sexta-feira, setembro 22, 2006

E no Fest'Up, Cibar Ruiz-TBWA, foi basicão


Por Raul Otuzi

Ele começou bem. Entrou fazendo caretas, dançando ao som de Madonna e acordando todos os sonolentos naquela manhã de sábado. Depois falou que o mundo mudou, deu exemplos nesse sentido e falou como a comunicação deve acompanhar essas mudanças frenéticas. Aí falou do 'Disruption' e a palestra caiu.

O grande problema foi que ‘Disruption’ não é um conceito novo. É bom, mas a gente já conhece. Está lá no site deles:

Disruption. Ruptura é literalmente o que pretende. Disruption é uma inquieta forma de pensar praticada diariamente em nossa agência. É uma premeditada rebeldia da mente, um malcomportar-se na hora de pôr o cérebro para funcionar. É um olhar virgem para ângulos inesperados. Um alvará para a imaginação. Um pensar o que jamais foi pensado. E nunca é demais lembrar: toda vez que alguém agiu assim, a humanidade deu grandes saltos.

Ou seja, a TBWA vem vendendo essa idéia há tempos, assim a palestra teve cara de dejà vu, inclusive porque as peças (a maioria) que ele mostrou já foram vistas e revistas diversas vezes, aqui mesmo pela Internet.

A palestra não foi ‘Disruption’. Foi basicona. E o melhor dela talvez tenha sido a frase final de Cibar Ruiz, algo do tipo: “Não adianta o quanto você é bom. Você precisa parecer bom”.

Muito bom, Cibar!

9 comentários:

Anônimo disse...

A idéia de disruption é boa. Agora se na prática a palestra do cara da TBWA não rompeu com nada, aí a história é outra.Bom fim de semana.

Anônimo disse...

Vc só reclama, hein. Vai lá dar palestra então, bonzão!

Anônimo disse...

"Disruption" e "Se o mundo faz ZIG, faça ZAG" é a mesma coisa com outras palavras. Que é a mesma coisa de "O de sempre, nunca". Que é igual ao que todas as agências, que querem parecer diferentes, prometem. Ou melhor, promentem. Todos iguais, todos iguais. Mas uns mais iguais que os outros.

Anônimo disse...

Raul,

Vc é um pela saco!

Anônimo disse...

O problema é que com tantas informações na Internet, blogs falando de publicidade, etc, as palestras perderam o cheiro de novidade de antes. Precisam investir em um novo formato, se não vão acabar chovendo no molhado.

Anônimo disse...

E a sua agência, Jão, como é?

Anônimo disse...

Cibarzicão?

Anônimo disse...

Não tenho agência.
Mas você não acha que Disruption é uma novidade esquentada com um nome moderninho?

Anônimo disse...

Ai ai, quem não tem o que falar não inventa, vcs que estão reclamando é porque não entendeu a mensagem e não confessa isso... Disruption, é ser diferente é quebrar idéias já feitas, é ser antagonico, do contra mesmo, superar e criar... Ou vc prefere pensar igual a todos? Sua idéia é "Vamos fazer igual a todas as agencias" ? Eu não te contrataria... Por falar nisso Cibar, achei sua BIC!! Está aqui prontinha para assinar um contrato na TBWA.