sexta-feira, junho 30, 2006

Hoje saio de férias. Abraços a todos!



Y&R. Red.: Vinicius Stanzione. Dir. Arte: Marco Mattos

Por Raul Otuzi

Galera, depois de seis meses com o blog no ar, finalmente saio de férias.Vou descansar, viajar, fazer happy hour, jogar videogame, jogar bola, jogar conversa fora, ouvir muita música, ver muitos filmes, ler muito (nada relativo à propaganda, claro), ficar de boa.

Durante todo esse tempo de EhDUCA aprendi muito com vocês. Agradeço ao Tucci que teve a brilhante idéia de colocar esse blog no ar. Valeu, amigo. Agradeço a todos que com seus comentários e participações dão charme e vida a esse espaço virtual.

Cada vez gosto mais de propaganda. Cada vez gosto mais de ser redator. Cada vez gosto mais de ser professor. Mas agora preciso descansar. Um forte abraço. Dia 1 de agosto estarei de volta.

Se Deus quiser.

E os spots originais para a Central de Rádio do Interior da agência Martins + Andrade do Rio Grande do Sul são...

Spot com diálogos muito forçados de propósito, uma paródia de diversos comerciais ruins de rádio que são ouvidos todos os dias.
Com uma trilha de fundo, um rapaz e uma garota conversam:
- E aí Claudinha? Tá pensando em fazer vestibular?
- Tô, claro! Vou fazer na melhor! Vou fazer nas Faculdades Medeiros.
- É mesmo? Que ótima escolha! As Faculdades Medeiros são as únicas que preparam de verdade para o mercado de trabalho.
- Você tá bem informado mesmo, hein? Só esqueceu de falar que as Faculdades Medeiros também colocam o aluno em primeiro lugar.
- Puxa... acho que também vou fazer vestibular por lá!
- Vai lá! Não faz vestibular! Faz Medeiros!
Entra trilha elegante e irônica.
LOC. (descontraído): Se uma comercial ruim assim já vende, imagine se ele fosse criativo. Anuncie em rádio. A mídia é barata, o custo de produção é baixo e o retorno é garantido. Uma campanha da Central de Rádio do Interior.

Spot com diálogos muito forçados de propósito, uma paródia de diversos comerciais ruins de rádio que são ouvidos todos os dias.
Com uma trilha de fundo, dois amigos conversam:
- Cara, queria fazer uma surpresa para minha namorada... mas não sei como...
- Vou te dar uma dica quente, hein? Porque você não passa na Floricultura Rosalinda? Lá você encontra a maior variedade em flores e os mais lindos arranjos.
- Nossa! Essa dica é boa mesmo! A Floricultura Rosalinda não é aquela que tem tudo para seu amor?
- Você ta bem informado mesmo, hein? Acertou, é essa mesma!
- Puxa, não vou perder mais tempo! Vou lá agora! Será que minha namorada vai gostar?
- Ela não vai gostar. Ela vai amar!
Entra trilha elegante e irônica.
LOC. (descontraído): Se uma comercial ruim assim já vende, imagine se ele fosse criativo. Anuncie em rádio. A mídia é barata, o custo de produção é baixo e o retorno é garantido. Uma campanha da Central de Rádio do Interior.

Spot com diálogos muito forçados de propósito, uma paródia de diversos comerciais ruins de rádio que são ouvidos todos os dias.
Com uma trilha de fundo, duas amigas conversam super empolgadas:
- Hummm, cortou o cabelo, Paula?
- Você é mesmo esperta, hein, amiga? Cortei sim! Na Estética Mariza!
- Ah, já ouvi falar! Não é aquela que tem um ambiente climatizado e profissionais super competentes, que deixam você com um look de arrebentar por aí???
- É essa mesma. Como é que você adivinhou? E além de tudo isso, eles oferecem excelentes e acessíveis condições de pagamento.
- Hummm, acho que já sei em qual Estética vou ir hoje...
- Em qual?
- Na Estética Mariza, é claro!
Entra trilha elegante e irônica.
LOC. (descontraído): Se uma comercial ruim assim já vende, imagine se ele fosse criativo. Anuncie em rádio. A mídia é barata, o custo de produção é baixo e o retorno é garantido. Uma campanha da Central de Rádio do Interior.

Criação: Gustavo Spanholi. Direção de Criação: Gerson Lattuada.
Grand Prix no Anuário de número 5 da ARP.

E os spots mais bacanas para a Central de Rádio do Interior foram...

O spot é um diálogo entre um casal de uns 35 anos, mais ou menos.
Mulher: Ricardo, pelo amor de Deus, o que é isso? Tira esse vestido!
Homem: Ah, Solange, que susto! Você tá aí?
Mulher: O que é isso, Ricardo? Que coisa feia... Todo mundo sempre desconfiou de você, mas eu sempre botei fé. Por isso me casei com você. E agora... te vejo aqui no quarto da sua mãe, vestido de mulher, e ainda por cima pintado!
Homem: Solange, desculpa, eu, eu...
Mulher: Pintado, Ricardo? Deus me livre! E que batom horroroso. Batom da sua mãe, por que não pegou o meu, hein?
LOCUTOR: Surpreenda. Anuncie no Rádio. Uma iniciativa da Central de Rádio do Interior.
Mulher: Ah, mas que batom feio, viu?
Criação do Vernon. Parabéns, Vernon!

