sexta-feira, janeiro 19, 2007
Com essa foto a BBH vendeu....
Lancer Evolution da Mitsubishi.
Texto: From 0 to 60 mph in 5,6 seconds. Principal idéia a ser comunicada: velocidade. Por isso mesmo teve quem foi nessa linha:
"Novo Golf 2.0 16V Turbo. Rápido, muito rápido." - Anônimo
"New Kawasaki ZZR 1400. Fast!" - Samuca.
Agora os três melhores, na nossa opinião, foram:
"Mesmo sem ver, você fica sabendo de tudo."
CBN - A rádio que toca notícia.
Criação do Machado-RJ. Grande idéia, Machado. Parabéns!
"Delay?"
Skype. No ato.
Criação do Ronyseven. Fugiu do óbvio. Boa, Rony!
"Desconfiamos até do nosso ponto de vista."
Carta Capital. Independente e Imparcial.
Criação do Matheus. Valeu, Matheus!
E a menção honrosa vai para:
"Não perca o foco."
Escola Superior de Comunicação.
Inscreva-se já e visualize seu futuro.
www.esc.com.br(0xx81) 3222.5005
Criação de um anônimo
É isso. Obrigado pela participação de todos. Valeu mesmo. Principalmente depois de tanto tempo sem a gente atualizar o blog. Como vocês sabem, esse é um exercício lúdico, criado única e exclusivamente para manter a mente em movimento.
Abraços e ótimo fim de semana,
Raul Otuzi e Henrique Tucci
História em Quadrinhos para vender camisinha
Por Raul Otuzi
Série de anúncios da McCann para os preservativos Jontex Sensitive com ilustrações de Caco Galhardo, cartunista criador dos Pescoçudos. Redação: Lusa Silvestre, Eduardo Hernandez. Direção de arte: Romolo Megda, Daniel Chagas Martins.
Frases melosas do tipo: "Acho grosseiro falar em sexo. Prefiro chamar de amor", saídas da boca de verdadeiros machões na hora da paquera, são a deixa perfeita para a assinatura: "Seja sensível que você se dá bem. Jontex Sensitive."
É a propaganda brasileira cada vez mais descobrindo o poder de persuasão dos nossos queridos e talentosos cartunistas.
quinta-feira, janeiro 18, 2007
História em Quadrinhos para vender cerveja
Por Raul Otuzi
A Devassa, cerveja que tem o conceito "Um Tesão de Cerveja", lança calendário baseado nos lendários 'catecismos' do Carlos Zéfiro. A peça é assinada pela McCann Erickson, que reuniu ilustrações selecionadas da obra do grande mestre dos quadrinhos pornô.
O uso de HQ para vender cerveja não é novo. Em 2001 a NewcommBates Brasil, de Roberto Justus, criou uma campanha com Os Skrotinhos, do cartunista Angeli para a Kaiser Summer. A estratégia era utilizar o bom humor para aproximar o público jovem da marca. Conceito: "Uma cerveja fora do sério."
quarta-feira, janeiro 17, 2007
Com essa foto dá pra vender o quê?
terça-feira, janeiro 16, 2007
PDV: presença constante no comercial de TV
Por Raul Otuzi
Comerciais que têm o ponto-de-venda como cenário não são nenhuma novidade. A novidade é a quantidade de comerciais que estão usando tal ambiente para contar as suas histórias. Não é só o varejo não. De iogurte a carro, de detergente a celular, exemplos não faltam.
O motivo parece ser um só: fortalecer a presença das marcas na cabeça dos consumidores justamente no local onde são compradas. É a “varejização” da propaganda, cada vez mais hard-sell, cada vez mais pressionada por resultados a curto prazo.
Assista aos dois comerciais da Giovanni+DrafFCB que seguem esse modelo. O primeiro é para o Nesvita da Nestlé (já comentado aqui) e o segundo para o telefone Celular Ultra 9 da Samsung, o celular mais fino do mundo.
segunda-feira, janeiro 15, 2007
Dublagem. Ótimo recurso criativo
Por Raul Otuzi
Comercial da BBDO de NY para DMX, energy drink da Mountain Dew. Animais noturnos cantam a famosa música "All Night Long" de Lionel Richie. Assina: "be nocturnal."
Este comercial, criado em 2005, me lembrou o novo clipe do U2 "Window in the skies." Veja: