segunda-feira, dezembro 26, 2005
O melhor anúncio de Veja
Por Raul Otuzi
Brasil, meu Brasil brasileiro. Meu mulato inzoneiro. Vou cantar-te nos meus versos... Esse anúncio é povoado de mim, de você, de nós. É uma aquarela do Brasil. Mas longe de ser ufanista, é singelo. E daí vem a sua força. Força que rompe regras e tendências.
Não tem um título inteligente, aliás não tem título algum (mesmo com a propalada informação de que um título aumenta a taxa de leitura de um anúncio em até 5 vezes mais). Não tem ponto final no texto. Não tem uma direção de arte de vanguarda, modernosa. Não tem nada disso. Mas tem o principal: alma.
É um anúncio clássico de página dupla. A primeira com a imagem, a segunda com o texto. A imagem é uma obra dos artesãos Adriana Souza e Juliano Martins que retrata o espírito alegre do nosso povo através das suas casinhas coloridas. O texto tem uma levada poética, que encerra com o conceito: “Feliz Brasil para você.” Uma feliz união do Natal com o nosso País.
A direção de criação é de Jaques Lewkowicz e Marco Versolato, da Lew, Lara. Mas essa campanha tem dedo da W/Brasil também. Agências do mesmo grupo que dividem com extrema competência a conta da Natura. Por isso, a conta da Natura vai muito bem. Bem estar bem. Obrigado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Oi, bom dia.
Como sao chamadas as peças com pagina dupla ou mais que ao folear vao se desenvolvendo sem transmitir a msg, o que acontece somente no final, e muitas vezes na ultima folha?
Houve em revistas como a VEJA uma campanha assim. Se eu nao me engano o cliente era a CLARO.
Eu conheço como "Teaser"
Conheço como "verba, muita verba".
Bom dia, Jaime!
Se entedi bem a sua pergunta, você está falando de anúncios sequenciais.
Neste tipo de anúncio, a mensagem é dividia de tal forma que vai se completando até a página final, na qual se revela o conceito. E, muitas vezes, a revelação do anunciante também é deixada para o "grand finale".
Valeu pela participação!
E isso vale para TODOS! Continuem participando e enviando suas perguntas. Estaremos respondendo tudo, na medida do possível!
Um abração! Tucci
que bosta de anúncio. kd a idéia?
que criterinho o de vocês, hein?
Continuidade,
Se o pessoal não se lembra, em 2004 para 2005, a Natura utilizou essa brasilidade, começou (se não me engano) no Natal. Com Xilogravuras maravilhosas, artesanais, faziam toda essa referência ao natural, artesão e brasileiro. A idéia deu tão certo que eles continuaram e au coisas até em datas de festa Junina.
Nesse Anúncio, vejo a continuidade desse discurso, o que acho muito saudável à marca.
Gosto da peça. Não entra em anuário. Talvez, só ganharia Voto Popular. No máximo. O que seria o máximo. Porque ganha, ganha sim o coração do consumidor.
O anúncio da Natura pode não ser genial. Mas ganha o coração do consumidor. E isso é o que importa em propaganda. Óbvio. Importa muito mais do que uma idéia sensacional, só para ganhar prêmios.
Para escolher o melhor anúncio de Veja, comparei com os outros publicados. Se achou que fui injusto. Diga qual gostou mais e por que. Será um prazer debater.
No mais alto nível.
Valeu!!
Genial, pra entender o quanto eles foram felizes nesse anúncio, basta você se fazer este desafio:
Quantos peças você conseguiria criar para natal, sem utilizar os ícones e chavões tradicionais.
Dizer a mesma coisa de maneiras diferentes, eles conseguiram e foram muito além.
Very cool design! Useful information. Go on! birth control pill acne nexium Cheap palm pda Stop smoking articles and help literotica painting appliances
Postar um comentário