Locução de programa religioso. Trilha gospel.
-A senhora que tá aí me ouvindo, pega um copo d'água e coloca em cima do rádio. Já colocou? Ainda não? Tô esperando a senhora. Colocou? Isso. Agora, a gente vai benzer essa água que a senhora colocou em cima do rádio, tá bom? Pra isso, eu peço que a senhora fique num pé só e dê três pulos. Pula filha. Pula pra abençoar. Isso minha amiga, fé. Agora, uma mão no nariz e outra no ouvido esquerdo... (fade)
LOC. 2: O rádio convence as pessoas. Anuncie em rádio. Central de Rádio do Interior.
Criação do Ulisses. Boa, Ulisses!

LOC.1:
Todos ficaram escutando. Dona Ana ficou emocionada. Paulo ficou rindo. Jonas ficou pensativo. Priscila ficou concentrada. Marcos ficou cantando. Edson ficou dançando. Sêo Pedro ficou impressionado. Paulinho ficou comemorando. Juca ficou surpreso. Marli ficou convencida. Malu ficou feliz da vida...
LOC. 2: O Rádio faz parte da vida de milhões de brasileiros. Anuncie no rádio. Uma iniciativa Central de Rádio do Interior.
Criação do Maxx. Mandou bem, Maxx!

E a menção honrosa vai para:

Bg ambiente de bar. Amigos conversando:
Personagem 1, em tom de desgosto: Cara, esses dias fui no estádio assistir o jogo do nosso time... que porcaria. Tava um frio de matar, aquela chuvinha chaaata, e ainda por cima, o placar terminou um a zero, só 1 golzinho magro pra gente, eita resultado xôxo viu, desse jeito nem dá vontade de torcer!
Personagem 2: Vocé tá falando do jogo de quarta? Que nada, meu! Escutei pelo rádio, baita jogão de bola, disputado pra caramba! A chuva deixou a partida mais disputada, e até o último minuto não dava pra saber quem ia ganhar, fiquei grudado no meu radinho! E aquele gol sofrido no último minuto, aaahh que alegria, vibrei com o narrador! Isso sim que é futebol de verdade.. (cai para bg)
LOC.: O rádio deixa tudo mais interessante. Inclusive seu produto. Uma campanha da Central de Rádio do Interior.
Criação do Rodox. Valeu, Rodox!

E valeu, galera! Para quem, mesmo em tempo de Copa e Férias, ainda dá uma espiadinha aqui.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

terça-feira, junho 27, 2006

Crie um spot 30” para a Central de Rádio do Interior

Objetivo: conquistar mais anunciantes, mostrar que o rádio é um ótimo meio de divulgação.

Alguns pontos fortes do rádio:
•O rádio é um meio extraordinariamente ágil, permite transmitir as mensagens da forma mais oportuna.
•Acompanha as pessoas enquanto realizam outras atividades, como trabalhar, estudar ou dirigir.
•É capaz de se integrar ao mundo de cada ouvinte, potencializando a sua imaginação.
•Os custos de produção são econômicos, comparados com os de outros meios de comunicação, e por isso podem ser dadas mais mensagens publicitárias diferentes, dentro de cada campanha.

segunda-feira, junho 26, 2006

O que é o que é? – Criativos, descubram!


Por Raul Otuzi

Sabe aquele livro que você lê do começo ao fim e não quer parar e não quer que acabe e depois de acabar dá vontade de ler de novo, na mesma hora, na mesma ordem ou então desbravando-o assim de forma aleatória, só para não acabar de novo porque você quer prolongar ao máximo o prazer da (re) descoberta das palavras, frases, significados?

Mania de Explicação, de Adriana Falcão é mais ou menos isso. Um livro que desperta a criatividade, com suas definições simples e poéticas. Sei lá, não consigo explicar. Só sei que é um livro que inspira, que cutuca nossas idéias, que dá comichão no cérebro e ilumina a alma. Um livro para redator, para diretor de arte, para publicitário, para quem está vivo ou para quem precisa ressuscitar.

Adriana Falcão é carioca, colaborou em vários episódios de "A Comédia da Vida Privada", "Brasil Legal" e "A grande família", da Rede Globo. Delire:

Era uma menina que gostava de inventar uma explicação para cada coisa.
Explicação é uma frase que se acha mais importante do que as palavras.
As pessoas até se irritavam, irritação é um alarme de carro que dispara bem no meio de seu peito, com aquela menina explicando o tempo todo o que a população inteira já sabia. Quando ela se dava conta, todo mundo tinha ido embora. Então ela ficava lá explicando sozinha.

Solidão é uma ilha com saudade de barco.
Saudade é quando o momento tenta fugir da lembrança para acontecer de novo e não consegue.
Lembrança é quando, mesmo sem autorização, seu pensamento reapresenta um capítulo.
Autorização é quando a coisa é tão importante que só dizer “eu deixo” é pouco.
Pouco é menos da metade.
Muito é quando os dedos da mão não são suficientes.
Desespero são dez milhões de fogareiros acesos dentro da sua cabeça.
Angústia é um nó muito apertado bem no meio do sossego.
Agonia é quando o maestro de você se perde completamente.
Preocupação é uma cola que não deixa o que não aconteceu ainda sair de seu pensamento.
Indecisão é quando você sabe muito bem o que quer mas acha que devia querer outra coisa.
Certeza é quando a idéia cansa de procurar e pára.
Intuição é quando seu coração dá um pulinho no futuro e volta rápido.
Pressentimento é quando passa em você o trailer de um filme que pode ser que nem exista.
Renúncia é um não que não queria ser ele.
Sucesso é quando você faz o que sempre fez só que todo mundo percebe.