sexta-feira, maio 26, 2006

Com essa foto a Young Argentina vendeu...


Revista Seven.

Assinatura: "Revista para Jovens."

Agora os três melhores na nossa opinião foram, pela ordem:

"Você acha seu olho esquerdo muito pequeno? Nós corrigimos". Clínica de Cirurgia Plástica Pytanguy.
Criação do Kadu das Ideia. Pensou ao contrário: foco no olho ao invés do objeto olhado. Parabéns, Kadu! Tá mandando bem.

"Aquela pessoa bem pequeninha no canto da foto é a filha que ele não vê há mais 30 anos." Se você tem parentes perdidos, fale com a gente. Cruz Vermelha Internacional.”
Criação da Ana Louzada - Suzano/sp. Bela participação, Ana. Valeu!

"Cansado de ter que ler as ‘letrinhas’?" Banco Cacique. Empréstimo INSS sem complicações.
Criação do Rafael Amaral. Boa, Rafael.

E a menção honrosa vai para:
"Tem um jeito mais fácil de fazer fogo." Fósforos Pinheiro. Criação de algum anônimo por aí, que propôs uma utilidade diferente para a lupa. Valeu, mas é a última vez que mencionamos alguém que fica no anonimato.

Obrigado a todos. Bom fim de semana.

Raul Otuzi e Henrique Tucci

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Anúncio de página dupla da DM9 para a nova linha de sabonetes Albany Nutre. A força criativa do anúncio está na imagem comparativa/personalizada. Na primeira página vemos uma toalha impecavelmente colocada no porta-toalhas, representando o público feminino. Na segunda página, vemos a pobre toalha displicentemente jogada ao chão, graças a uma atitude tipicamente masculina. Tsk, tsk, não nos emendamos mesmo.

Título: "Albany está lançando uma nova linha de sabonetes diferentes para as mulheres. E para os homens."

Texto: "Você gosta de um tipo de sabonete. Ele gosta de outro? Chegou Albany Nutre. Uma linha de sabonetes com fórmulas exclusivas, cuidadosamente desenvolvidas para peles com características e necessidades diferentes. Com exclusivo Nutre Complex, à base de Phytolait de Soja, ele tem propriedades nutritivas, emolientes e reestruturantes. A última palavra em tecnologia natural, Albany Nutre garante muito mais que hidratação: nutrição. Você encontra Albany Nutre nas versões Frutas Vermelhas, Iogurte e Damasco, Minerais e Gengibre. Albany Nutre. Para peles diferentemente lindas."

Assina: Albany. Para quem quer ser diferentemente lindo.

quinta-feira, maio 25, 2006

Vote no seu comercial preferido para ganhar Cannes













Anúncios da Leo Burnett para o www.cannespredictions.com.br. Redação: Bruno Brasil, Rita Corradi. Direção de arte: Eduardo Quadra, Javier Talavera. Direção de criação: Ruy Lindenberg.

Entre e vote nos 3 comercias brasileiros que você acha os melhores para levar ouro no mais prestigiado Festival de Propaganda do Mundo. Vamos lá. Como diz o anúncio, você vota e vê se o seu critério de seleção vai ser leão em Cannes.

quarta-feira, maio 24, 2006

Bons criativos não precisam mais ser monogâmicos.










Por Henrique Tucci.

Acaba de ser lançado o Holotof.com. Um site que tem apenas um mês de vida e já reúne mais de 330 profissionais da área de comunicação. E o número não pára de crescer: são quase dez novos profissionais por dia. Uma quantidade de criativos que só os maiores grupos de propaganda do mundo poderiam reunir. Este projeto tem uma proposta de trabalho diferente que pode se transformar no maior bureau de criação on-line do planeta.

Robby Ralston criou o site depois de perceber que com o passar do tempo, e o desenvolvimento de sua carreira, os trabalhos como freelancer diminuíram porque ficava cada vez mais ocupado para procurar novos serviços e porque muitas pessoas já começavam a considerá-lo caro demais para frees. Ele percebeu que, para o mercado, era como se estivesse casado para sempre com uma agência. Por isso, teve a idéia de lançar o site adotando o tema “The monogamy is over”, ou “A monogamia acabou”. Na verdade, o Holotof.com é uma espécie de “agência de free-lancers” que reúne clientes e criativos em torno de trabalhos de comunicação.

O cliente adiciona seu pedido preenchendo um briefing e recebe até três propostas criativas através do site. Mas só pagará pela campanha que escolher. Nesta primeira fase, o Holotof.com está cadastrando os criativos para depois começar a receber os briefings dos clientes. Eu já me cadastrei. Fui o 330º a entrar. Uma vantagem para os desconfiados é que você é identificado apenas por um apelido, o que garante que seu chefe não vai ficar sabendo dos seus freelas. Para começar a exercitar o novo jeito de trabalhar, já existe um pedido na lista de espera: uma campanha para o próprio Holotof.com, que pagará 250 dólares para cada idéia aproveitada.

