sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Anúncios de agências










Por Raul Otuzi

O 4º ano de PP está em polvorosa. Agências que mudam de integrantes, integrantes que mudam de idéia... A ordem é se mexer, para criar uma agência diferente, mas sempre criativa, capaz de realizar um ótimo projeto experimental. Por isso, aí vão alguns anúncios de grandes agências para servir de inspiração e motivação.

Alguns institucionais, outros pontuais. Alguns mais sérios, outros bem-humorados. Mas todos buscando o 'destaque'. Vejam aí e respondam, qual se destacou mais na opinião de vocês.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Henry que me mandou o anúncio da Ronson. Henry, assim como o Rafael Perez, sempre manda ótimos posts pra cá. E os dois, juntamente com a Cacau, o Alexandre, o Hendrigo, o Glauco e o André, formaram a Agência Alma em 2002. Que alma, grande alma!

quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Com essa foto a JWT vendeu...


A própria JWT.

J. Walter Thompson de Portugal. Conceito: “Tudo pelas marcas.” Simples assim. Que comprometimento. Mas e os anúncios criados por vocês a partir dessa foto? Teve de tudo: anúncio para os Correios, para o Sedex, para o Honda Fit, para a Zorba, para Congresso de Ética Publicitária, para imobiliária, para banco de imagens... legal, legal. Mas as três idéias que mais se destacaram foram, pela ordem:

“Tá penando na hora de vender ou alugar?"
Anuncie no Estadão.
Classificados do Estadão. Aqui, você vende.

Criação do Duda Oliveira. Antes ele havia postado: "Quer chamar a atenção na hora de vender ou alugar?" Faltava amarrar a idéia com a imagem, e no segundo post ele conseguiu fazer isso.
Utilizando a palavra 'penando' ele entrou no contexto da foto e foi possível vender a facilidade de se vender ao anunciar no Estadão. Parabéns!

“Brad Pitt antes de virar ator."
Escola de Atores Hollywood
Criação de algum anônimo por aí. Passa tranqüilamente o conceito de aprendizado, de ridículo à fama. Valeu, anônimo.

“Hustler. É colocar esse nome que você enxerga sacanagem.”
Criação do Renato Brito. Mexe com a imaginação, coloca a marca acima das outras. Bacana, Renato.

E a menção honrosa, inclusive pelo bom-humor, vai para a Fernanda:
“Se você é exigente, compre G Magazine Especial Bem Dotados. Porque um pinto grande não se encontra em qualquer esquina..." Rêrêrê.

E aí, fica a pergunta: mas é pinto ou pato? Semana que vem, tem mais, obrigado.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Será que o Manir e o Nando criaram assim?





Por Raul Otuzi

Imagine a cena, o atendimento chega com job: "precisa criar uma campanha dizendo que os melhores arquitetos e decoradores escrevem em Casa Claudia. Não pode foto, hein? Não dá tempo, não tem verba, etc." Você olha para a sua dupla de criação e os dois respondem juntos: "ok, tá pronto."

E lá vão vocês produzir os anúncios. Muito simples. O texto já está pronto, saiu da boca do próprio atendimento: "Os melhores arquitetos e decoradores escrevem em Casa Claudia." A imagem? Se não pode foto, o negócio é usar letras. Óbvio. E como cada letra tem um visual próprio, cada letra se parece com... ei, é só juntar, virar, combinar as letras certas para que elas criem ambientes, parecendo móveis e objetos de decoração. Viu?

Ah, muito fácil. Fácil. Ô atendimento, manda um outro job aí. Mas capricha na dificuldade...

E aí? Será eles criaram assim? A agência é a Lew, Lara. Redação: Manir Fadel. Direção de arte: Nando Zenari.

terça-feira, fevereiro 07, 2006

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Anúncio da Almap para o Fox. Mais uma prova de comunicação bem planejada e criativa. Desde o seu lançamento em 2003, o Fox vende seu espaço interno como principal diferencial. A assinatura deixa claro o benefício do conforto: “Fox. Compacto para quem vê. Gigante para quem anda.”

Agora, mais uma campanha é lançada e o atributo explorado é o mesmo. Só muda o enfoque: teto alto. O posicionamento de carro compacto, confortável, com ótimo espaço interno continua a ser construído.

A força desse anúncio está todo na foto. Por que só o teto do carro está todo limpo? Por que a escada? Ah, sim, o título explica e reforça o conceito da marca: “Fox. Você nunca viu um compacto com o teto tão alto assim.” Redação: Wilson Mateos. Direção de Arte: Marcos Medeiros.

