quarta-feira, outubro 18, 2006

A propaganda como ela é.

Por Henrique Tucci.

A campanha “Beleza Real” da Ogilvy, para a Dove, ganhou mais um belo comercial do escritório canadense da agência. O filme revela os truques utilizados para transformar uma modelo em garota-propaganda com apenas alguns cliques.

É o filme “Evolution”, que começa com uma moça mostrada em sua aparência natural, sem maquiagem, como uma mulher comum. Bastou uma mudança na luz para a diva começar a ser fabricada. Depois de ter seu cabelo e maquiagem produzidos, ela é fotografada e tem sua imagem toda alterada eletronicamente. Boca, olhos e pescoço são aumentados e todo o contorno do rosto é aperfeiçoado.

A foto ganha as ruas e a artificialidade ganha uma enorme dose de realidade. A campanha acaba por contestar uma proposição básica da propaganda que é utilizar a perfeição visual das modelos para vender sedução e onirismo. E leva também o mérito de mostrar que a beleza natural é mais atraente, que as imperfeições, na verdade, são as marcas que nos distinguem e fazem únicos.

A má notícia é que todos os dias compramos muitos outros gatos, achando que são lindas lebres. Este recurso da plástica virtual já chegou às imagens em movimento das telenovelas brasileiras. O programa utilizado para fazer a mágica de rejuvenescer Regina Duarte, que tem 59 anos, fazendo-a parecer uma senhorinha entre seus 45 e 50 anos é o Baselight, que também aniquila a celulite de pernas e barriguinhas nas revistas masculinas, entre outras prendas.

O comercial da Dove assina: “Você não imagina como nossa percepção de beleza é distorcida” e em seguida apresenta o site oficial da campanha: www.campaignforrealbeauty.ca

Eu ainda fico com a beleza mutante e a deselegância discreta da vida real. Quem sabe quando começarmos a mostrar mais vida sem retoques, como ela é, em filmes e anúncios, a propaganda tenha mais eficiência. Como a campanha da Dove.

Você acha que a distorção da realidade que a propaganda muitas vezes ainda utiliza é uma forma persuasiva e eficiente de comunicar? Mande sua opinião!

Veja uma matéria sobre o programa Baselight:
http://www.abert.org.br/D_mostra_clipping.cfm?noticia=33090

E conheça o equipamento:
http://www.filmlight.ltd.uk/baselight.html

Um abraço,

Tucci!

22 comentários:

Anônimo disse...

a propganda sempre vendeu beleza e sempre venderá. Mas o que a Dove faz é vender a beleza de forma diferente. Porque usar aquelas modelos maravilhosas estavam muito fora da realidade. Ponto para a Ogilvy! beijos!

Anônimo disse...

Ah, me poupe! Padrão de beleza vigente!! Isso foi a própria propaganda que criou, agora vem cuspir no prato que comeu. Hilário!!

Anônimo disse...

Acho que é isso aí! A propaganda tem que ter autocrítica para não cometer mais absurdos, como fazer um Collor descer pela garganta... e agora um Lula... Bem apropriado o tema... É sequência do texto de Marketing Político??? hehehehehe

Anônimo disse...

Outras profissões têm seus conselhos, como o Conselho de Medicina. A publicidade, no lugar, tem um Código Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária!!! Que profissão nojenta!!! Aliás, se informem mais: o site do Conar mostra que só em 2005 foram 361 processos instaurados contra a propaganda!!! É um por dia!!! E a média é essa nos anos anteriores! Vejam lá! Isso é informação!

Anônimo disse...

Não concordo com a Fabiana! Acho que a publicidade sempre exagera na mão! É sempre um pouco acima, um pouco over! Agora no Natal, então!!!! É todo mundo perfeito e feliz em casa. Até a minha secretária do lar, que não é lá muito instruída, quando vê campanhas na TV, logo diz: bunita aquela casa, hein!, íhh.. mas é só propaganda, né!?! !! Vamos repensar o jeito de persuadir e vender, colegas!
Beijinhos!

Anônimo disse...

Putz... ninguém defende o meu salário, mas ter um órgão pra nos punir, é demais, né?! rsrsrrsr.. somos masoquistas?

Anônimo disse...

Já ouviu falar em Olivieiro Toscani, Fabiana? O mundo não é só cor-de-rosa na propaganda! Tudo bem, ele pode até ser polêmico e algumas vezes de mau gosto, como o onirismo também passa dpo ponto. Mas também existe propaganda séria, muito além da superpersuasão!

Anônimo disse...

hahahahaha. a campanha pela real beleza, na verdade, exalta a feiura. É como quando alguém pergunta:
-E ela é bonita?
-Ela é charmosa.
Ou
-Ela é simpática.
Hahahaha.
Isso é mentir muito mais.