Segundo Ralston, existem muitas vantagens com este novo sistema de trabalho, entre elas: os anunciantes podem ter acesso a campanhas de primeiro nível por um baixo custo; um mesmo briefing pode ser acessado por milhares de criativos com experiências diversificadas; as agências podem ter uma opção de mão-de-obra de qualidade sem a necessidade de novas contratações e os criativos encontram no site uma nova fonte de renda, honesta e discreta.

Pronto! Seus sonhos estão começando a virar realidade. Você já pode escolher o cliente para quem vai trabalhar, vai ganhar bem pelos trabalhos que fizer no final de semana e ainda, sem ter que participar de reuniões chatas nem abrir mão do seu emprego atual. E você ainda quer ser monogâmico?

Mande sua opinião sobre este novo serviço e conheça o Holotof: www.holotof.com.

Com essa foto dá pra vender o quê?


E agora? O anunciante dessa foto tá na cara, mas a proposta aqui é abrir possibilidades, fazer enxergar além do padrão normal. Por isso crie um anúncio bem original a partir de uma imagem tão óbvia. Para quem não conhece, sexta-feira, a gente publica o anúncio real.
Boas idéias!

terça-feira, maio 23, 2006

Nota 1000, Vanessa!

Esse espaço é seu. Mande sua foto e um texto de sua autoria com 1000 caracteres exatos (contando os espaços) sobre qualquer assunto, que a gente publica. Publica se for bacana e de acordo com a ordem de chegada, ok?Escreva: ehduca@hotmail.com




Último Ano. E agora?

Por Vanessa Aranda

O tempo passa voando. Parece que foi ontem que você entrou na faculdade, que comemorou essa tão sonhada hora. “Pronto! Tô dentro!” Era só alegria. Novos amigos, festas e mais festas. Um novo universo em suas mãos.

Agora você se depara com o fim do ano e se desespera! Três anos já se foram e você finalmente enxerga o seu futuro, sem saber o que fazer com o diploma. Claro que existem pessoas que já estão trabalhando na área, porém há aquelas que ainda não se encontraram.

Normal. Muita gente depois de formada, percebe que não era bem aquilo que queria ser. E acredito que por isso nossas vidas devem ser baseadas em experiências vividas, onde todo conhecimento é válido para enriquecer o nosso intelecto.

Correr atrás do que se quer tornar deve partir de você. Concretize aquilo que você sonhou. Busque colocar em prática o seu plano. Você é bem mais capaz do que imagina.

O que fazer com seu diploma? Basta você querer usá-lo ou colocar no fundo da gaveta e começar tudo de novo.

segunda-feira, maio 22, 2006

Com um bolo de casamento dá para vender o quê?


Peça Mais. Pepsi.


Morte na escadaria. Série da GNT. Título: "Alguns casamentos acabam em divórcio. Outros em acusação de homicídio."


O efeito Axe.


Sanavita. Ingrediente para reeducação alimentar e emagrecimento saudável. Título: "O mundo nunca vai ser assim. Emagreça com Sanavita."






SpaceFox. Campanha ( ) Casados ( ) Solteiros

Por Raul Otuzi

Com um bolo de casamento dá para vender refrigerantes, cerveja, salgadinhos, purgantes, seguros, carros 4x4, escada rolante, mútuo funerário, bexiga, diamantes, saxofone, pano de prato, revista SuperInteressante, telefone, Discovery Channel, papel celofane, Levitra, Viagra, uniformes profissionais, desodorante, gaita de fole, produtos para emagrecer, dicionário inglês-português, calmantes.

Dá pra vender papel, kama sutra, lingerie, motel, Internet rápida, computador, plano de previdência, anel, criação de minhocas, amendoim, paçoca, peruca, pastel, encanador, chuveiro, ar-condicionado, cobertor, chapéu, helicópteros, desentupidor de pia, circo, poesia de cordel...

Dá para vender de tudo um pouco, basta acrescentar os ingredientes certos, na medida certa para se fazer o bolo, digo, o conceito criativo, o anúncio todo.

Com essa foto dá pra vender... a Nike


Anúncio do Tiago Chrispin, que em vez de mandar só um título mandou logo a sua proposta de layout também, tudo de uma vez. Pelo e-mail ehduca@hotmail.com, ele disse: "...já que vocês disponibilizam a foto para as pessoas fazeram o anúncio por que o povo não faz?... minha proposta pro "concurso" está em anexo. 'Corra. assinatura da Nike')"

"... ficaria mais atrativo, se as pessoas que navegam no blog mandessem os anúncios prontos, como se fosse publicar em revista, jornal essas coisas, mas claro que para ser visualizado na internet. (RGB, 72dpi e por aí vai), do que somente o texto."

Valeu pela dica, Thiago. E fica aí a sugestão. Quem quiser mandar o seu layout no próximo desafio, e-mail para nós. Valeu!