sexta-feira, janeiro 20, 2006
Antes e depois. Idéia batida?
Por Raul Otuzi
Empresas, produtos e serviços são feitos para transformarem a vida das pessoas. Por isso, a estratégia do 'antes e depois' é mais velha que andar para trás. "Eu era assim e fiquei assim". Já vimos campanhas e mais campanhas utilizando esse recurso. De produtos para emagrecimento a escolas. Ah, então para ser original vamos dar um basta nisso, não é? Não. Porque sempre é possível acrescentar um novo olhar, sempre é possível reiventar, se reinventar.
Veja esses dois exemplos. A agência é a mesma, F/Nazca, a estrutura visual idem, mas as abordagens são completamente diferentes, pertinentes e persuasivas. Os primeiros dois anúncios são para a Petrobras. Título: "A cultura e a arte têm o poder de transformar a vida das pessoas." Assinatura: 'Petrobrás. Patrocinadora do festival de cultura de Curitiba.' Até aí tudo bem, nada demais, mas a sacada da tarja preta sair dos olhos das crianças quando elas se envolvem com a arte é ótima. Redação: Alexandre Abu. Direção de arte: Rodrigo Burdman.
Os outros dois anúncios são para a Natan Joalheria. E já são bem conhecidos, premiados. Assinatura: "Natan Joalheria. O poder dos quilates." Normalíssimo, ok? Ok. O pulo do gato é a imagem, é o cara virar um gato aos olhos da gata assim que ela abre a jóia. Redator: Eduardo Lima. Direção de arte: Sidney Araújo.
O que fez esses anúncios com o mesmo princípio criativo batido serem tão diferentes e originais?
Talento. Talento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Legal, hein?
Princípio batido, peças geniais.
Salomão já dizia: não existe nada novo debaixo do sol. E olha que já faz um tempinho que ele escreveu isso.
É...
Tambm concordo...
O talento de perceber as coisas mais simples que ocorrem ao nosso redor, dando uma aprimorada e a transformando em produto, que, em nosso caso, é a propaganda (no meu ainda naum... sou um estudante...rss)
Keep up the good work Free spam filter for outlook express windows 95 surfcontrol superscout email filter v3 0
Postar um comentário