terça-feira, dezembro 20, 2005
Como anda o seu modo de ver as coisas?
Por Raul Otuzi
O Tucci já escreveu aqui que "acredita na força inigualável dos títulos." Eu também.
Mas existem imagens que gritam e fazem mais barulho do que um multidão de palavras. Porque o que vale é o impacto e o poder da mensagem. Seja visual ou textual.
Vejam, por exemplo, esses dois anúncios aí de cima: O primeiro é de 1997 da DM9 para divulgar o www.valisere.com.br. Redator: Jáder Rossetto. Diretor de Arte: Pedro Cappeletti.
O segundo não sei de que ano é, nem agência, nada. Ele veio por e-mail para mim, uma semana atrás. O objetivo? Divulgar o site da playboy holandesa. Bárbaros, não são não? Precisa falar mais?
Precisar não precisa, mas como sou redator, professor e falo pra caramba, quero reforçar a importância de olhar para as coisas de um modo diferente, novo, original. Na nossa profissão, tudo pode ser qualquer coisa. Basta imaginar. Nunca mais vou olhar para o meu mouse do mesmo jeito que antes (sem malícia, gente!). Nunca mais olhem para nada vendo apenas um lado. As aparências enganam. Cabe a vocês enxergar inúmeras possibilidades. Elas existem, acreditem!
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9 comentários:
Quem manda na idéia: o texto ou a imagem? A idéia.
Tanto este post quanto o do Tucci/Fallon mostram bem isso.
Anúncios como estes, que dispensão explicação, legenda, e muitas vezes até a marca do cliente são duca. Tão duca quanto aqueles que de tão originais, abrem mão do apelo visual e se tornam All-types magníficos.
Por isso, na tentativa de encontrar a dose criativa certa, penso que deve prevalecer o bom-senso. Nem mais, nem menos.
É aquela história, acharam uma idéia genial no próprio produto.
PS: Segue a ficha técnica do segundo anúncio.
Publicis /Amstelveen, Holanda
Diretor de criação: Peter Clercx, Victor Silvis
Diretor de arte: Joep de Kort
redator: Bart Oostindie
Fotógrafo: Simon Warmer
gost muito desse tipo de anuncio. sem textos, sem nd... só a foto e assinatura... mas claro... qndo bem feito, como é o caso.
Valeu, Daniel! Informação preciosa.
puta q. pariu. uns puta de uns anúncios. sem torcadilho!!!!
Acho que é isso mesmo. Muitas vezes a solução criativa para o briefing está no próprio produto. É só olharmos para ele de maneira diferente, tentando ver além dele. Lembram daquele anúncio clássico do tubo de catchup da parmalat, visto com a boca de frente, que parecia que tinha uma língua pra fora? Então, genial. Era para vender que ele era mais picante. Beijos!
Ver as coisas de forma diferente é realmente difícil. Isso tem que ter um bom treino para uma visão descondicionada.
Anúncios dessa forma são complicados de fazer, mas quando acontecem e dão certo são essas maravilhas que nascem.
Ehduca. Diz sem falar absolutamente NADA!
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