terça-feira, fevereiro 07, 2006

O melhor anúncio de Veja


Por Raul Otuzi

Anúncio da Almap para o Fox. Mais uma prova de comunicação bem planejada e criativa. Desde o seu lançamento em 2003, o Fox vende seu espaço interno como principal diferencial. A assinatura deixa claro o benefício do conforto: “Fox. Compacto para quem vê. Gigante para quem anda.”

Agora, mais uma campanha é lançada e o atributo explorado é o mesmo. Só muda o enfoque: teto alto. O posicionamento de carro compacto, confortável, com ótimo espaço interno continua a ser construído.

A força desse anúncio está todo na foto. Por que só o teto do carro está todo limpo? Por que a escada? Ah, sim, o título explica e reforça o conceito da marca: “Fox. Você nunca viu um compacto com o teto tão alto assim.” Redação: Wilson Mateos. Direção de Arte: Marcos Medeiros.

Ótimo posicionamento. Ótimo slogan. Ótima campanha.

13 comentários:

Anônimo disse...

A AlmapBBDO é foda!

Anônimo disse...

Esse tava muito na cara. É do genial Wilson Mateos.

Anônimo disse...

Pode ser um anúncio de imagem ou de título. Wilson Mateos é sempre brilhante. Concordo com o anônimo acima. Peguem os anuários do CCSP e confiram a trajetória desse sensacional redator.

Anônimo disse...

A dupla que deu o que falar na DM9 já está mandando ver na Almap.

Anônimo disse...

Não conheço Wilson Mateos, mas tenho certeza de que é um redator que enche nossa profissão de orgulho. Veja você, num anúncio onde o mote principal está na imagem ele cria um título arrebatador, que me chama mais a atenção do que a própria foto. Reparem na simplicidade do texto, como ele cativa sem pretensão. Parabéns, Wilson. Parabéns, EhDuca.

Anônimo disse...

Lanço aqui a idéia: além de elegermos o melhor anúncio da Veja, vamos eleger também o melhor redator da Veja. Nesta semana, ficou fácil: Wilson Mathews!

Anônimo disse...

Vi também o vt. Bem conceituado. E como quase tudo da Almap, muito bem produzido. Sem idolatrismo achei que os caras detonaram.

Anônimo disse...

O comercial de TV é ótimo. Mostra cenas de pessoas que lançam mão de vários artifícios para continuar a sentir a sensação de altura que o Fox oferece, como por exemplo: o cara que está em cima de uma caixa, no elevador.

Tema: "Depois de andar no Fox, você vai se acostumar a ver tudo de cima.". Além de tudo, passa 'superioridade'.
Muito bom!

Anônimo disse...

Naum querendo ser do contra, mas...

naum achei a propaganda "sensacional"...

Ele é de boa qualidade, como a maioria das campanhas da ALMAP...

Mas, vc's falam dela como s fosse uma grande concorrente de Cannes ou a propaganda do ano...

A propaganda é boa, mas naum é a melhor do mundo...

sei q ninguém falou isso, mas vc's s referem a ela como se fosse...

essa é a minha opinião

Anônimo disse...

Ô Chico. Também acho que esta campanha não merece ganhar Cannes não. E digo mais: acredito que ela não vai ganhar nada.
Mesmo assim, apesar dela não ter dado troféu algum aos seus criadores, tenho certeza que ela já deu muito o que falar por aí. Garanto que já engordou a comissão de uma centena de vendedores nas concessionárias. E melhor ainda. Tenho convicção de que está ajudando a esvaziar os pátios da Volks.

Mágica? Que nada. Estratégia emocional.

O vt não vende só um pé direito automotivo maior, com mais espaço e conforto. Ele toca o ego. Literalmente coloca seus compradores lá em cima. Em cima de um caixote, escada, degrau. Seja o que for, te coloca acima dos outros.

Ta certo que nós, publicitários, temos um ego que não cabe nem em 10 carros como este. E uma crítica ao trabalho alheio que ficaria bem apertadinha dentro deste ego.
Mas vá lá!

Se toda propaganda pra ser boa tivesse que ganhar algo, a maioria aqui passaria a vida toda criando lixo.

Anônimo disse...

Faço minhas as suas palavras, Rafael. Parabéns!

Anônimo disse...

Pessoal, o anúncio é genial. Acho que tá faltando reparar naquele paninho com cera ali no chão.

Anônimo disse...

Excellent, love it! »