sexta-feira, junho 02, 2006

Os spots mais bacanas para a Umbro foram...


Um bom texto de rádio provoca a imaginação. É como dizem: no rádio, você não vê nada, mas enxerga tudo. Recebemos vários spots com bons princípios criativos, mas faltou lapidar, escolher melhor as palavras, cuidar da cadência. Surpreender.

Por isso, os melhores spots para a Umbro na nossa opinião foram:

Uma mulher fala com seu chefe com ar desesperado.
Mulher: Chefinho, nós fomos à falência!
Chefe: Falência? Como assim? Isso é bom?
Mulher: Fomos pras cucuias, pro buraco, somos carta fora do baralho!
Chefe: Baralho? A gente estava jogando cartas?
Mulher: Não, chefe, a empresa faliu! Olha, eu vou explicar melhor. Imagine que é final de campeonato, 45 do segundo tempo e está dez a zero para o time adversário.
Chefe: Ah, tá, agora eu entendi.
Mulher: Ufa...
Chefe: Então você está demitida.
Mulher: Eu, chefe?
Chefe: Preciso fazer umas substituições, pô. Ainda dá tempo.
Entra o locutor: Umbro. A gente só pensa futebol.
Criação do Marcos Antônios. Boa história, bem construída e bem-humorada. Parabéns, Marcos!

BG de torcida vibrando.
Narrador esportivo: Apiiiiita o árbitro, final de jogo na Alemanha. Neste momento vemos os jogadores se dirigindo ao vestiário, e no caminho acontece a tradicional troca de camisas entre os atletas das duas seleções. Os jogadores da Itália vão se aproximando dos brasileiros, fazem uma roda em torno deles, parecem que querem alguma coisa. Vai chegando mais gente, começa uma confusão. Uma cena inacreditável, os italianos correm atrás dos brasileiros. Que absurdo, os jogadores da Itália tentam arrancar a força as chuteiras dos nossos atletas. A briga pelas chuteiras continua, está armada a confusão (locutor cai em B.G)
Locução: Umbro. Fornecedora oficial de chuteiras para a Seleção Brasileira.
Criação do Rodox. Conseguimos enxergar toda a cena. Boa, Rodox!

Começa com som de mar e andorinhas. Um narrador no estilo do Discovery Channel fala sobre as ‘andorinhas da cabeça branca’.
Narrador: A andorinha da cabeça branca é um animal pacato, vive em bando. Mas, nesta época do ano, se isola para cuidar do seu único filhote. Ela fica em ninhos como estes, em cima das pedras, e faz de tudo para mantê-los protegidos dos preda...
Neste momento, ouvimos um som de chute e um grito da andorinha.
O narrador fica nervoso: O que é isso? um cara chutou a andorinha, com ninho e tudo?
O cara que chutou comemora: Gooooooool!
Entra o locutor: Umbro. Para nós, futebol é tudo e tudo é futebol.
O narrador da Discovery ainda emenda: O pior é que foi um golaço mesmo, viu.
Criação do kadu das Idéia. Supreendente. Valeu, Kadu.

E a menção honrosa vai para:

B.g.: Som de torcida.
Locução masculina (ritmada):
Domingo é jogo do seu time, é só alegria.
Coração bate mais forte, caramba, arrepia.
Segunda só se ouve falar nesse jogo.
Foi pênalti, não foi, vixe, aquele juiz é fogo.
Terça tem pelada com a galera.
O dia todo, uh, é aquela espera.
Quarta tem um jogão na tevê.
Chama os amigos, vamos ver.
Quinta tem os gols da rodada.
Golaço, gol bobo, que furada!
Sexta é no boteco, e o papo mais que sagrado:
Quem vai ser campeão, quem vai ser rebaixado?
Sábado tem futebol de areia.
Par ou ímpar? Quem joga de meia?
E domingo, para a alegria do nosso povo,começa tudo de novo.
Quer saber? A gente ainda acha pouco.
Locutor 2: Umbro. A gente respira futebol.
Criação do Vernon. Bacana, Vernon. Por causa das rimas, lembra um pouco os spots da Kaiser, mas o seu texto tem um ritmo bem interessante.

