sexta-feira, junho 02, 2006

Os spots mais bacanas para a Umbro foram...


Um bom texto de rádio provoca a imaginação. É como dizem: no rádio, você não vê nada, mas enxerga tudo. Recebemos vários spots com bons princípios criativos, mas faltou lapidar, escolher melhor as palavras, cuidar da cadência. Surpreender.

Por isso, os melhores spots para a Umbro na nossa opinião foram:

Uma mulher fala com seu chefe com ar desesperado.
Mulher: Chefinho, nós fomos à falência!
Chefe: Falência? Como assim? Isso é bom?
Mulher: Fomos pras cucuias, pro buraco, somos carta fora do baralho!
Chefe: Baralho? A gente estava jogando cartas?
Mulher: Não, chefe, a empresa faliu! Olha, eu vou explicar melhor. Imagine que é final de campeonato, 45 do segundo tempo e está dez a zero para o time adversário.
Chefe: Ah, tá, agora eu entendi.
Mulher: Ufa...
Chefe: Então você está demitida.
Mulher: Eu, chefe?
Chefe: Preciso fazer umas substituições, pô. Ainda dá tempo.
Entra o locutor: Umbro. A gente só pensa futebol.
Criação do Marcos Antônios. Boa história, bem construída e bem-humorada. Parabéns, Marcos!

BG de torcida vibrando.
Narrador esportivo: Apiiiiita o árbitro, final de jogo na Alemanha. Neste momento vemos os jogadores se dirigindo ao vestiário, e no caminho acontece a tradicional troca de camisas entre os atletas das duas seleções. Os jogadores da Itália vão se aproximando dos brasileiros, fazem uma roda em torno deles, parecem que querem alguma coisa. Vai chegando mais gente, começa uma confusão. Uma cena inacreditável, os italianos correm atrás dos brasileiros. Que absurdo, os jogadores da Itália tentam arrancar a força as chuteiras dos nossos atletas. A briga pelas chuteiras continua, está armada a confusão (locutor cai em B.G)
Locução: Umbro. Fornecedora oficial de chuteiras para a Seleção Brasileira.
Criação do Rodox. Conseguimos enxergar toda a cena. Boa, Rodox!

Começa com som de mar e andorinhas. Um narrador no estilo do Discovery Channel fala sobre as ‘andorinhas da cabeça branca’.
Narrador: A andorinha da cabeça branca é um animal pacato, vive em bando. Mas, nesta época do ano, se isola para cuidar do seu único filhote. Ela fica em ninhos como estes, em cima das pedras, e faz de tudo para mantê-los protegidos dos preda...
Neste momento, ouvimos um som de chute e um grito da andorinha.
O narrador fica nervoso: O que é isso? um cara chutou a andorinha, com ninho e tudo?
O cara que chutou comemora: Gooooooool!
Entra o locutor: Umbro. Para nós, futebol é tudo e tudo é futebol.
O narrador da Discovery ainda emenda: O pior é que foi um golaço mesmo, viu.
Criação do kadu das Idéia. Supreendente. Valeu, Kadu.

E a menção honrosa vai para:

B.g.: Som de torcida.
Locução masculina (ritmada):
Domingo é jogo do seu time, é só alegria.
Coração bate mais forte, caramba, arrepia.
Segunda só se ouve falar nesse jogo.
Foi pênalti, não foi, vixe, aquele juiz é fogo.
Terça tem pelada com a galera.
O dia todo, uh, é aquela espera.
Quarta tem um jogão na tevê.
Chama os amigos, vamos ver.
Quinta tem os gols da rodada.
Golaço, gol bobo, que furada!
Sexta é no boteco, e o papo mais que sagrado:
Quem vai ser campeão, quem vai ser rebaixado?
Sábado tem futebol de areia.
Par ou ímpar? Quem joga de meia?
E domingo, para a alegria do nosso povo,começa tudo de novo.
Quer saber? A gente ainda acha pouco.
Locutor 2: Umbro. A gente respira futebol.
Criação do Vernon. Bacana, Vernon. Por causa das rimas, lembra um pouco os spots da Kaiser, mas o seu texto tem um ritmo bem interessante.

Abraços e bom fim de semana.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

quinta-feira, junho 01, 2006

A mesma promessa, o mesmo princípio criativo



Por Raul Otuzi

Seduzir, tornar-se irresistível para as mulheres. Essa é a principal idéia a ser comunicada nos dois anúncios aí de cima. Tanto que a solução criativa teve um ponto de partida idêntico: mostrar uma bela e polpuda lista de nomes de mulheres conquistadas.

O primeiro anúncio é da JWT para o Listerine Citrus. É um anúncio de oportunidade. Assina: "12 de junho. Dia dos Namorados com o novo listerine Citrus."

O segundo anúncio é da Lowe para o desodorante Axe. A assinatura é o já consagrado slogan: "O efeito Axe."

Incrível semelhança.

quarta-feira, maio 31, 2006

Quais as pessoas altamente criativas?


