quarta-feira, março 15, 2006

Frases infelizes, conceitos mais que felizes

















Por Raul Otuzi

Mais um exemplo de como o mesmo princípio criativo (nesse caso, frases que pessoas famosas supostamente disseram antes de fazer uma grande besteira) serve para vender dois produtos totalmente distintos.

O segredo está no talento de enxergar um conceito inteligente, bem-humorado, por trás dessas frases. Amarrar a idéia, como vulgarmente se diz.

A primeira campanha é de 99, da Almap para o Art Directors Club. A frase do primeiro anúncio é atribuída a Roberto Baggio, final da Copa 94. A segunda de Mia Farrow, Nova York. A terceira é de Hugh Grant, Beverly Hills. E a última de Donald Trump, Nova York.
Conceito: "De boas idéias o inferno está cheio. Venha ver as que deram certo." Texto: "Mostra Prêmios Internacionais. Av. Angélica, 1900 – de 9/3 a 17/4." Assina: Art Directors Club N.Y. in Panamericana. Os melhores trabalhos de propaganda e design do mundo. Red.: Sophie Schönburg. Dir. arte: André Laurentino.

A segunda campanha é atual, da DPZ para o papel higiênico Neve. Não tem assinatura nas frases. Conceito: "Esteja pronto, sempre pode dar caca." Assina: Papel Higiênico Neve. Mais absorvente, mais resistente, muito mais macio. Red.: Fernando Rodrigues. Dir. arte: Fernanda Fajardo.

Resumo da ópera: até as piores bobagens já ditas podem virar grandes conceitos. Basta lapidar. Sempre.

9 comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que possa ser considerado um plágio. Mas a campanha da Kleenex, JWT, pode ter servido de gancho para essa da Neve. É lógico que tentar reconstruir o conceito criativo dos caras é muita pretensão, mas, existe uma clara relação entre as duas: pessoas que fizeram bobeira. Apesar de serem abordadas por ângulos diferentes, vocês acham que pode ser considerada uma chupada?

Anônimo disse...

ótima propagandas...

Os caras da ALmap mandam muito...

Anônimo disse...

Não, caf.,
chupada não.
Referência óbvia. Só isso.

Anônimo disse...

Excelente!!!

Anônimo disse...

A campanha da Almap é quente, criativa e tudo mais.
A da DPZ além de requentada é forçada que dois

Anônimo disse...

Concordo, anônimo

Anônimo disse...

Almap:
Falar o quê?

DPZ:
Não arranca nem um "engraçadinho".
Não consigo linkar uma coisa na outra. Alguém pensou no Zé Dirceu com piriri?

Anônimo disse...

Very cool design! Useful information. Go on! Hawaii boating accident lawyers http://www.medical-malpractice-5.info/Active_bacterial_surveillance.html 1970 jackets Ativan and benadryl retail price for zyrtec d Free email stationery for hotmail base coat clear coat painting tips Direct sales mlm opt-in email Ocean county driveway paving banyon coat trench coat boys Peugeot 106 czci Custom baseball t shirt models coats Latin grils get fuck http://www.woman-wearing-tight-sweaters.info/nj-auction-fur-coats.html Arizona amado contemporary bookcase acquire online Do guys prefer girls shaved or trimmed Peritonsilar cellulitis Buick excelle

Anônimo disse...

sxqv bruvk you porn qqybfi x le o ckg