Abraços e bom fim de semana.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

25 comentários:

Anônimo disse...

Todos são muito bons! O primeiro lugar é mais do que merecido!

Parabéns a todos.

Anônimo disse...

Parabéns ao 2º lugar que conseguiu mandar um roteiro e foi premiado por spot.


" Neste momento vemos os jogadores se dirigindo ao vestiário"

" fazem uma roda em torno deles"

"Vai chegando mais gente, começa uma confusão. Uma cena inacreditável"

Anônimo disse...

Cri cri tério.
Não to defendendo ninguém. Mas ele colocou isso como a descrição do narrador esportivo. Tem lá em cima depois do BG.

NARRADOR ESPORTIVO.

eu gostei dos dois.

Anônimo disse...

Ah tah. Pensei que era outra coisa.
Bom, agora vou ligar o rádio porque eles vão transmitir um show de mímica e eu não posso perder.

Anônimo disse...

Gente, vocês não entenderam. É uma rádio só para cegos, por isso o cara fica dizendo: "agora vemos isso, agora vemos aquilo". Nós vemos, você, cegueta ouvinte, não vê e nem vai ver. Hahahahahaha.
Humor negro. Eu acho válido.

Anônimo disse...

VALEU!!!!!! FOI DIFICIL ESSE DESAFIO, HEIN! PUXA VIDA, AS IDEIAS ESTAVAM MUITO BOAS! UM TERCEIRO LUGAR PRA MIM, JAH ESTAH MAIS DO QUE BOM. UM INCENTIVO A MAIS PARA EU NAO DESISTIR DO MEU SONHO DE SER CRIATIVO. PARABENS AOS OURO E PRATA. SHOW DE BOLA! (BOLA, ENTENDEU? (RISOS)).

FUI!!!!

Anônimo disse...

Numa sala de chat, existem as pessoas que conversam, que participam ativamente, e aqueles que simplesmente observam. Entram, olham o que acontece e saem, apenas pelo prazer de contemplar. Esta era a minha relação com o desafio do EhDUCA. Há tempos apenas acompanho, mas nunca me atrevi a participar. Para vocês terem uma idéia, a primeira vez que pensei em mandar uma idéia foi no desafio da bola de baseball, lembram? Pois bem. Desta vez, resolvi dar a cara a tapa. Pagar pra ver. E vejam vocês, tirei o primeiro lugar. Quem sabe agora eu tome coragem outras vezes. Agradeço de coração.
Marcos Antônios.

Anônimo disse...

Ae cri cri tério, sua crítica é válida, tem fundamento...
Mas talvez, com o spot produzido, a idéia ficava mais clara na sua cabeça. E a sua má vontade seria menor.

É isso aí galera, vamos soltar a mão, sem medo de errar. Não vamos nos intimidar pelos babacas de plantão que rondam o BLOG. Eles se acham tão bons, mas nem sequer mandam suas idéias pra galera ver.

Abraços!

Anônimo disse...

o mais bacana eh o ultimo. o das rimas.

Anônimo disse...

Novamente fraca a escolha..
O 1o sem comentarios.. jogar baralho.. ainda da pra substuir.. pfff
O 2o como disseram ficaria melhor num VT
O 3o eh muito ridiculo, chutar uma andorinha, com ninho e tudo? e fazer gol? por favor ne! vai apresentar essa ideia pro cliente vai.. alias, n passa nem do diretor de criacao.
O melhor ainda eh a mencao honrosa, tem um texto trabalhado ao menos. Ficaria ainda melhor num jingle.
Agora uma q nao foi selecionada q era boa foi a do caneta bic tambem.

Anônimo disse...

O kadu deu uma chupadaaaaa!!! Não sei se vocês já viram, mas existe um propaganda da propria umbro que o cara faz de um cachorro uma bola e chuta ele no "angulo" de um ponto de ônibus. Vale como continuação de campanha, mas a criatividade faltou.
Mas valeu kadu, gosto muito da sua linha criativa.

Anônimo disse...

Também acho que o do Caneta Bic deveria estar aí.

Anônimo disse...

