quarta-feira, janeiro 25, 2006

Tenha uma opinião




Por Raul Otuzi

Série de anúncios da F/Nazca para a Associação Nacional de Jornais. Mostra fotos polêmicas (ou não, depende do ponto de vista) e linhas em branco que soam como provocação. Conceito: “Tenha uma opinião.” Redação: Renato Simões. Direção de arte: Bruno Prosperi. Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima.

Não é uma campanha nova, mas ilustra o momento em que vivemos: a busca fremente por informação. Quem tem conteúdo pensa, opina, cria, ganha dinheiro com maior facilidade. Não é à toa que Nizan (as informações a seguir são do http://www.portaldapropaganda.com/) “está em busca de um sócio para uma empresa focada na elaboração de conteúdo para os clientes da Africa, que envolvam as diversas mídias existentes.

Um exemplo desse tipo de trabalho, criado pela agência antes mesmo do lançamento da empreitada, é a série de filmes para o Pão de Açúcar, divulgada via celulares Vivo 3G. As peças trazem dicas do consultor de vinhos Carlos Cabral, que destaca ofertas da rede e, claro, conta quais são os vinhos do verão.”

Para quem não conhece, já existem agências de comunicação por conteúdo na área. A Selluloi AG é referência: www.selulloid.com.br/10/ Conheço seu trabalho de perto. É muito bom. Portanto, fica aí o recado: Tenha uma opinião. Mas antes tenha informação. É matéria-prima para o nosso negócio. Concorda?
Qual a sua opinião?

11 comentários:

Anônimo disse...

Concordo...

A informação é a chave para a descobertas de novas oportunidades ou até mesmo a criação delas...

Mas, pode ocorrer o movimento contrário: a "overdose" d informação...

Vc tem tantas fontes pra pesquisar, tanta coisa pra ler que acaba bitolado em determinados assuntos ou abstraindo pouco, pois quer fazer tudo ao mesmo tempo...

Isso aconteceu comigo há um tempo atrás...o meu "favoritos" era (ainda é) lotado de sites...mas, como a desorganização e a falta de tempo,eu naum lia todos eles...

A corrida por informação pode ser perigosa...

Anônimo disse...

E ainda há outro perigo: as informações unilaretaris.

a busca de sites que mostrem uma segunda informação/opinião é imprescindível para a construção de uma postura para qualquer assunto...

Pelo menos, essa é uma das faltas q os sites sobre publicidade cometem...sempre falando das mesmas agências e vangloriando os mesmos estilos de trabalho...

Anônimo disse...

1.Casamento gay. A favor.
2.Pena de morte. A favor.
3.Trabalho infantil. Contra.

Qto a necessidade de informação é óbvia. Muito óbvia. Sem ela, não somo nada. Temos que nos virar sozinhos, só com nossa cabeça. É pouco.

Anônimo disse...

Esse anúncios fazem a gente pensar. São um convite a reflexão.

Concordo com vc, Chico.
beijos

Anônimo disse...

Mais um Boutique da Propaganda!

A campanha é legal e inovadora. Estão de parabéns.

Agora me desculpem, mas essa história de agência de conteúdo cheira mais um artigo do mercado de propaganda do que uma real ferramenta.
Já tinha visto está matéria no portal da propaganda e confesso que minha ignorância sobre o tema foi maior, pois não entendi o que o Nizan queria, o que foi solucionado com o link da agência Selulloid. Com isso, até agora, não vejo nenhum diferencial "real"no dicurso dessas "agências de conteúdo", pois Relacionamento, Canalizar informações e conteúdo correto para cada meio, desenvolver estratégias...Porra! Isso é trabalho corriqueiro pra qualquer um, desde o momento em que se prospecta um cliente até o desenvolvimento e entrega da campanha deve-se pensar estratégicamente, isso quer dizer que uma ou várias pessoas são pagas (e chamadas de planejamento, mídia e etc) para determinar "o que"será dito e "onde" será dito. A aparição de mais esse segmento no mercado de comunicação mostra duas vertentes:
Por um lado : A segmentação cada vez mais partilhada, transformando as atuais agências de propaganda em "biros" criativos;
Por outro: Também vejo a prova da ineficiencia da atual estrutura em que as agências atuam e a forma como é transmitido esse conhecimento aos futuros publicitários nas faculdades.

Anônimo disse...

Aiiiii...eu tow sem tempo de passar aq. Um abraxao p/ todos!

Anônimo disse...

Assino embaixo de tudo o que vc disse, Fábio.

Anônimo disse...

A Grey Matos também está montando uma área de conteúdo. Acho que isso é muito importante. As pessoas andam sem conteúdo. Muitas informações, mas informações rasas.
Sei lá, minha opinião.

Anônimo disse...

achei tipo nada a ver. um lixo mesmo.

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Fat nude pic video woman Use of protonix Coffee makers grinding machines Solicitor general &aposs office Protonix discription of Powred gate openers Tennis channel open las vegas Balance chair Dryer vent cleaning equipment eliminate credit card debt whitening teeth Company moving rental van Baseball tickets hotels toronto Combining wellbutrin and zoloft ultracet Etnies earphones

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »