quarta-feira, abril 05, 2006

Deu no AdAge.


















O novo papel da internet no mercado editorial.

Por Henrique Tucci.

Depois de publicar por cinco anos a revista Elle Girl, voltada para o público adolescente feminino, a Hachette Filipacchi Media U. S. decidiu tirá-la de circulação em bancas e livrarias. Mas a manterá completa na web. Mídias não-tradicionais como telefones móveis e outras plataformas também continuarão a ser utilizadas.

Esta decisão ousada não foi motivada por um fracasso editorial. Pelo contrário: a publicação teve um crescimento de 46,1% no número de anúncios pagos no último ano e um aumento de 17,9% no total da receita. A circulação também não era nada modesta - 601.149 exemplares mensais.

O que fez com que a editora mantivesse apenas conteúdo digital online é um motivo muito simples, e que chega até a ser óbvio: segundo as pesquisas realizadas junto ao público, hoje a internet é a melhor mídia para o público adolescente norte-americano. Pasmem os que ainda acreditam na supremacia da TV. E os investimentos não páram por aí. Segundo a porta-voz da editora, Anne J. Janas, o investimento em conteúdo online e wireless é crescente e prioritário para a Hachette Filipacchi.

É uma decisão importante de uma grande editora que nos faz pensar: existe algum futuro para publicações em papel? Muitos de nossos leitores com certeza já adquiriram o hábito de consultar jornais diários apenas em suas versões online. As casas especializadas em publicar livros eletrônicos, os "e-books", crescem como uma alternativa para escritores iniciantes. E também como uma nova possibilidade para quem acha os preços dos livros impressos muito salgados.

Este mercado editorial online é, com certeza, um dos mais promissores para o futuro próximo. Qual será a primeira publicação a desbravá-lo por aqui, no Brasil? Com certeza alguma revista mais segmentada. Ou não? Façam suas apostas.

E conheçam a revista: http://www.ellegirl.com/

Um abraço!

Tucci.

8 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que até chegar no Brasil isso demora, se é que chega...

Anônimo disse...

Eu acho que já está acontecendo. O Bluebus, que acesso diariamente, só existe online!!!! Show!!! Eu quero publicar também! Vou tirar meu livro da gaveta, digo da winchester! Falowww!

Anônimo disse...

O Mario disse bem, o bluebus é o maior exemplo. O digital é poderosíssimo.

Anônimo disse...

boa pessoall! nota 10! valeu, tucci

Anônimo disse...

O q acho legal é o arrojo da empresa em tirar uma revista de tiragem significativa para apostar no mundo da web.
Acho q nenhuma - digo nenhuma - editora brasileira faria tal escolha, mesmo tendo as pesquisas de mercado ao seu favor.

Anônimo disse...

O q acho legal é o arrojo da empresa em tirar uma revista de tiragem significativa para apostar no mundo da web.
Acho q nenhuma - digo nenhuma - editora brasileira faria tal escolha, mesmo tendo as pesquisas de mercado ao seu favor.

Anônimo disse...

ah... Chico. É muito mais barato publicar na web. Você põe e tira do ar quando quiser. Não acho que seja arrojo não. Acho que é uma questão econômica mesmo! É mais inteligente!!! Valeu!

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » »