sexta-feira, março 31, 2006

Nota 1000, Paulo!

Esse espaço é seu. Mande sua foto e um texto de sua autoria com 1000 caracteres exatos (contando os espaços) sobre qualquer assunto, que a gente publica. Publica se for bacana e de acordo com a ordem de chegada, ok? Escreva. ehduca@hotmail.com

Esperança que vence o medo de perder a esperança.

Por Paulo Aguiar (http://www.themonk.zip.net/)

A publicidade é a cara do país. Minoria privilegiada. Maioria desiludida com pastas, portfólios e peças criadas na esperança de mudar de vida. Quem você conhece aqui? E o bordão criativo ‘gostamos do trabalho, se pintar algo ligamos’.

Não desanime, a vida é cheia de surpresas. Quem sabe você muda de lado. E quando subir ao 20º andar, não esqueça que você já esteve no térreo.

Vivemos numa favela profissional, nos empurrando em busca de espaço. Muitos desistem para virar falcão. Virando noites, criando panfletos, anúncios para lista telefônica e cartões de visita. Ok, sei que você precisa. Precisa de respeito, dignidade e amor próprio.

Crie mais e sonhe menos. Faça do trabalho um combustível para levantar vôo. Busque alternativas. Não se venda. Prove que você merece. Não se prostitua. Não explore menores. Não escolha o caminho mais fácil, porque quando perguntarem como você chegou lá, vai ter que dizer “lamento muito, mas não vou responder”.

29 comentários:

Anônimo disse...

Essa história de: "Gostamnos do seu trabalho, qualquer coisa te ligamos" é a pura verdade. Qtas vezes já ouvi isso... Mas um dia dá certo.

Anônimo disse...

Vamos fazer a contabilidade; quantos publicitários estão por aí como vendedores, balconistas, recepcionistas ou como eu: desempregados...Pois é, como mostrar capacidade se não dão oportunidade???

Anônimo disse...

Não se venda, não se isso, não se aquilo. Ok. Mas você não aceitaria um estágio numa Leo Burnett? Virar noites, encarar pepinos e não ganhar absolutamente nada. A Leo é só um exemplo. Péssimo exemplo, por sinal. Mas é um pouco do que é o mundo das agências grandes. 8 ou 8 mil. Quem topa? Existe outro caminho? Que tem 2 por mês pra jogar numa Miami Ad School? O que fazer?
Alguém tem sugestões?

Anônimo disse...

Ter um pistolão. Esse sempre será o caminho.

Anônimo disse...

Ei, mas fazer um estágio em qualquer agência grande é um puta aprendizado. Acho que tem que ralar mesmo. Melhor que faculdade. Aprender na prática. Tem gente que reclama que não ganha nada... Pois eu digo a gente deveria é pagar...
quem dera, eu. Estágio na Leo? Tô dentro. E sem ganhar um tostão, tostãozinho furado, pelo contrário. Eu pago, eu pago. É só me falar pra quem.

Anônimo disse...

Já estagiei em duas agências aqui em Ribeirão Preto ( 3 meses cada uma). Nesses dois lugares eu recebia.
O fato de uma agência pagar para o estagiário é um pouco controverso. Se você tem um pai que banca sua faculdade e paga suas despesas, um estágio sem remuneração é lucro até porque você não estará preocupado com grana e se propaganda é realmente a sua praia o pessoal da agência vai gostar do seu trabalho e com certeza vão querer ficar com você te pagar.
Agora se você tem que ralar pra pagar todos os seus gastos (meu caso), aí amigo realmente a coisa é mais difícil.
Me formei agora em dezembro de 2005. Não estou mais em nenhuma dessas agências, estou trabalhando com webdesign. É legal mas ainda assim proucuro uma agência para trabalhar.
E mesmo tendo uma certa experiência ouço esse tipo de ladainha. Já pensei em desistir, mas quando converso com amigos, que esturam comigo ou com o Raul que foi meu professor, e sabem de minha capacidade me dá mais força para não prostituir. Até porque ninguém tem nessa profissão uma carteirinha de CRPP (Conselho Reginal de Publicidade e Propaganda) e o lado negro da força é muito forte.
Mas tenhamos força.

Anônimo disse...

Deu quase mil caracteres...

Anônimo disse...

Eu me prostituo. Pra quem eu tenho que dar?

Anônimo disse...

A verdade é que o mercado vai absorver a nós todos. Tem vaga de caixa, empacotador, repositor e, quem sabe, gerente.

Anônimo disse...

Lamentável... Eheheheh

Anônimo disse...

Tem gente que não entende nada e já quer ganhar salário? Estágio é assim mesmo. No começo a empresa ensina e por isso ela não deve pagar. Depois, se você for esperto e aprender, pode cobrar seu faz me rir no fim do mês. É assim em qualquer profissão, exceto na política.

