sexta-feira, junho 09, 2006

E os spots mais bacanas para a Semp Toshiba foram...

Som ambiente de loja.
Homem 1: Bom dia, eu quero comprar uma TV 29 polegadas.
Homem 2: Não tem.
Homem 1: Como assim? Tá cheio de TV aqui.
Homem 2: É, mas isso aí é tudo uma porcaria. Cheias de defeito, e ó, eu sou bom pra ver defeito. Eu bato o olho e é batata. Quando não presta eu vejo logo. Vai na loja aqui do lado que eles têm Semp Toshiba, 50 meses de garantia, uma beleza.
Homem 1: Poxa, obrigado pela dica. Mas, só uma curiosidade: como que eles ainda deixam você trabalhar aqui?
Homem 2: É que eu também sei os defeitos do gerente: bebe no trabalho, tem duas amantes, tira dinheiro do caixa...
Locutor: Semp Toshiba. 50 meses de garantia.
Criação: Em busca do raulzão de ouro. Buscou o 1º lugar mesmo. Parabéns!

O spot é um diálogo entre namorados.
Namorada: Você me ama?
Namorado: Muito.
Namorada: Mas muito mesmo?
Namorado: Muito, muito, muito.
Namorada: Mais do que qualquer coisa?
Namorado: Mais.
Namorada: Mais do que ama a Gisele Bündchen?
Namorado: Mais. Eu garanto.
Namorado: Mas mais do que a Gisele Bündchen nua, com uma cerveja gelada na mão? Você me ama mais que isso? Você garante, Alberto?
Namorado (fraquejando): Bem, Patrícia, a cerveja é de que marca?
Locutor: Tem coisas que é impossível garantir. 50 meses de garantia só a Semp Toshiba tem.
Criação: Maxx. Usou uma crônica conhecida para criar um belo conceito. Boa, Maxx!

Dercy Gonçalves:
As TVs Semp Toshiga, Toshiba, sei lá que m***** é essa, são as únicas com garantia de 50 meses. Ou seja, eu vou pifar muito antes que ela. Então, o seu v*****, vê se me respeita e ouve o meu conselho. Vai na loja e compra logo essa b*****.
Locutor: Semp Toshiba. 50 meses de garantia.
Criação: Em busca do raulzão de ouro. Polêmico e com personalidade.

E as menções honrosas vão para:

Ouvimos uma japonesa falando, espantada:
- Nossa, que grande, Toshiro!
Outra japonesa, em outro som ambiente, fala:
- Nossa, que enorme, Yamazato!
Outra japonesa, em outro lugar, fala:
- Puxa vida, mas é muito grande, Yoshito!
Um japonês fala, com tom maroto:
- É grande, né? Sua irmã também achou. Ri, ri, ri.
Entra o locutor: Nenhuma outra TV tem uma garantia tão grande. Semp Toshiba. 50 meses de garantia.
O japonês volta a falar:
- E então, onde eu enfio o aparelho?
A japonesa dá uma risadinha marota:
- Hi, hi, hi.
Locutor: Semp Toshiba. os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros.
Criação: Kadu das Ideia. Emplacou mais uma. Boa, Kadu!

(Locução de mulher, voz doce e trilha suave)
"Claro amor, você pode ver todos os jogos da Copa. Quer convidar todos os seus amigos também? Só me avisa pra eu comprar os petiscos que você adora, umas cervejinhas..."
(Corta e entra som de despertador)
(Mulher irritada) "Geraldo, você vai se atrasar de novo!"
Locutor: A garantia das outras é assim. Quando começa a ficar bom, acaba.
Semp Toshiba. A única com 50 meses de garantia.
Criação: Caneta Bic. Valeu, Bic!

E valeu para todos os participantes: Rafael Amaral, Lage e Viana, Vernon, Marcos Antônios,
Bosco Balaban, André Coutinho, João Bernades, Mari, Júlia, Rodox, Marcus Vinicius, Machado-RJ, etc. Acreditamos que esses exercícios contribuem para a reflexão crítica e desenvolvimento da capacidade criativa de cada um.

