quinta-feira, dezembro 22, 2005

Qual o melhor slogan de 2005?

Rosser Reeves, autor da USP - Unique Selling Proposition, que pregava que toda propaganda devia dizer ao consumidor: ‘compre esse produto e receba esse benefício’. É dele o slogan “M&M. Derrete na sua boca, não nas suas mãos”.

E então? Qual slogan, assinatura, mote, tema de campanha, enfim, o melhor dos melhores, aquele conceito que em poucas palavras conquistou a cabeça e o coração dos consumidores do nosso Brasil, neste ano que se finda?

Vamos dar algumas opções. Afinal, 2005 foi pródigo em mudanças e novos posicionamentos. Mas isso não significa que você não pode votar em alguém que não figura na nossa lista, ok? Aqui vocês são livres. Dêem os seus votos. Comentem. Vamos às alternativas:

1. Banco Real. Fazendo mais que o possível.
Porque faz um compromisso sério com o cliente: para continuar sendo o banco da sua vida, fazer só o possível é pouco. É preciso fazer mais.

2. Brahma. Olé.
Porque depois de 6 anos de "Refresca até pensamento", a proposta é driblar a concorrência, exaltando o futebol, a alegria e a brasilidade. Tudo isso às vésperas de uma Copa do Mundo.

3. Brasdescompleto.
Porque mostra para as pessoas que um banco como o Bradesco é capaz de fazer parte de suas vidas por poder oferecer soluções financeiras completas.

4. Brastemp. Seja autêntico.
Porque após 15 anos de "Não tem comparação", essa nova leitura da marca preserva os aspectos positivos da antiga assinatura e amplia a visão, sendo mais emocional.

5. Coca-cola. Viva o que é bom.
Porque procura despertar no consumidor a consciência de que cada um pode adotar uma postura mais positiva diante da vida e, desta forma, ter uma visão mais otimista em geral.

6. Coca-cola light. A Vida é Você Quem Faz.
Porque convida o público a sair da inércia e fazer aquilo que realmente tem valor para ele. É um reconhecimento e incentivo para quem tem a coragem de tomar as rédeas da vida.

7. CrossFox. Compacto pra quem vê, valente pra quem anda.
Porque vende o espírito aventureiro de um compacto off-road, através do óbvio, versão adaptada do slogan do modelo original: “Fox. Compacto pra quem vê, gigante pra quem anda.

8. Fiat Idea. É hora de você ter um.
Porque tem apelo de venda e é versátil, deu origem à expressão "ei, é hora...", que virou bordão e sugere que está na hora de você viver mais, aproveitar mais, curtir mais a vida.

9. Gol. Por que viajar de outro jeito se você pode voar?
Porque esse tema de campanha reforça a idéia do slogan: “Gol. Aqui todo mundo pode voar”, passando a mensagem de que a Gol democratizou mesmo o transporte aéreo no País.

10. Kaiser, Viva!
Porque é simples, direto e destaca os bons momentos da vida, regados a cerveja. Além do mais, teve como ponto de partida um slogan emocional. "Kaiser: viver é a melhor coisa do mundo”.

11. Kuat. Esse sabor pega em você.
Porque ilustra o universo jovem de maneira irreverente, divertida, valorizando o sabor do guaraná e dando gancho para mostrar os ‘efeitos colaterais’ que este sabor pode provocar.

12. Peugeot 206 SW. Dirija a sua vida.
Porque busca associar o carro a momentos de liberdade, para pessoas que têm como filosofia aproveitar os bons momentos da vida.

13. Sagatiba. A cachaça além da cachaça.
Porque além de tudo contou com a força do teaser: “O que é Sagatiba?” para posicionar a bebida no mercado em uma nova categoria, passando superioridade.

14. Tam. Você nasceu para voar.
Porque vende liderança, história e aproxima a marca do consumidor, lembrando o sonho de voar que todos nós temos, incentivando as pessoas a alçar vôos e realizar sonhos.

15. Terra. Qual é a sua?
Porque abandonou o personagem ET, para trabalhar com uma linguagem mais jovem, vendendo o conceito de que todas as tribos estão no Terra.

16. Unibanco. Nem parece banco.
Porque encara com coragem as percepções negativas que os consumidores têm em relação aos bancos, mostrando problemas e assumindo o compromisso de resolvê-los, com simplicidade.

17. Volkswagen. Perfeito para a sua vida.
Porque depois de 18 anos de "Você conhece, você confia", o momento é de sintetizar os valores da montadora através de um posicionamento novo: a VW tem qualidade total, para todos.

E aí, decidiu? Bom voto e boas festas!

35 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido amgio Raul. Faltou um nasua relação que acho a melhor sacada de 2005.
Anunciante: NET Tv a cabo
Slogan: O mundo é dos Nets.

