segunda-feira, janeiro 09, 2006

Seis anúncios de uma mesma campanha?







Por Raul Otuzi

Não. Não são da mesma campanha. Mas que parece, parece, porque ambas partem do mesmo princípio gráfico: um único elemento visual que se combina, se combina, formando assim a imagem do rosto de uma pessoa.

Os três primeiros anúncios são da DM9 para a Philips. Nesse caso, as ilustrações das pessoas foram feitas com o desenho de 'digitais'. Título: "Aperte o play". Redação: Flavio Casarotti. Direção de arte: Marcos Medeiros.

Os outros três fazem parte de uma campanha para o tênis Bamba. Agência Lew,Lara. As ilustras aqui foram feitas pelas marcas do solado do tênis. Títulos: "Calce você." "Seu jeito de andar." e "Pise do seu jeito." Redação: André Laurentino / Emiliano Trierveiler. Direção de arte: Carlos Nunes / Marco Versolato.

Resumindo: para não meter os pés pelos dedos, beba da mesma fonte, mas adicione sempre um outro sabor.

23 comentários:

Anônimo disse...

O que é foda é que até os fundos das duas campanhas são brancos. Não acho que é coincidência não.

Anônimo disse...

Pelo menos as cores são diferentes... hehehe

Anônimo disse...

cara de um, pé do outro ou será pé de um e cara do outro...a quetão é saber quem criou e veiculou primeiro...

Anônimo disse...

Pra mim, ambas idéias se justificam. Os conceitos são bem amarrados, o que não gosto é da expressão das pessoas. Aliás, da falta de expressão.

Anônimo disse...

Independente de quem criou, fez ou inventou. A Idéia de parecer com algo que já existe confunde.
E isso não é nada bom para um anúncio.
Chupada ou não o público vai confundir.

Ademir Guimarães

Anônimo disse...

Concordo com o Ademir e com a Joyce, e digo mais:
"idéias boas, direção de arte nem tanto".

Anônimo disse...

Mais um,

A Tim utilizou o ano passado esse mesmo recurso (peça de revista, acho que foi Época ou Veja), o elemento de repetição foi carimbos de passaporte, uma baita arte...o problema (nesse caso) é que marca muito...gozado né! Isso era pra ser um ponto positivo se não tornasse carne de vaca.

É! Temos que ficar sempre atento nesse bendito "Lugar comum"

Anônimo disse...

Concordo com o Ademir...

O problema maior naum é imitar: é a comfusão que fará na cabeça do público...


Sem falar q peças com recurços inovadores ou diferntes sempre chamam mais atenção...

Anônimo disse...

é...

errei...

o certo é "confusão" e "diferentes...

Anônimo disse...

Tem um outro título do Bamba que é o melhor, e vocês não colocaram: "Você começa no pé." E é justamente por causa dessa diversidade de títulos que acho esta campanha melhor. Se bem, que acho que a da Philips é pioneira...

Anônimo disse...

tenho impressão que essa história de compor uma imagem usando digitais é bem mais velha que essas duas campanhas.

Anônimo disse...

Não vejo como chupada. Mas é fato que uma peça inspirou a outra e, como disse alguém aí, acho que essa idéia de se formar imagens com digitais, solas, etc... é bem mais antiga que esses anúncios. Outro fato é que cada vez mais veremos peças inspiradas em outras. Como criadores e criativos, temos é que ter muito cuidado com essas "inspiraçøes"

Anônimo disse...

tb não vejo como chupada não. Só beberam da mesma fonte (como o próprio post diz)... e isso pode deixar a água meio contaminada.

Anônimo disse...

Coincidência. Por quê? Resposta na ficha técnica de ambas campanhas.

Anônimo disse...

Não entendi, Daniel.

Anônimo disse...

Marcos Medeiros, Laurentino, Flávio Casarotti e Marco Versolato já fizeram e ainda fazem muita coisa inédita e premiada nos principais festivais do mundo. Sinceramente, tais caras não precisam de chupação. Isso é pra quem é preguiçoso ou sem talento. Ou os dois!

Anônimo disse...

Concordo com o Daniel. O problema foi usar o mesmo princípio criativo visual.

Foi justamente isso que a gente quis mostrar: que a propaganda vai bebendo da mesma fonte, se alimentando das mesmas referências (sempre tem exceções, claro!) e daí coincidências acontecem. Fazem parte.

A inspiração foi a mesma. Mas sem essa de chupada.

Valeu!!

Anônimo disse...

Sei não. Pode até não ser chupada descarada, mas é óbvio que os caras da Lew Lara 'se inspiraram' no anúncio da Philips. Tudo bem. Gosto do trabalho da Lew. Mesmo tendo como ponto de partida outro anúncio. São segmentos diferentes, né?

Anônimo disse...

Isso mesmo, Raul. O problema é beber da mesma fonte. Referências iguais, anúncios parecidos.

Zé Marcos, isso é impossível, pois o anúncio da Philips é posterior ao do Bamba.

Anônimo disse...

Como vc pode saber??

Anônimo disse...

chupada, chupada, chupada. não seí quem chupou quem, mas que chupou chupou.

Anônimo disse...

se fosse uma agência pequena que tivesse chupado a idéia da dm9... noooooooooooossa, o mundo ja teria caído. bando de hipócritas! Outro dia um amigo apresentou uma pasta cheia de fantasmas e não é que depois ele viu umas de suas idéias sendo usas para FORD, na ultima campanha do ford eco sport? graças a deus a internet tá mostrando quem é quem....temos mesmo que denunciar esses bando de escroto que dão uma de sabe tudo e que, qdo apresentamos pasta a ele, dizem: não tem nada novo!!! na boa, as grande agenicas estão cheias de otário ganhando muita grana e fazendo pose. Ainda bem que o Planejamento anda se tornando peça fundamental nos deptos de marketing das grandes marcas. Espero que isso se torne verdade, pra que nao vejamos mais a profissão ser sustentada por um bando de arrogantes metido a deuses.

Anônimo disse...

Se fosse uma agência pequena que tivesse chupado a idéia da DM9... Noooooooooooossa, o mundo ja teria caído. Bando de hipócritas! Outro dia, um amigo apresentou uma pasta cheia de fantasmas e não é que depois ele viu uma de suas idéias sendo usadas para FORD, na última campanha do Ford Eco Sport? Graças a deus a internet tá mostrando quem é quem....Temos mesmo é que denunciar esses bandos de escrotos que dão uma de sabe tudo e que, qdo apresentamos pastas a eles, dizem: não tem nada novo! faz mais! tem que surpreender! Na boa, as grande agências estão cheias de otários ganhando muita grana e fazendo pose, enquanto os que querem entrar ficam sendo humilhados e rotulandos, como são so estagiários. Ainda bem que o Planejamento anda se tornando peça fundamental nos deptos de marketing das grandes marcas. Espero que isso se torne verdade, pra que não vejamos a profissão ser sustentada por um bando de arrogantes metido a deuses.