Desculpem, eu tenho dupla personalidade.

Anônimo disse...

É. E pelo visto, as duas são idiotas.

Anônimo disse...

Eu sou inteligente.
Já Eu é um idiota.

Anônimo disse...

desculpem. Meus dois EUs sao idiotas.

Anônimo disse...

Muito boa a dica!
Raul, vocês podiam indicar um livro toda semana e fazer um breve resumo sobre o que se trata. Indicações de livros por professores e profissionais conhecidos como vocês dão mais credibilidade e incentivam a galera a ler mais.

Anônimo disse...

Não existem bons livros sobre o assunto para mais de meia dúzia de posts. Vou pedir para o Wilssinho Mateos, meu brother, escrever um e suprir essa lacuna do mercado, ok? Mas por enquanto, não tem mesmo. Sorry.

Anônimo disse...

Belo post,
Ehduca, duca mesmo!

Anônimo disse...

Porque pessoas "altamente" criativas? Uma pessoa não pode ser "baixamente" criativa? O que tem de mais em ser baixinho? Vocês precisam parar com este preconceito! Me admiram vocês, dirigentes do EhDUCA, entrarem nessa piadinha discriminatória. Nós, baixinhos, podemos ser tão criativos quanto vocês, altões. E com a vantagem de não precisar colocar anuários embaixo do monitor. Cresçam! Mas na mentalidade, que é onde importa...