sexta-feira, setembro 22, 2006

E no Fest'Up, Cibar Ruiz-TBWA, foi basicão


Por Raul Otuzi

Ele começou bem. Entrou fazendo caretas, dançando ao som de Madonna e acordando todos os sonolentos naquela manhã de sábado. Depois falou que o mundo mudou, deu exemplos nesse sentido e falou como a comunicação deve acompanhar essas mudanças frenéticas. Aí falou do 'Disruption' e a palestra caiu.

O grande problema foi que ‘Disruption’ não é um conceito novo. É bom, mas a gente já conhece. Está lá no site deles:

Disruption. Ruptura é literalmente o que pretende. Disruption é uma inquieta forma de pensar praticada diariamente em nossa agência. É uma premeditada rebeldia da mente, um malcomportar-se na hora de pôr o cérebro para funcionar. É um olhar virgem para ângulos inesperados. Um alvará para a imaginação. Um pensar o que jamais foi pensado. E nunca é demais lembrar: toda vez que alguém agiu assim, a humanidade deu grandes saltos.

Ou seja, a TBWA vem vendendo essa idéia há tempos, assim a palestra teve cara de dejà vu, inclusive porque as peças (a maioria) que ele mostrou já foram vistas e revistas diversas vezes, aqui mesmo pela Internet.

A palestra não foi ‘Disruption’. Foi basicona. E o melhor dela talvez tenha sido a frase final de Cibar Ruiz, algo do tipo: “Não adianta o quanto você é bom. Você precisa parecer bom”.

Muito bom, Cibar!

terça-feira, setembro 19, 2006

E no Fest'Up, Carlos Rocca - DPZ, foi infeliz


Por Raul Otuzi

No mínimo infeliz a declaração de Carlos Rocca, diretor de Criação da DPZ, no Fest’Up.

Ele disse que um publicitário só tem futuro se trabalhar em São Paulo. Que se alguém quiser seguir na carreira deve ir para a capital.

Esse tipo de generalização não traduz a realidade. É óbvio que Sampa é o grande centro. Mas não é o único. Tem gente boa, de futuro, passado e presente trabalhando e fazendo publicidade da maior qualidade no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Porto Alegre, Nordeste, Interior de São Paulo, etc.

Existe vida publicitária fora de SP sim, Carlos. A sua declaração não ajuda em nada, só desanima os estudantes mais desavisados e mitifica a nossa profissão com que há de pior: prepotência e preconceito.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Fest'Up. E o jingle que levou foi...

O da UNIRP-Centro Universitário de Rio Preto. Confira:

Estilo Multishow
www.appbrasil.org.br/18.mp3

Parabéns, UNIRP!

E parabéns para o segundo lugar, que ficou com a Agência Equilíbrio do Centro Universitário Barão de Mauá.

Parabéns aos meus alunos Alisson, Carlão, Denise, Rangel e Thiagão. E parabéns ao professor Quico Soares, que orientou a galera. Ouça aí:

Multishow FM Tem Todo Estilo de Som www.appbrasil.org.br/38.mp3

Ah, durante essa semana eu mando uns posts do que rolou no Fest'Up.