Cria uma tribo, diferencia quem tem das outras pessoas e faz alusão à vasta programação da Tv.

Inclua se achar que deve.

[ ]´s

Rogério Bruxellas

Anônimo disse...

O da coca-cola Light, sem dúvida. Bem humorado, inteligente. Merece palmas!!!

Anônimo disse...

Bró..pra quem odeia ir a bancos como eu, o slogan do Unibanco é perfeito: Unibanco, nem parece banco. Meu voto!

O cartão de credito segue a linha: Unicard, nem parece cartão (nesse caso a promessa se cumpre mesmo, eu tenho esse cartão e realmente não parece um cartão de crédito)

valeu, peron

Anônimo disse...

Meu favorito: Coca-cola. Viva o que é bom.

Um slogan q acompanha perfeitamente o clima e o conceito criados para a nova Coca Light!
E a campanha inteira tem peças maravilhosas, como os vt´s, q são mto bons.

Anônimo disse...

Unibanco, sem dúvida. O mais ousado.

Anônimo disse...

Eu voto no Unibanco como o pior do ano. Pode até ser considerado o pior do segmento bancário de toda a história. Como assim "Nem parece banco". Quem de vcs chegaria em uma mulger e diria: Eu sou tão bom que nem parece homem". Ou chegar em uma agência e dizer "Eu sou tão criativo que nem pareço publicitário". Lastimável.

Anônimo disse...

Brahma. Reforça a paixão do brasileiro por futebol. Patrocina a seleção. Jogada de craque da África.

Anônimo disse...

O melhor pra mim não está no sua lista. É: Aruba é do Caribe. Muuuuuuito bom e divertido. Passa direitinho o clima de quem vai passar as férias do Caribe.

Anônimo disse...

o da kuat, tá dando um banho no guaraná antarctica.

Anônimo disse...

Bom, não sei se é desse ano mas repito da mesma forma que coloquei na prova do Sr. Raul.

Meu preferido é da Petrobrás:
O desafio é a nossa energia.

Anônimo disse...

tb gosto do da coca light.

Anônimo disse...

O Slogan do Fiat Idea é muito bom. Aliás, a Fiat anda mandando muito bem (é Leo Burnett, não é?). Só para citar outros dois: Fiat Stilo. Ou você tem. Ou você não tem. Fantástico!!! E o do Palio, então? 'Está na hora de você rever seus conceitos'. Um ícone. Campanha memorável.

Anônimo disse...

Reitero minha opinião. Quando o Unibanco diz que nem parece banco está sendo ousado, corajoso, fugindo do lugar-comum, do que todas as outras marcas estão querendo dizer: “olha aqui, eu quero fazer parte da sua vida, que você viva bons momentos e blá blá blá...”
Nada disso! O Unibanco põe o dedo da ferida. Parabéns! A F/Nazca acertou mais uma vez.

Alucinógena disse...

Eu fico com a da Sagatiba por ter sido 100% irreverente, original e capaz de colocar a cachaça num patamar específico logo de cara!
=D

Unknown disse...

eu gostei mto da campanha da gol... achei fantastica o comercial do passarinho... por isso voto nesse slogan: "Gol. Por que viajar de outro jeito se você pode voar?"

Anônimo disse...

Frazão, aproveitando o seu gancho, o que se faz quando uma mulher que você está a fim fala que os homens são todos iguais? Você fala e mostra que não é.

Por isso não concordo com você. O Unibanco ao dizer que não parece banco está afirmando que todos os bancos são iguais, menos ele. Assim, conseguiu mostrar um lado humano e atencioso, item raro em instituições financeiras.

Pode até ser pura balela, mas esta diferenciação funciona. Detalhe: em ambos os casos.

Outro conceito matador é o do Fox. Apesar do carro ser compacto por dentro também.

Anônimo disse...

Eu tenho 4:

O do Fiat Stilo (ou vc tem ou vc ñ tem) e o do Visa q é memorável...(pq a vida é agora)...fantástico.

Tem o da Hugo Boss (your rules) e o da Adidas (impossible is notting)...

São muito bons tambm...

Anônimo disse...

Voto no do Idea porque é mais simples e, na minha opinião, mais forte e concordo com o Chico que o Stilo não pode passar batido.

Anônimo disse...

Galera, são os melhores slogans de 2005.
O do Fiat Stilo é de 2003 ou 2004.
O Aruba é do Caribe tem uns 15 anos pra mais.

Anônimo disse...

Nem parece slogan.

Antes de tudo, parabéns pelo post. O melhor de 2005. Ótimas análises dos slogans. Coisa que só quem é do ramo sabe fazer. Uma aula.

