sexta-feira, julho 14, 2006

Quentinhas.

Por Henrique Tucci.

As notícias que trarei nesta coluna ainda têm seu calor de assunto do momento, por isso elas ganham o título de Quentinhas. São temas atuais que estão rolando no mercado ou na internet mas que não pintaram em primeira mão por aqui. E por isso, vou colocar fogo nestes assuntos de novo para ouvir a importante opinião de nossos queridos blogueiros sobre eles. Eu acredito que são temas que ainda podem dar um bom caldo. Podemos discuti-los ou sepultá-los de vez! Por isso, mandem suas opiniões!














Você já googou hoje?
Pelo jeito, dicionário está virando peça de marketing viral. Acreditem! Afinal, dar significado a uma expressão não é o que a propaganda vive fazendo? Então, veja se você engole essa: a nova edição do respeitado Webster´s Collegiate Dictionary, o Aurélio de quem fala inglês, traz novas palavras que entraram para a cultura americana e que logo vão acabar invadindo a terrinha que Cabral descobriu. Uma das mais polêmicas adições foi o verbo “to google”, com o significado “achar informações rapidamente na internet”. E vejam a pretensão: é “achar” e não “procurar” e ainda “rapidamente”. Os lingüistas vão ter muito o que discutir. Afinal, acredito que este seja o caminho natural de uma língua, quando ela incorpora expressões que a sociedade consagra. Mas será que os gringos consagraram mesmo ou foi uma jogada de marketing muito inteligente para dominar um segmento de mercado? E quais serão as próximas palavras a entrar para o Webster´s? Façam suas apostas: “to ebay”, para vender algo na internet? “to iexplore”, para “navegar no mundo virtual”? Vou fazer minha sugestão para o Aurélio. “Ehducar: usar sites ou blogs como ferramentas de educação”. Mande também suas idéias.
















O craque Zinedine Zidane
dando sua famosa cabeçada.



Solução Zidane.
A Loducca colocou uma página em seu site demonstrando a aplicação da Solução Zidane em algumas situações típicas do dia a dia de uma agência: é o efeito Zizou. Em que situação você aplicaria essa mesma solução? Mandem seus votos! E veja o link, enquanto ele está no ar: http://www.loducca.com.br/efeitozizou/home.asp

terça-feira, julho 11, 2006

Quantas estrelas cabem em um comercial?






Por Henrique Tucci.

Você já deve ter ouvido aquela famosa pergunta do seu cliente: “uma campanha fica mais eficiente com um artista global?” O que você responde?

Em primeiro lugar, temos que ver se a verba é condizente, claro! Mas ainda assim, eu diria o clássico “pode ser que sim ou que não”. Porque mesmo que a verba seja suficiente para o cachê, ela também deve cobrir uma ótima produção e uma veiculação melhor ainda. E mais: a personalidade do artista, ou da personagem mais recente que ele interpretou, deve ser totalmente adequada ao seu produto ou empresa. Neste caso, sim, vá em frente e gaste o valioso din-din do seu cliente. Diversas pesquisas comprovam a elevação da empatia do público que é submetido a uma mensagem com personalidades. Além disso, quando a figura é velha conhecida do consumidor você já ganha de bandeja muitos GRPs extras para o seu filme. Mas ainda se corre sempre aquele risco previsível de estar lidando com uma personagem viva que pode se meter em encrencas na tela ou na vida real, como nos casos recentes de Marcello Antony ou Paris Hilton.

Mas não se esqueça que celebridade nenhuma salva uma idéia ruim. Capriche no roteiro e acredite nas suas idéias acima de qualquer estrela. Mas se você quer um bom exemplo do uso de personalidades, veja o caso da ação norte-americana da One.org, que luta contra a AIDs e a pobreza mundial. A campanha é recheada de superstars e ainda tem um apelo muito importante para a ação de cada um.

Veja o comercial e seja mais um entre eles.

Visite também o site da One.org: http://www.one.org/

Um abraço!

Tucci.

Prêmio ao pé do ouvido.







As inscrições para o Festival de Áudio e Multimídia (FAM2006) da APP estão abertas.
O evento faz parte do calendário da APP Ribeirão e tem como objetivo reconhecer e premiar a qualidade dos criativos do interior.
As peças podem ser inscritas nas categorias: Campanha (peças seqüenciais, teaser + revelação ou conjunto de peças); Mercado (trilha de áudio exclusiva; jingle institucional; jingle promocional/varejo; spot institucional e spot promocional/varejo) e Universitário (peças produzidas dentro da grade curricular do curso).

Os melhores vão mostrar sua criatividade em alto e bom som. E ainda podem garantir um prêmio importante para o currículo.

Confira o regulamento e faça sua inscrição. Para saber mais: http://www.appribeirao.com.br/fam/

Vamos lá! Tem gente querendo te ouvir.

Um abraço!

Tucci.