Anônimo disse...

Não tem jeito. todo mundo quer ver gente bonita. O mundo quer consumir beleza. Os anunciantes querem modelos de beleza para associarem ao seu produto, a menos que o conceito peça algo diferente, como foi o caso.

A propaganda tem que fazer um mea-culpa na ditadura da beleza. Afinal, ela dita os padrões junto com a moda e a televisão.

Anônimo disse...

Jornalista, o que vc pode falar da propaganda? Teu mundinho é o mais podre que existe. Vocês manipulam informações de acordo com os interesses de anunciantes. Que moral vc tem pra falar?

Comedião, pela saco, vai procurar a tua turma.

Anônimo disse...

Aprendi com um cara que faz reclame bem antes da maioria aqui nascer: a propaganda precisa estar um degrau acima da vida real. Um degrau. Mas por muito tempo, ela esteve uns dez. E até hoje a gente vê campanhas totalmente fora da vida das pessoas. A proposta de Dove é belíssima. O conceito de beleza verdadeira é uma das melhores promessas que já vi em campanha do segmento. Quem conhece o case direitinho e sabe dos resultados se apaixona ainda mais. Golaço dos caras.

Ao colega jornalista, deixo uma frase que também aprendi com o mesmo cara lá de cima do texto: uma das principais diferenças entre um publicitário e um jornalista é que o primeiro emite nota fiscal.

Abração,
grande final de semana pra vcs!

Anônimo disse...

Concordo em número, gênero e grau com o Jão; a propaganda é isso, é mostrar o que querem ver, é algo idealizado.

Quanto ao nosso amigo jornalista, nada a declarar. Se ele está nesse blog é porque gosta e admira a publicidade.

Anônimo disse...

Até que enfim vocês elogiaram alguma coisa realmente boa. Do caralho esse filme.

Anônimo disse...

Vocês são burros mesmo. Eles não querem mudar a propaganda, eles querem ser diferentes do resto. Todo mundo mostra modelos lindas? Vamos mostrar mulheres comuns, gordinhas, etc. Se todo mundo começar a mostrar gordinhas, aposto que a Dove vem com modelos. A sacada é essa, jumentada.

Anônimo disse...

É só comparar as capas de Veja e Carta Capital das últimas semanas para ver o quanto os dignos jornalistas são imparciais, justos e honestos.
A diferença entre jornalistas e publicitários é que os publicitários assumem que nem sempre dizem a verdade.

Anônimo disse...

Leticia, mas o que vc não concorda comigo? Não entendi.

Publicitário, é claro que conheço o Toscani. Agora o que ele fez foi vender moda através da beleza sim. As fotos eram chocantes conceitualmente. Mas extremamente bonitas do ponto de vista estético: como o uso do contraste de cores, por exemplo.
beijos!

Anônimo disse...

já disse e repito. A diferença entre nós é: CREDIBILIDADE!!

Anônimo disse...

Ah, Fabiana, a gente discorda, viu! Mas na boa! hihihi Aliás, acho que o próprio Toscani discordaria. Ele não primou pela beleza, mas pela realidade, nua e crua. E não há estética de luz que torne uma pessoa morrendo mais bela. Só deixa a realidade mais crua. E concordo com o Tucci!!! Ainda vendemos muito gato por lebre!! Fazemos tudo muito fofinho, tudo muito perfeitinho, em tudo!!! Valeu Tucci, valeu Fabiana. Quero deixar registrado que o blog tá voltando aos bons tempos de opinião e participação! Chega de só ficar no bonitinho, vamos ser mais sérios(as) e comprometidos com a profissão! Beijão a todos!

Anônimo disse...

Realmente! Eu gosto muito dos debates um pouco mais profundos que o Tucci propõe! Como já disseram aqui, são lados complementares do Tucci e do Raul que fazem o sucesso deste blog!
Parabéns galera!!!

Anônimo disse...

Letícia, eu acredito no aspecto aspiracional da propaganda. A gente aspira o belo, o novo, o diferente.

A realidade fica mais nua e crua, mas a fotografia pode sim tornar uma pessoa morrendo mais bela. Beijos!

Anônimo disse...

O Maluf tem muita credibilidade, foi o mais votado de Sao Paulo. Tem credibilidade o melhor mentiroso, claro. Qual a novidade, jornalista? (Se eh que eh verdade mesmo que vc eh jornalista...)

Anônimo disse...

Fabiana, pra gente que tem um dinheirinho e pode fazer algumas coisas que quer na vida isso é fantástico... mas pra mais de 98% da população, isso é pura fantasia? Será que a gente representa uma boa amostra da sociedade brasileira? A propaganda pode ser responsável por muita coisa que anda errada por aí, sim! Pensa melhor nisso! O mundo não é só feito de gente como nós!!!
Beijo!