GABRIEL, NAO CONHECO ESTE COMERCIAL DE UMBRO QUE VOCE DIZ, MAS ESPERO QUE ELE NAO EXISTA (RISOS). DE QUALQUER FORMA, O QUE EU FIZ FOI INVENTAR EM CIMA DO PROPRIO CONCEITO DA UMBRO, QUE EH ASSIM, PRA ELES TUDO EH FUTEBOL. CLARO QUE DEVEM TER COISAS PARECIDAS NA CAMPANHA, ALIAS, EH POR ISSO QUE ELA SE CHAMA "CAMPANHA" (RISOS DE NOVO). SOH PARA TERMINAR, QUANDO EU FAÇO IDEIAS PARA O DESAFIO, O LEGAL EH CRIAR, PELO EXERCICIO MENTAL. SE FOSSE PARA COPIAR, NAO VALERIA A PENA, NEH? ABRAÇAO A TODOS.
FUI!!!

Anônimo disse...

AH, GABRIEL, OBRIGADO PELO ELOGIO À MINHA LINHA CRIATIVA. NAO PASSOU DESPERCEBIDO NAO.
ABRAÇOS.

FUI DE NOVO!!!!!

Anônimo disse...

Bom, acho que o Rodox ficou bravo comigo. Não quis ofender. Mas também não quis fazer crítica construtiva, que por sinal, não existe. É possível fazer através da locução? É. Fica bom? Fica, dependendo do nível de exigência de cada um. Abraços.

Anônimo disse...

Vocês ficaram falando aí da tal idéia do caneta bic, fui lá olhar. Que porcaria! Uma ideiazinha melodramática que usa pela milhonézima vez a imagem do bebê que chuta na barriga da mãe. "Esse vai ser jogador de futebol". Isso é piada de tio bêbado em festa! O tipo de propagandinha pseudo-emocional que deve ser banida da propaganda brasileira - porque lá fora já não se faz esse tipo de bobagem - a pontapés. Sorry. Muito bom o critério do EhDUCA em manter esse lixo longe de ganhar um prêmio Raulzão de Ouro, Prata ou Bronze. Nem vou comentar isso com o Wilsinho Mateos, pra ele não desanimar...

Anônimo disse...

Gostei dos vencedores. Achei justo. Obrigado a quem gostou do meu texto.
Mas realmente tem a levada da campanha da Kaiser: a rima e tudo o mais.
Na verdade me inspirei neles mesmo. Nunca fui bom de poesia e queria ver como eu me virava. Acho até que fui bem. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Tambem preferi essa das rimas.
Quanto aos elogios ao meu spot, valeu carlos e halls!
Ja o fernando almeida, sempre tentando falar bonito, achando que eh o entendido dos assuntos. Ideia que eh bom, nunca tem.
Abraco e parabens aos ganhadores.

Anônimo disse...

Gostei muito do da Andorinha e das rimas da menção.

Tinha gostado também de um em que os hinos dos times eram trocados, achei bem bacana, mas tô com preguiça de ir lá ver quem fez. De qualquer forma, parabéns a todos!

Anônimo disse...

É, esse dos hinos era bacana.

Parabéns aos vencedores!

Anônimo disse...

O segundo spot é um filme. Mas eu acho que vocês estão enganados quando querem tirar o segundo lugar do cara só porque ele fez um filme no lugar de um spot. O motivo correto pra tirar o prêmio dele é que é uma porcaria de filme ruim.

Caneta Bic, seja humilde e assuma que a sua idéia é fraca e bobinha. Quanto às minhas, eu não as publico aqui. Publico nas melhores revistas deste país. E em alguns anuários também. Sorry.

Anônimo disse...

Que babaca que você deve ser, Fernando Almeida.

Anônimo disse...

Deve?

Anônimo disse...

No mínimo é o alterego de algum publicitário fracassado. Com certeza esse cara não é porra nenhuma. Sorry!

Anônimo disse...

Fernando Almeida ganhou o trofeu Marcos Valerio, que não é porra nenhuma e se diz publicitário.
Redator de merda, pra escrever tem que ter vida, não é anuariozinho nem revista que vai te sustentar não.
Prova aqui num concurso desses que você é realmente melhor que a gente, ou tá com medo de "manchar" seu curriculo com alguns "nãos".