Anônimo disse...

Fábio, ter pai que banca é muito cômodo. Quem não tem que se sacuda.
Que se dedique triplicado, que vare noites, que mostre algo a mais, que comece a se relacionar com gente grande (puxa-saquismo, sim, fazer o quê?)
As pessoas que conheço que se deram bem foi por uma coisa, ou por outra, ou todas juntas.
Abraço,

Anônimo disse...

Eu tenho muitos amigos que começaram lá de baixo, caras da Giovanni, da Agnelo e da Santos&Santos Criação e Design. Os caras ralaram muito, igual vocês estão ralando. Eu também ralei e fiz muitos estágios para chegar onde eu cheguei. E vale a pena. Aqui do alto, do topo, no 20º andar, você olha para baixo e pensa: tudo vale a pena quando a alma não é pequena. O dinheiro, o sucesso (e até mesmo a mulherada, sejamos francos) vem com o tempo - mas tem que ter garra. Olhos de lince e não de falcão. Sorry.

Anônimo disse...

Meu, mas isso é o básico. Ralar, ralar, isso é condição obrigatória para quem quer sucesso. Nada de novo no front.

Anônimo disse...

Acho que voces tem que chorar menos e fazer mais. Na propaganda eh a lei do cao. Voce tem que estar preparado. O mais forte come o mais fraco. Muitas vezes, literalmente...

Anônimo disse...

Fazer estagio de graca eh se prostituir? Como assim? Se prostituir de graca? A puta chega e fala "Agora voce vai, me come, mas nao vai pagar nada, hein! Eu tenho que me prostituir para viver, nao me pague!"
Hahahahahahahahaha. Voces me fazem rir, perceberam?

Anônimo disse...

Galera, galera,

O buraco é mais embaixo e se chama: oferta.
É muita, muita, muita, muita gente boa (qtas faculdades de publicidade existem?)que se dispõe a trabalhar de graça para ter a experiência e o sobrenome das chamadas grifes de criação do país.
‘Ah, eu passei pela DM9, Almap, Leo Burnett...’ O quanto vale isso? É o valor da marca, vocês sabem.

Anônimo disse...

Um brother meu da Y2Criação já dizia: quer moleza? Come sopa de minhóca. Dinheiro só vem lá na frente, e aí vem uma montanha dele. Oferta é anúncio de varejo que você vai fazer se for trabalhar em agência mequetréfe. Sorry.

Anônimo disse...

Eu conheco o Fernando Almeida. Ele eh uma bicha metrossexual. Sorry (mesmo).

Anônimo disse...

Oferta sim. As agências se dão ao luxo de trocar de estagiário a todo segundo porque tem muita gente, muita gente pra colocar. Lógico que se aprende muito, mas é lógico que eles aproveitam também. É a lei do mercado.

Anônimo disse...

Estagiário bom é aquele que chega primeiro e sai por último. O resto só quer ver se dá um jeitinho de emplacar um fantasma em Cannes.

Anônimo disse...

Estagiário bom é aquele que aprende com os mais experientes e melhores e premiados. Eu, por exemplo, tive um estagiário que não ganhava nada e valeu a pena para ele. Hoje ele é um dos principais redatores da Santos&Santos com apenas 31 anos. E ficou amigo pessoal do Newton Pacheco, o que mostra o cacife do cara. Sorry.

Anônimo disse...

E, Paulo (autor do texto), aí vai uma dica: melhore a aparência, faça a barba, mude essa cara de Talebã e esse jeito de mano, que o visual também conta. Vale uma lipo na papa também. Sorry.

Anônimo disse...

Trabalho em uma agência média fora do eixo Rio-São Paulo e sinto uma dificuldade enorme de conseguir estagiários talentosos. Até me disponho a pagar uma ajuda de custo. Mas o quê? Ninguém quer. Nem imaginam a oportunidade que estão perdendo.

Anônimo disse...

Um dos principais profissionais da Santos & Santos? Bom saber que o seu estagiário se tornou um bom advogado.

Anônimo disse...

Show de bola! Gostei muito!
Adoro textos do tipo "tira o bundão da cadeira e presta atenção no que faz"!!

Parabéns!

Anônimo disse...

Ae galera, o objetivo deste texto não é encontrar mocinhos e vilões, e sim abrir nossas mentes para o mercado que estamos enfrentando. Todas as opiniões aqui são válidas, até mesmo aquelas sem muito raciocínio, afinal não somos perfeitos.

Vlw,

Anônimo disse...

Best regards from NY! Xenical 2f dangerous side effect Hairy hot lady mature sexy lamictal trileptal Off road air filters buying a hot tub Medical malpractice lawyer buffalo new york Cheap wheel and tire packs graduating sr high school scholarship money

Anônimo disse...

Looking for information and found it at this great site... » »