sexta-feira, março 31, 2006

Nota 1000, Paulo!

Esse espaço é seu. Mande sua foto e um texto de sua autoria com 1000 caracteres exatos (contando os espaços) sobre qualquer assunto, que a gente publica. Publica se for bacana e de acordo com a ordem de chegada, ok? Escreva. ehduca@hotmail.com

Esperança que vence o medo de perder a esperança.

Por Paulo Aguiar (http://www.themonk.zip.net/)

A publicidade é a cara do país. Minoria privilegiada. Maioria desiludida com pastas, portfólios e peças criadas na esperança de mudar de vida. Quem você conhece aqui? E o bordão criativo ‘gostamos do trabalho, se pintar algo ligamos’.

Não desanime, a vida é cheia de surpresas. Quem sabe você muda de lado. E quando subir ao 20º andar, não esqueça que você já esteve no térreo.

Vivemos numa favela profissional, nos empurrando em busca de espaço. Muitos desistem para virar falcão. Virando noites, criando panfletos, anúncios para lista telefônica e cartões de visita. Ok, sei que você precisa. Precisa de respeito, dignidade e amor próprio.

Crie mais e sonhe menos. Faça do trabalho um combustível para levantar vôo. Busque alternativas. Não se venda. Prove que você merece. Não se prostitua. Não explore menores. Não escolha o caminho mais fácil, porque quando perguntarem como você chegou lá, vai ter que dizer “lamento muito, mas não vou responder”.

Com essa foto a TiempoBBDO da Espanha vendeu...


A Pepsi

Conceito: "Atrévete a más." No Brasil, a assinatura é "Arrisque mais. Viva mais."

Uma imagem tão rica como essa evoca, provoca incontáveis alternativas. Conceitos ligados à cabeça, ao futebol, ao esporte, ao perigo, à abelhas, ao mel, à defesa da natureza, à luta contra a natureza, à comunidade no orkut, etc, etc.

Várias boas idéias, mas as três melhores na nossa opinião foram, pela ordem:

"Tudo sobre o zangão. Tudo sobre os zangados."
Superinteressante. De tudo, tudo.
Criação do Giant Panda. Grande conceito, grande jogo de palavras. Parabéns, Giant.

"É melhor consultar seu oftalmologista regularmente."
Associação Brasileira de Oftalmologia.
Criação do Henrique Ulisses. Bem sacada, bem humorada. Maravilha, Ulisses!"

"Para quem não tem medo de entrar de cabeça."
Curso Pré-Vestibular. Prepare a sua para a vida.
Criação do Caneta Bic. Fez uma leitura rápida, direta e objetiva da foto. Boa, Bic!

E as menções honrosas vão para:

"É melhor começar a treinar. Seja lá onde você estiver.”
Joga Bonito - reality show sobre futebol da Nike - A sua oportunidade de fazer um estágio num grande time brasileiro.
Criação do Marcelo Santos. Bacana, Marcelo!

"A cabeça é a parte mais importante do seu corpo. Veja lá o que você vai fazer com ela."
Revista Trip.
Criação do Fernando Almeida. Valeu, Fernando!

E valeu, galera. Obrigado. Até semana que vem.

Abraços,

Raul Otuzi e Henrique Tucci

Com um outdoor em branco dá pra criar o quê?


Por Raul Otuzi

Você sabe, não tem limites. As possibilidades são inúmeras. Basta acrescentar, por exemplo, um outro outdoor do lado (esquerdo ou direito, depende do caso) e um um conceito inteligente, pertinente.

Foi o que fez a Leo Burnet de Lisboa. Depois de um outdoor em branco, vinha outro outdoor, este com o título: "Não é chato quando não tem nada para ler?" Assinatura: Librairie Ferin. Criação: André Kirkelis/ Icaro Doria.

Já a Leo Burnett do Brasil fez o contrário. Colocou o outdoor em branco logo depois de um outro que trazia a foto do Fiat Stilo Schumacher. Título: "Ninguém na sua frente". Criação: Alexandre Scaff/ Felipe Massis.

Pois é, branco inspira. Está sempre pronto a aceitar qualquer cor, palavra, imagem. Idéias que transformam meros produtos/serviços em produtos notadamente indispensáveis. Branco aceita tudo. Escreva uma bela história. Para as marcas. Para a sua vida.

quinta-feira, março 30, 2006

O que ela tem que eu não tenho?




A primeira campanha é da Giovanni, FCB para o suco de frutas concentrado Maguary. Criação: Antônio Nogueira/Fernando Barcellos.

A segunda campanha é da Lowe Porta (Chile) para o Watt´s Juice. Criação: Cristian Kemp/ Francisco Camacho.

Olhando assim, tem diferença? Tirem suas próprias conclusões.

quarta-feira, março 29, 2006

Com essa foto dá pra vender o quê?


O que é possível vender com uma foto estranha como essa? Crie um anúncio a partir dela. Para quem não conhece, sexta-feira, a gente publica o anúncio original na íntegra. Ponha sua cabeça para funcionar, mande sua idéia.

O melhor anúncio de Veja








Por Raul Otuzi

O melhor anúncio desta semana na verdade é um encarte especial que a Lowe criou para divulgar o novo Renault Megane. Espetacular. Tudo começa com um executivo olhando para algo que não podemos ver o que é, vira-se a página e mais quatro pessoas surgem admirando não sabemos o que, nova página é virada e vemos mais duas pessoas e o começo da frente do novo Renault Megane. Daí vem a página dupla e a revelação total do carro. Título/tema da campanha: "Muita gente vai querer estar no seu lugar". Slogan: “Novo Renault Megane. O carro para mudar a sua história. Bárbaro.

Quando achamos que já acabou, viramos a página de novo e vemos o carro de costas, e em seguida as pessoas correndo atrás dele. Assina com a marca: Renault. Criador de Automóveis.
Realmente um show.

No comercial de TV, a idéia também é fantástica. Confira a descrição do Portal da Propaganda: "um executivo pega a chave-cartão do seu Renault Megane em cima da mesa e deixa o escritório. Conforme caminha, várias pessoas começam a persegui-lo, não só no escritório, como também no elevador, na garagem ou enquanto dirige o automóvel. Estas pessoas acabam, por meio de efeito especial, literalmente 'entrando' no corpo dele, e assim, tomando o lugar do proprietário do Novo Renault Megane." Vale a pena ver: www.portaldapropaganda.com/vitrine/tvportal/2006/03/0046

terça-feira, março 28, 2006

E dessas campanhas, qual incentiva mais a leitura?



A vida fica mais interessante com um pouco de ficção. Cia das Letras.



Words create worlds. (Palavras criam mundos.) Anagram Bookshop.


Se uma página o faz pensar, imagine um livro. Livraria Ferin.

segunda-feira, março 27, 2006

Qual campanha de incentivo à leitura é a melhor?



Você não imagina a falta que um bom livro faz. Livraria Cultura.



Um livro faz todo mundo imaginar. Livraria Ferin.



Cada livro que você lê, é um filme que só você pode ver. Rocco.



"Tempo equivalente a 39 páginas de 'O teatro de idéias', de Bernard Shaw."
"O mesmo tempo de ler 74 páginas de 'A Metamorfose', de Franz Kafka."
Sim, você tem tempo para ler mais. Companhia das Letras.