quinta-feira, dezembro 22, 2005

Quem vai ressuscitar o espírito de Natal?












Por Henrique Tucci.

O Manhattan Conection do domingo passado apresentou uma reportagem sobre uma novidade natalina e politicamente correta dos americanos. Tudo bem, mais uma. Mas essa faz a gente refletir um pouco. Os norte-americanos não estão utilizando em suas mensagens mais sinceras o tradicional “Feliz Natal”. E o motivo é simples: não seria correto utilizar um termo cristão em um país tão eclético e diversificado culturalmente como os Estados Unidos. O termo “Merry Christmas” (Feliz Natal) está sendo substituído por “Happy Hollidays”, que podemos traduzir livremente como “Boas festas”. A própria Casa Branca em suas mensagens já utiliza o novo termo, o que gerou severas críticas ao presidente norte-americano pela própria direita que o elegeu, pois ele estaria sendo covarde em não adotar o termo cristão.

Bom, turma, não custa lembrar que Natal tem o sentido de nascimento. Representa a chegada do Salvador para os cristãos. Mas tem um sentido quase universal exatamente por causa da propaganda e não da religião. Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, arcebispo de Mira no século IV que ficou conhecido pela sua generosidade. Talvez daí venha a tradição comercial da data. Mas quem popularizou a imagem clássica do sujeito de roupas vermelhas, cinto e botas pretas foi a Coca-Cola, que em 1931 encomendou ao artista Habdon Sundblom a remodelação do Santa Claus de Nast (o artista que primeiro desenhou a figura do Bom Velhinho) para torná-lo ainda mais próximo da sociedade da época. Sundblom se inspirou em um vendedor aposentado para criar o ícone tão popular até hoje.

Vou deixar aqui minha provocação:

Uma campanha com tema natalino deixa o Natal mais comercial ou um comercial de Natal ajuda a despertar o espírio natalino?

E agora um desafio:

E se você tivesse o job de fazer um cartão de Natal para os publicitários, como seria a mensagem? Queremos ver a sua criatividade!

2 comentários:

Anônimo disse...

^
no
non
nono
nonon
nonono
nononon
nononono
nonononon
nonononono
nononononon
nononononono
nonononononon
nonononononono
nononononononon
nononononononono
nonononononononon
nonononononononono
nononononononononon
nononononononononono
nonononononononononon
nonononononononononono
nono
nono
nono

A CRIATIVIDADE

Anônimo disse...

Bom texto! agora como seria exe job, bom deixa eu pensar. Depois eu volto aqui com meu job.