sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Os 3 Melhores Anúncios de Agências




Os três anúncios de lançamento da Fallon/SP foram os preferidos da galera. Deles, destacamos esse aqui, que segundo o Ramon "...tem aquele certo toque de humor que consegue dar credibilidade a um anúncio e torná-lo sério, penetrante e contundente."

Em segundo lugar, vem o da Almap. Fábio Zanetti comentou: "Direto e fala com quem precisa, o investidor."

Em terceiro lugar, Ronson. Palavras de Eduardo Cavalheiro: "...cumpre um papel que vai além de vender a sua filosofia, ele doutrina."

Valeu pelas participações e opiniões.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Com essa foto a McCann Erickson vendeu...


A Mastercard

Esse é um dos anúncios mais recentes da McCann de Londres para a consagrada campanha 'Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard' . Halls Verde acertou na mosca. Ele postou:
"Cruzeiro: R$ 2.500,00
Roupas de banho: R$ 75,00
Snorkel: R$ 30,00
Uma segunda lua de mel: Não tem preço."

Mastercard.

Valeu, Halls! Agora vamos às soluções mais criativas. Pela ordem:

"Água: o melhor para desenferrujar."
Promoção para casais da terceira idade nas aulas de hidroginástica.
Academia Competition.
Criação do Duda Oliveira. Quebrou o senso comum, água é que enferruja. Parabéns, Duda! De novo.

"Achou bonitinho? A mulher dele não viu a menor graça."
Agência de Detetives Peixoto. Onde há fumaça, há fogo.
Criação do Ad Addicted. Enquanto a maioria viu romance na foto, ele viu traição. Bem legal, Ad. Só o slogan está sobrando. Não acrescenta nada e ainda confunde um pouco (fogo X foto aquática). Melhor seria tirá-lo.

"Em um dia você está em cima, no outro você está em baixo."
Jamaica, prazer em dobro.
Criação do Nelson. Valoriza as belezas da terra e do mar da Jamaica ao mesmo tempo em que sugere sexo. E para qualquer idade. Muito bacana, Nelson!

Menções honrosas:

"Desta vez suas férias vão por água abaixo."
Caribe. Uma sensação única.
Criação do André Haram. Chama a atenção com uma expressão que inicialmente tem caráter negativo, mas que associada à foto sugere exatamente o contrário. Valeu, André!

"Para seu relacionamento não perder o fôlego."
Marie Claire. Para mulheres maduras e relacionamentos nem tanto.
Criação do Renato Brito. Slogan muito bom. Caberia aqui apenas escrever o título de outra forma, algo como "Não deixe seu relacionamento perder o fôlego." Para que não fiquem dois 'para' nos inícios das frases, ok?

Obrigado a todos. Continuem participando. Na boa. Reforçamos que esse é um espaço democrático para uma troca de idéias saudável e produtiva. No mais alto nível, sem ofensas.

Abraços,

Raul Otuzi e Henrique Tucci

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Três cervejas, um só posicionamento




Pergunta que não quer calar: será que a Bohemia vai por esse caminho também ou o anúncio de Veja dessa semana é apenas pontual?

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Com essa foto dá pra vender o quê?


Mais um desafio de criatividade para vocês. O que é que dá pra vender com a foto desse casal? Crie um anúncio a partir dela. Para quem não conhece, quinta-feira, a gente publica o anúncio original na íntegra. Vamos lá. Mergulhe fundo. Estamos na expectativa de grandes idéias.

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Anúncio da DM9 para a Bohemia. Segue firme na sua proposta de vender tradição, qualidade e superioridade. Ótimo caminho. O seu pioneirismo sustenta essa promessa. É a primeira cerveja do país, fundada em 1853.

O título evoca a realeza e faz um convite para o prazer: "Pode tirar a coroa. Uma rainha nunca perde a majestade.” Bela metáfora. A imagem é um plano detalhe do bico da garrafa sendo aberto. Tampinha em primeiríssimo plano. Assina no canto esquerdo superior: “A primeira e melhor cerveja do Brasil.”

Slogan informativo, simples, sem maiores rompantes criativos. Mas precisa? Não. A criatividade está em todo o resto da sua comunicação. Nesse caso, ao slogan coube apenas a missão de posicionar a marca na cabeça e coração do consumidor. O que, convenhamos, não é pouco.

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Closes em dobro. O impacto tá na cara







Por Raul Otuzi

Big closes chamam a atenção que é uma beleza. Gostamos de ver rostos de pessoas. Faz parte da natureza humana, questão de identificação. Agora quando temos closes em dobro, daí o poder de atração no mínimo duplica, não é não? O impacto é maior, fazemos comparações, procuramos semelhanças e diferenças.

Tá na cara, essa é uma boa estratégia criativa.

A primeira campanha é de 2001, da Almap. Título: "Ele pode ter a sua cara, mas não precisa ter a mesma comida." Assina: 'César. Para cachorros especiais.' Redação: Roberto Pereira. Dir. Arte: Luiz Sanches/Valdir Bianchi.

A segunda campanha é de 2003, da Salles D’Arcy (RJ). Título: "Depois de assistir Náufrago no Telecine Premium, você vai ficar cheio de perguntas sobre a vida. A maior delas é: e se fosse você?" Assina: 'Náufrago, dia 14, às 19 horas, no Telecine.' Redação: Rodolfo Sampaio e Ricardo Jones. Dir. Arte: Carlos Eduardo Lopes.

A última é de 2005, da Giovanni, FCB. Título: "A vida passa rápido. Caramba, passa rápido mesmo. Vê se aproveita." Assina: 'BMW.' Redação: Thiago Carvalho. Dir. Arte: Silvio Medeiros.

Conclusão:
quando se tem um bom conceito, quem vê cara vê coração.

Vale o clique!

"Site da Leo Burnett canadense. Fantástico, show, lindo, vanguarda... tem que navegar
pra sentir o que estou falando. Referência obrigatória para TODOS os webdesigners com o mínimo de humildade criativa."

Direto do www.bla-marcelotomaz.blogger.com.br. Imperdíveis! Tanto o site da Leo, como o blog do Marcelo, que aliás já postamos aqui. Cliquem e confiram.