Ótimo posicionamento. Ótimo slogan. Ótima campanha.

Com essa foto dá pra vender o quê?


Agora é que a gente quer ver. Qual conceito é possível extrair de uma foto tão inusitada como essa? Não achou inusitada? Talvez esteja aí o caminho criativo para você seguir. Ou não.

Então crie um anúncio a partir dessa foto aí de cima. Para quem não conhece, quinta-feira, a gente publica o anúncio sem cortes, com o título e a marca do cliente. Até lá.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Bundoor


















Por Henrique Tucci.

Finalmente chegou a mídia que vai desbancar a TV, ou melhor, neste caso, desbundar. E que, com certeza, será um sucesso desfilando pelo Brasil.

É isso mesmo! Brincadeiras à parte, esta pérola da mídia é um produto da Ass-Vertise!, uma agência filiada à empresa de marketing criativo Night Agency. Como o próprio site da empresa revela, o serviço é baseado em uma filosofia bem simples: se você quer ser visto, esteja onde as pessoas já estão olhando. A comunicação vai direto ao ponto. Você coloca o logotipo, endereço de internet ou uma breve mensagem na parte traseira de uma calcinha ou cueca. As pessoas usadas como mídias-ambulantes são belos modelos que sempre apresentam a propaganda depois de criar um “clima favorável” com o transeunte. E o gesto de mostrar o derrière é geralmente acompanhado de um sonoro “Ei!, dá uma olhada” ou o slogan do anunciante. Os “agentes” ou “embaixadores da marca”, como Ass-Vertise! chama os modelos que vestem as peças publicitárias, são pessoas bonitas e bem escolhidas para representar seu cliente com humor e graça. Confira em: http://www.ass-vertise.com/















Parece incrível, mas os brasileiros foram bem mais recatados no uso da “nova mídia”. A Fischer América anunciou recentemente a Rio Listas utilizando apenas os bolsos traseiros das calças jeans de 12 modelos que andavam pelas ruas da cidade maravilhosa. E, pelo jeito, o traseiro masculino ainda é tabu por aqui. Os homens brasileiros não estão sendo usados como as máquinas publicitárias que poderiam ser.

Enquanto não chegam novidades nesta área, vamos observando a desenvoltura deste belo espaço publicitário nacional.

Mas ficam algumas perguntas. Onde mais podemos chegar? Rolos de papel higiênico? Camisinhas? Quem será o primeiro anunciante com placas na lua? E onde fica a privacidade? Qual é o limite entre a oportunidade e o oportunismo? Podemos avançar sem invadir, ainda mais, espaços íntimos? Acho que, na verdade, a publicidade está perdendo os limites. E isso é positivo ou negativo? Está reaberto o debate!

Qual será a próxima grande oportunidade de mídia?

O seu momento é hoje




Por Raul Otuzi

Hoje efetivamente começam as aulas. Todos que estão no 4º de PP estão ansiosos por causa do projeto experimental. No fim de ano é preciso apresentar uma bela campanha. Por isso, para que sirva de inspiração e estímulo, aqui está um pequena mostra da campanha da Giramundo - COC para o Restaurante Mirai, de Ribeirão Preto.

Com uma direção de arte ousada, cheia de personalidade e textos densos e emocionais, a Giramundo mandou muito, muito bem no seu PREX 2005. Objetivo: comunicar que o Mirai, além de ótimos pratos, atendimento e ambiente, também é um ótimo lugar para ser vivenciado em encontros de família, de negócios, românticos. A estratégia criativa apelou para aspectos mais intangíveis para demonstrar o 'clima' do restaurante, antes não percebido pelo cliente. Experiência de marca foi o caminho.

Título: "O seu momento." Exemplo de um texto: "Entre novos ou velhos amigos. Para a família e para os namorados. De novos sabores, frios e quentes. Com tempo para conversar e dar boas risadas. O seu momento é com você. É com quem está perto. É só no Mirai." Direção de Arte: Guto Chicanelli. Redação: Guto e Juliano Eliezer. Planejamento e Mídia: Priscila Guimarães.

Parabéns a todos. Fico agora no aguardo de outras campanhas de meus ex-alunos para postar aqui. Aliás, quem quiser mostrar um trabalho bacana pra gente, e-mail: ehduca@hotmail.com