terça-feira, janeiro 10, 2006

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Até 1997, o mercado de cervejas era disputado ponto a ponto por Brahma e Antarctica, que invadiam a TV com clipes maravilhosos, um festival de bunda e música. Bonito, mas muito igual.

Nessa época entra em cena a Skol. Com o slogan "a cerveja que desce redondo", criação da F/Nazca, a Skol passa a ser a nova sensação no disputado mercado de preferência das loiras geladas. Por quê? Diferenciação. Começam os comerciais de roteiro. Não meros videoclipes.

Para vender o atributo leveza, a agência inovou, apostou no público jovem, no humor e na inteligência. Criou um conceito popular, de fácil assimilação e, de quebra, apropriou-se do círculo, figura geométrica das mais prestigiadas e evidentes. Tudo o que tem forma circular hoje é Skol. Rodas de carro, sua cabeça, o mundo... faz propaganda de graça para a Skol. Grande idéia. Redondinha.

Diferenciação funciona? Em 1998, a Skol passou a ser a marca mais vendida do País, posto em que se mantém até agora.

Além disso, a Skol tem um espírito de "vanguardismo": foi a primeira cerveja em lata, a primeira cerveja em lata de alumínio, a primeira long-neck, e agora a primeira a ficar gelada por mais tempo.

E é justamente para comunicar essa novidade, que um anúncio da Skol foi publicado na Veja. É o melhor da semana. Cutuca toda a quadradice do isopor, com uma linguagem irreverente, que respeita (óbvio) o posicionamento da marca.

Título: “Uma lata criada para ficar gelada por mais tempo. Mas a verdade é que a gente tinha uma aflição danada daquela caixa quadrada.” Assinatura: Chegou Skol Geladona. A mesma redondice com mais tempo de geladice.

Em tempo: eu bebia Antarctica, mas como o mundo gira, gira, gira, hoje só Skol.

13 comentários:

Anônimo disse...

uahauahauahauha
kkkkk...boa!! cheia de 'dices' e 'dices'...

Anônimo disse...

Puxa, diferenciação é tudo mesmo. Grande texto. Não sabia que a Skol tinha virado líder a partir do conceito 'redondo'...

Anônimo disse...

Acho a campanha da Skol muito boa, mas hoje sou mais a da Kaiser.

Já que a Kaiser tem uma fama de ruim que ninguém consegue tirar, eles mostram que o que faz a cerveja é o momento. Eu achei duca! Aquela propaganda que ia colocando rótulos nas cervejas conforme a ocasião foi perfeita.

A da Skol força a barra de vez em quando, tem alguns comerciais que são bem apelativos, mas no geral é legal. Mas como redatora, vou levantar a questão: o certo não seria "a cerveja que desce redonda"? Quando o conceito surgiu chegava a doer no ouvido, apesar de agora eu já ter acostumado.

Beijos

Anônimo disse...

Inquestionável.

Anônimo disse...

Muito boa. Como a Fernanda bem lembrou, a campanha atual da Kaiser também está muito boa mas, como eu virei "bebedor de cerveja" pós 98, sempre fui Skol. Hoje praticamente não bebo mas, quando o faço, tem que ser Skol.
Quanto ao redondo (a) que a Fernanda disse, eu entendo que se fosse a cerveja que desse redonda, seria a cerveja rolando... agora a cerveja que desce redondo, é o modo como ela desce. Redondo, perfeito, agradável e vai por aí...

Abraços

Anônimo disse...

Bom, pelo que eu entendi, esse é o melhor anúncio de Veja devido à história da marca.
Porque convenhamos que esse anúncio em específico não é nenhuma “assumidade” criativa.
Fala sério!!!!

Unknown disse...

eu particularmente gosto mto desta campanha da skol... desde o início... enquanto as outras ateh pouco tempo atraz vinham soh fazendo propaganda com fotos de bar e mulher gostosa, a skol conseguiu colocar os velhinhos do bingo sem agredi-los e deixando ao mesmo tempo a marca jovem... e eles estao sempre renovando o posicionamento da campanha, no começo era aquele gordo descendo pela garganta, agora estah no "se quem inventou .... bebesse skol.."...

[]s

Anônimo disse...

mto bom, extremamente limpo, e aliando as paixões nacionais em substituição a a proibida, sai a bunda entra a bola , alias, praia, futebol e ceveja, quer mais o que, indiscutivel...

Anônimo disse...

E aí eu te pergunto: cadê o link visual com o filme?
E aí eu te pergunto de novo: link visual???
Pois é. Não tem essa. A campanha tem que informar que chegou a nova lata que fica gelada por mais tempo. Pronto. No filme, Tiago Lacerda. Na revista, caixa de isopor. E tá dado o recado. A assinatura amarra tudo.
Na campanha de Gol Linhas Aéreas a mídia impressa é um frame do filme. Ótimo. Perfeito para a campanha. A idéia pedia essa "unidade". No caso de Skol, não.

E as teorias que vão para o espaço.
Mas não para o espaço publicitário, por favor.

Anônimo disse...

se eu tivesse feito só a produção da foto já estava bom! rsss

[]s

Anônimo disse...

Muito boa. Eu mesmo tinha lido sobre esta nova lata antes de sair a campanha e fiquei aqui imaginando o que iriam inventar.
Só assim você ve como não é facil criar e fácil criticar depois da idéia pronta.

Anônimo disse...

Os comerciais da Kaiser estão muito bons... só falta a cerveja melhorar!!!

Anônimo disse...

AI pelo amor de Deus a Skol já foi mania mais todo mundo que não é aquele cara que só bebe Skol sabe que a que está melhor é a Brahma e em segundo lugar a Antarctica,pelo amor de Deus parem de puxar o saco da Skol porque todos sabem que ela está água pura,e falo mais é só ver o rank das cervejas mais vendidas no Brasil que de tanto está piorando a Brahma e a Antarctica já estão na cola da Skol a Brahma principalmente que na minha opnião já deve até ter passado,é porque não fazem um novo senso das cervejas mais vendidas pois depois que fizerem vão ver que a Brahma já deve ter passado.