sexta-feira, agosto 04, 2006

Está faltando criatividade? - parte II


Por Raul Otuzi

Maio de 2002, comercial do Peugeot 206:
Fim da cerimônia de casamento, os noivos felizes e realizados estão saindo da igreja, quando percebem um grupo de amigos pintando e amarrando latas no carro em que sairão em lua-de-mel. Ficam fulos e, rapidamente, noivo e noiva se lançam em batalha insana, batendo com vontade nos amigos até que conseguem escapar no carro. Assina: "Peugeot 206. Só entende quem tem um."
Criação: Carillo Pastore Euro RSCG.

Junho de 2006, comercial do novo Vectra:
Cena típica de uma apresentação de carro em sua garagem, com muita fumaça de gelo seco, iluminação característica, foco nos detalhes e câmera girando. Um show! Daí, surge na garagem uma mulher, em traje de gala. Ela entra no carro e pergunta para o marido, orgulhoso proprietário do Vectra: "Você precisa mesmo fazer tudo isso toda vez que a gente sai de carro ?". Ele sorri. Assina:
"Vectra. Você vai entender quando tiver."
Criação: McCann Erickson.

E aí? Faltou criatividade à McCann? Segundo o Henry, em um dos seus coments no post anterior do EhDUCA, faltou. E muita. Concordo.

quinta-feira, agosto 03, 2006

Está faltando criatividade? – parte I



Por Raul Otuzi

Tomás Lorente, vice-presidente de criação da Y&R, disse no www.portaldapropaganda.com:

“A Perdigão é muito feliz por ter nascido com um logo como este, que pede para ser um coração, pois é vermelho e muito parecido com a nossa solução de imagem. Um dos méritos desta campanha é justamente transformar em mote a logomarca dos produtos.”

Tempos atrás, a DPZ já havia utilizado o mesmo conceito visual para a Credicard, na campanha: o melhor da vida.

Diante disso fica a pergunta: por serem de segmentos diferentes (cartão de crédito x indústria alimentícia) e pela forma de aplicação não ser a mesma (formato e cor), a Young teve uma boa sacada em usar a mesma referência gráfica ou está faltando criatividade mesmo?

Opinem.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Briefing inspirador. Você ainda vai ter um.


Por Raul Otuzi

Fiquei animado com o evento de planejamento mais importante do ano. Spark! (fagulha, faísca) foi o tema da Account Planning Conference, que aconteceu de 24 a 26 de julho em Miami. Abordar questões relacionadas à INSPIRAÇÃO foi o objetivo do evento.

Que tipo de inspiração? Aquela capaz de trazer luz às novas idéias para encantar clientes. Nos blogs: grupodeplanejamento.com.br/postaisdemiami/ e blogdoplanner.zip.net/ você confere a cobertura completa.

E por que fiquei animado? Porque briefings inspiradores são meio caminho andado para campanhas criativas e memoráveis. Quando recebo um briefing inspirador, com insights e provocações, a chance de botar um trabalho melhor na rua é maior.

Mas você sabe, produzir briefings inspiradores não é fácil. Seja pela correira, pela falta de tempo e verba, pela interferência do cliente, pela onda do politicamente correto, pelo medo de ousar, pela posição dos planetas na Terra, pela desculpa que for.

Não é fácil, mas temos que brigar por isso. Temos que brigar por mais briefings inspiradores. Em prol de campanhas mais bonitas, bacanas e de resultado.

Então viva a inspiração. Spark! Minhas sinceras saudações ao Account Planning Conference.

terça-feira, agosto 01, 2006

De volta das férias


Stap Comunicação & Marketing. Red.: Sergio Ladessa. Dir. Arte: Rogério Harsányi.

Por Raul Otuzi

Fala, galera. Estou de volta. Senti saudades. Depois de um mês fora, chegou a hora de voltar à estrada. Foram 30 dias de muitas reflexão e novas idéias para o EhDUCA.

Muita coisa bacana deve pintar por aqui. Sempre com o talento, aval e cumplicidade do Tucci, que nesse tempo em que fiquei de papo pro ar postou coisas bem bacanas e ainda teve que agüentar um monte de bobagens. Fala, sério!

Tucci fez muito bem de dar um tempo também. Conversamos muito e esperamos que daqui pra frente a gente possa elevar o nível de discussão com assuntos pertinentes e produtivos.

Valeu, Tucci. Mãos à obra e pé na tábua. A aventura vai recomeçar.