Bom, na minha opinião (viu, ó, na minha opinião, tá?), a Nazca matou a pau. Nem parece slogan. Nem parece propaganda de banco. E olha que o desafio era imenso. Unibanco era W. Foram 18 anos lá. Os caras fizeram coisas memoráveis. Tinha casal Unibanco e tudo. Era tudo muito bom, tudo muito simpático.

Mas tinha um problema: ainda era banco. E banco, meu amigo, é banco.
Quem gosta? Banco é chato, é "burrocrático", é sacana, é sisudo, é engravatado. Banco é tudo de ruim. Ninguém gosta.

Olhe pra você ver.
"Feito para você". "Fazendo mais que o possível (ótimo, mas ainda é banco)". "Completo" (é um banco completo, ou seja, todo cuidado é pouco). "Impossível chegar lá sozinho. (muito bom, mas ainda é banco querendo o seu dinheiro).

Percebeu? Viu só?
No fundo, no fundo, parece que todo mundo queria dizer o que o slogan do Unibanco fala na cara, na lata. Faltava coragem, sinceridade. Faltava soltar a gravata. Faltava peito. Não só das agências. Dos bancos mesmo.
O quê? Dizer que a gente nem parece banco? Tá maluco?! Bebeu?

Nem parece banco. Era exatamente isso que 92% do público queria ouvir. Eu quero um banco que não pareça banco, por favor. Eu quero um banco que não pareça banco, urgente. Foi exatamente isso que o Unibanco disse. E haja coragem pra convencer um senhor de 80 anos a dizer que ele não parece o que é.

Resultado: 92% de aprovação do público. Histórico. 92% de aprovação? Nem parece que estamos falando de uma campanha de banco.
Perfeito.

Claro, não vou discutir se o banco entrega o que promente. Eu acho que não entrega. Mas isso é outra história. Quanto ao slogan, que slogan!
Parabéns pra galera da Nazca. Mil vezes parabéns pra quem aprovou. Disparado, o melhor de 2005.

Abração!

Anônimo disse...

fico com unibanco!

Anônimo disse...

Nem me lembro mais dele...

Anônimo disse...

Eu voto no da Adidas - Impossible is nothing (mas não lembro se é desse ano).

Dos da lista, gostei muito do slogan do Terra (Qual é a sua?). A campanha está demais, a música, o visual das peças, e o slogan fecha de maneira soberba.

Alguns comentários bem pessoais, se me permitem:

- Acho que a Brastemp fez mau negócio em trocar de slogan. O "não tem comparação" não tem comparação! Pode ser antigo, mas marcou e é muito bom!

- O do Bradesco pode causar uma má impressão nos desatentos e analfabetos de plantão, pois o BradesCOMPLETO pode ser entendido como BraDESCOMPLETO. Tudo bem, eu sei que o certo é incompleto e estou forçando um pouco a barra, mas acreditem ou não, já ouvi alguns comentários sobre isso por aí. E, como publicitários, temos que pensar em tudo...

- Não acho que o slogan do Fiat Idea (É hora de você ter um) deu origem à expressão "É hora de...". O contrário é mais plausível.

Só isso. Beijos em todos e um ótimo 2006 para vocês!

Fernanda

Anônimo disse...

No aniversário do menino Jesus quem ganha o cartão é você.

Anônimo disse...

Fico com o da Coca-cola Light.
Clap clap clap pra eles.

Anônimo disse...

Só para registro: Acho que na lista faltou: Beba Fanta. Fique Bamboocha. No começo achei meio idiota, mas depois vi que pegou entre a molecada.
Bem, mas o meu voto vai para o tema de campanha da GOl.
"Por que viajar de outro jeito se você pode voar?". Vai no cerne do problema. Adorei!
Bjs

trela disse...

fiquei entre o unibanco e o terra. voto no terra. até a música fica.

Anônimo disse...

O pior: Bradescompleto. Uma porcaria. O melhor: o da Sagatiba. Mais pela pergunta, o que é sagatiba? Do que pelo slogan. Mas de qualquer forma uma coisa completa a outra. Isso é comunicação, ok?

Anônimo disse...

Tem muita gente comentando sobre campanhas, mas a pergunta é "qual o melhor slogan de 2005?"

Anônimo disse...

Concordo. Tem que ser um slogan! Uma coisa pá pum, que vai direto na cabeça, ao ponto, dedo na ferida, uma frase curta, simples, que já diz o que é. Não é campanha, é slogan.
Por isso, voto no do Unibanco. É auto-explicativo. É muito bom.

Anônimo disse...

A proposta é escolher um slogan.
Na minha opinião é este.
Gol. Por que viajar de outro jeito se você pode voar?

Ademir Guimarães

Anônimo disse...

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Anônimo disse...

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Diego Souza disse...

O slogan do Unibanco a priori é bom pois cola na cabeça mas dá margem a piadinhas, como a que ouvi esses dias: "nem parece banco mesmo pois é uma bosta!"