Abraços e bom fim de semana!

Raul Otuzi e Henrique Tucci

quinta-feira, junho 08, 2006

Conceitos diferentes, mesmo princípio visual





Preciosa colaboração da Paula, redatora em Juiz de Fora-MG. Obrigadão, Paula!

Ela nos escreveu: "...vi uns anúncios super bacanas para a Car House/Toyota na sessão novo do clube on line, a agência é Martins + Andrade (RS).

"Mas na hora não pude deixar de lembrar de uns anúncios mais antigos da VS para a Kawasaki. Garimpando no site do CCRJ, consegui achar os benditos! rs!

Não é nada dessa história de chupada! Prefiro não botar lenha nessa fogueira! rs! Só achei interessante como dois conceitos diferentes - um fala sobre prazer em dirigir, outro sobre pistas de corrida - podem levar a execuções praticamente iguais."

Realmente a coincidência visual é de impressionar.

A assinatura da primeira campanha é: "Land Cruiser Prado. Você nunca sentiu tanto prazer em dirigir."

Já a da segunda é: "A tecnologia das ruas já está nas ruas. Chegou a Kawasaki Ninja ZX-16R."

quarta-feira, junho 07, 2006

Semp Toshiba. Da série "Como Diferenciar Marcas"


Por Raul Otuzi

Vale a pena ler. Está no livro MARCAS - Uma história de amor mercadológica, de Pyr Marcondes: "O público revendedor reconhecia a qualidade Semp Toshiba, mas com percepção de que seus produtos estavam um pouco defasados, associando as marcas de tecnologia como ‘premium’ e as demais como ligadas a preço. A equipe comercial entendia a vocação da Semp Toshiba como de marca tradicional, não de produtos avançados, tendendo a posicioná-la em uma categoria de produtos comprados e vendidos por critérios de conveniência e oferta."

Foi aí que entrou a Talent, cujo primeiro passo foi analisar as áreas de oportunidades no mercado de eletroeletrônicos.

"Tecnologia é uma característica relevante na categoria, mas constatou-se que a comunicação da concorrência se tornara um lugar comum, com todos os fabricantes expressando a mesma coisa; a propaganda repetida esterelizara o significado des palavras como atualidade, tecnologia, futuro e outras."

"A saída seria devolver soluções criativas de acordo com as necessidades dos consumidores. A tecnologia Semp Toshiba seria qualificada como a mais criativa do mercado, e aí residiria seu diferencial. O slogan: 'Os nossos japoneses são mais criativos do que os japonenes dos outros' agregaria criatividade à tecnologia e valor à marca, enquanto a empresa se empenhava no desenvolvimento de linhas que ressaltassem este posicionamento."

Resumo da ópera: criatividade e diferenciação em propaganda é tudo.




Títulos do mestre Eugênio Mohallem, com direção de arte do Edinaldo "Cebolinha" Fernandes, quando os dois estavam na Talent, em 1995. Direto do túnel do tempo.

terça-feira, junho 06, 2006

Crie um spot 30” para a Semp Toshiba




Objetivo: vender o maior tempo de garantia dos seus televisores em relação à concorrência. São 50 meses no total. Essa garantia é uma das razões que sustenta o clássico slogan: “Semp Toshiba. Os nossos japoneses são mais criativos que os japoneses dos outros.”

Mais infos: www.semptoshiba.com.br ou www.talent.com.br

segunda-feira, junho 05, 2006

E o spot original da Young para a Umbro é...

Locutor esportivo: Lá vai Roberto Carlos na ponta esquerda, levanta na área, entra Sávio de cabeça e é gol.
Goooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllll!
Locutor 2: Umbro. A gente gosta mais de futebol.

Criação: Alexandre Gama / Gustavo Gusmão, nos idos de 1997