Por Raul Otuzi

No seu livro: ARTE E CIÊNCIA DA CRIATIVIDADE’, o professor George K. Kneller examina quais as qualidades que parecem produzir alta criatividade. Fiz um pequeno resumo do que ele escreve. Para quem não conhece, vale uma olhada mais detalhada no livro.

Traços criadores

INTELIGÊNCIA
O criativo tem inteligência superior à média, porém não necessariamente no ápice da escala. O alto Q.I. é, por exemplo, mais útil ao cientista do que ao pintor.
(Elementar.)

CONSCIÊNCIA
O criativo é mais sensível do que o comum ao seu meio. Observa coisas que os outros deixam passar.
(Como anda seu senso de observação?)

FLUÊNCIA
O criativo é mais fluente, no sentido de produzir mais idéias do que uma pessoa comum, sobre determinado assunto.
(Deixa o barco correr, solta a mão!)

FLEXIBILIDADE
O criativo é mais flexível, tenta várias abordagens. Quando lhe mostram um tijolo, sugere muitos usos: peso de papel, construir casas, moer para conseguir pó vermelho, atirar em alguém...
(E aí, tijolo serve para mais o quê?)

ORIGINALIDADE
O criativo é capaz de produzir idéias raras, resolver problemas de maneiras incomuns, usar coisas ou situações de modo não costumeiro.
(Se você sempre seguir o exemplo, você nunca será o exemplo.)

ELABORAÇÃO
O criativo não apenas tem idéias novas, mas segue-as. Por exemplo, se apresenta inclinação poética, não se limita a lançar umas imagens, porém trabalha-as para compor um poema.
(Isso tem a ver com não desperdiçar os dons!)

CETICISMO
No reino das idéias a maioria das pessoas é conservadora, confiando no experimentado e provado, e desconfiando do novo. O criativo tende a ser mais cético em face das idéias aceitas e menos suspicaz das novas.
(Suspicaz significa desconfiado, já sabia ou só desconfiava?)

PERSISTÊNCIA
A criatividade exige persistência, uma vez que ela muitas vezes tem de ser sustentada por longos períodos de tempo, e enfrentando formidáveis obstáculos.
(Não se contente com uma só idéia. Xô, preguiça!)

‘BRINQUEDO’ INTELECTUAL
O criativo explora idéias pelo prazer de explorá-las, brincando com elas para ver aonde conduzem. Quem é criativo brinca com idéias porque as produz em maior número que os indivíduos comuns.
(Só vou repetir: o criativo explora idéias pelo prazer de explorá-las.)

HUMOR
O criativo reage espontaneamente à discordância de sentido ou implicação. Permite-se exprimir sentimentos que uma pessoa normal reprimiria.
(Não se reprima, não se reprima.)

INCONFORMISMO
Ao contrário do conformista, que é menos flexível, fluente e emocionalmente mais reprimido, o criativo tem idéias originais, é inconvencional, aberto à experiência.
(Abra a kbça!)

AUTOCONFIANÇA
O criativo tem íntima confiança no valor da sua obra. É ainda, freqüentemente, o seu mais severo crítico. E deve sê-lo, em verdade, para rever sua obra eficientemente, pois só poucas pessoas poderão ter para com as intenções dele a simpatia suficiente para assegurar bom conselho.
(Autoconfiança, não megalomania, percebe a diferença?)

segunda-feira, maio 29, 2006

Crie um Spot 30" para a Umbro

Umbro é futebol. Crie um spot para reforçar essa relação. No post abaixo, tem uma campanha impressa que serve de inspiração.

Como você criaria essa campanha para o rádio?

Mas atenção: você é totalmente livre para propor um novo conceito, slogan, tudo, desde que respeite o posicionamento da Umbro - especialista em futebol. Você pode inclusive aproveitar (ou não) essa época de Copa do Mundo para estreitar o vínculo da marca com o mundo da bola. Vamos lá, na quarta-feira a gente comenta os melhores roteiros enviados. Mais infos: http://www.umbro.com.br/.

Campanha Umbro. (A gente só pensa em futebol.)


Para nós é um zagueiro marcando o centroavante sob pressão.


Para nós é meia-armador achando uma brecha na defesa.


Para nós é um lançamento em profundidade.


Para nós é um clássico e o time de preto é o favorito.


Para nós é um lateral que o juiz mandou mais cedo para o chuveiro.


Para nós é um centroavante totalmente livre de marcação.

Por Raul Otuzi

Alexandre Gama quando estava na Young Rubicam criou essa célebre campanha a partir de um briefing que tinha a necessidade de comunicar que Umbro é futebol.

Diante desse job, ele criou uma estrutura criativa genial: tudo o que se vê, qualquer cena, imagem, objeto, pessoa, tudo enfim remete ao universo futebolístico. Assim cada foto recebe uma leitura de acordo com o universo da bola. O conceito é genial: "Para nós é... (A gente só pensa em futebol.)"

Com uma estrutura tão inteligente e versátil, qualquer dessas imagens poderia estar no desafio: "Com essa foto dá pra vender o quê?" Afinal, essa campanha ilustra muito bem a necessidade de treino freqüente do olhar. Não basta ver, é preciso enxergar o que os outros não são capazes de notar.