quinta-feira, janeiro 19, 2006
Com essa foto a Young vendeu...
Preservativos Tulipán.
Anúncios de 2005, da Young Rubicam da Argentina (não faz cara feia, os caras sabem fazer propaganda, como nón?). E pelo jeito, é na primavera que o bicho pega para los hermanos. É como se fosse o nosso amor de verão por aqui no Brasil, sabe?
Título: "Na primavera, nem sempre você conhece o amor da sua vida. Se cuida." Assina: Tulipán.
Redação: Sebastián Moltedo. Direção de Arte: Christian Giménez.
Verdade, né? Até achar sua outra metade, se cuida aí. Camisinha sempre. Agora, vamos falar dos anúncios criados a partir dessa foto. Foram várias idéias, títulos muito bacanas, diversos conceitos: combinação de sabores, atração, paixão, união de raças, dualidade de personalidade, adaptação, junção mal feita, etc. Você venderam sucos, livros, psicanalistas, peças originas... e dá-lhe maçãzinha da Apple (isso que é marca, símbolo forte).
Aliás, a maçã foi vendida também como sinônimo de tentação e para fazer um contraponto com a laranja em diversos aspectos: cor, textura, maciez... (Parabéns! Continuem enxergando tudo, inclusive as entrelinhas). Então diante de propostas tão distintas, tudo misturado, escolhemos as três idéias mais redondas. Pela ordem:
"Cansado de procurar sua metade?"
'Temos uma muito mais gostosa.'
Casa de Massagem.
Criação de Thiago Nascimento.
Bem humorado, bem sacado, bem feito.
"Belo par. Seja qual for, encontre o seu."
www.parperfeito.com.br
Criação de Jaime Ohana, com revisão nossa. Era: "Belo par. Seja qual for, encontre-o." Desse jeito parece que você vai encontrar o par completo e não a pessoa para completar o par com você. É diferente, né?
"Suzano Flex. Textura e brilho no mesmo papel."
Criação de Henry. Enxergou outros atributos da foto. Ótimo.
Menção honrosa:
"Você não vai encontrar uma fruta assim por aí. Mas vitamina vai."
Novo Cebion Plus +. A força defensiva da vitamina C, aliada ao poder energético das vitaminas B1 e B2.
Criação de Rafael Perez, com sugestão do Lucas e revisão nossa. Era: "Provalmente você não irá encontrar fruta assim por aí. Mas vitamina vai."
Sugestão do Lucas: Você não irá encontrar fruta assim por aí. Mas vitamina vai."
Revisão nossa: Tirar o ‘provavelmente’ (fruta assim não existe mesmo) .Trocar o 'irá' por 'vai' (mais coloquial). Manter o 'por aí' (dá um ar de despojamento e mostra que o Cebion Plus vai ser encontrado em todo lugar).
É isso. Em tempo, gostamos muito de um título que precisava de uma assinatura mais elaborada, faltou o produto/serviço anunciado:
New York, Florida. Florida, New York...
Criação do Nelson. Mas vale o registro, ok?
Congratulações, obrigado e abraços,
Raul Otuzi e Henrique Tucci
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14 comentários:
Nossa, realmente tivemos muitos textos bacanas, muitas ideias bem sacadas.
E foi bacana que o Rafael gostou da minha sugestão, acho que publicidade é isso também, quando escrevemos algo dependemos muito de uma segunda opinião, pois, as vezes, a distância que separa um texto besta de um bestial é muito pequena, e uma visão exterior ajuda muito.
Grande abraço a todos, e parabéns!
Gostei mais dos anúncios que os leitores do blog fizeram do que do original.
Fernanda
Verdade, Fernanda.
Acho que estamos mandando bem, e os argentinos não estão com nada!!!
esse blog é duca, mesmo! agora vocês também estão fazendo a direção de criação das idéias! muito bom! aliás, bem melhor que o meu diretor de criação aqui... rarara. vou mandar meus jobs pra vocês... rarara parabens pra todo mundo. principalmente pro blog...
Isso awe galera o blog tá bombando, e essa interatividade com seus frequentadores faz o espaço ficar Show. E sou obrigado a concordar que dentre os anúncios postados aqui, alguns são melhores do que os originais. Abração galera.
hehehehe, bacana.
gosto da idéia de Cebion.
Matou mais uma vez, Rafael.
E o blog tá cada vez melhor.
Legal, muitas idéias bacanas. Além das 4 que vcs destacaram, gostei muito da idéia da Fernanda:
"Descubra se você é uma tentação ou um verdadeiro laranja. www.deumanota.com.br"
E da proposta do Kendy A. Shirasu: 1- Dá um flip na imagem
2- Texto algo do tipo:
Apple computers. O design da maçã agora na cor laranja.
Poderiam ter entrado pelo menos no ‘menção honrosa’, já que vcs deram uma...
Foram muitas idéias bacanas, como vários de vocês disseram. Parabéns mesmo!!! Julgar foi extremamente difícil. Ser justo? Impossível.
Tentamos apenas, com a nossa visão e experiência, abrir discussão para que todos nós possamos ficar mais ligados e afiados no raciocínio criativo. Vamos lá:
Também gostamos muito da idéia da Fernanda. Divertida, pertinente. Mas teria que dar um flip (inverter) a imagem, como sugere o Kendy para o anúncio dele para a Apple. Assim, com a maçã na esquerda, aparecendo primeiro, a mensagem faria mais sentido:
'Descubra se você é uma tentação ou um verdadeiro laranja.'
A idéia do Kendy também é bem bacana. Mas o problema que enxergamos aí foi que o design da maçã mudou um pouco (a metade da laranja é um pouquinho mais alta, tem um biquinho, justamente na emenda com a maçã). Ou seja, se o design também mudou, a assinatura ‘o design da maçã agora na cor laranja’ perde.
Mais uma idéia que gostamos. Essa da Vanessa: "Qual pele você prefere?" Creme anti-sinais Avon. Escolha a idade que você quer ter.
Muito boa. O conceito 'Escolha a idade que você quer ter' é bárbaro. Só não foi citada antes porque usar frutas para vender produtos para a pele já é tradição no meio publicitário.
Mais uma idéia bacana? Ah, tem várias. Mas agora vou tomar uma cerveja. Mereço.
Valeu, galera. Obrigado pelos elogios, pelas participações, pelas opiniões contrárias. Nosso intuito aqui é promover debates, conhecer inúmeros pontos de vista, evoluir.
Valeu!!!
P.S. Os anúncios de vocês ficaram ótimos? Ficaram. Assinamos embaixo. Melhores que o original? Bem, a imagem original é deles. Criação deles. Pensem nisso. Pensem.
PARA SER SINCERO:
Para quem não viu, minha idéia foi:
Não inventa. Peças Originais VW.
Se eu assinasse com a Apple, como alguém sugeriu, ficaria melhor, mas pensando bem, essa coisa de juntar uma coisa diferente na outra e dizer que vc deve só usar assistência técnica autorizada é batida. Lembro de um comercial da própria VW, em que um senhor de uns 60 anos experimentava no quarto dele um sapato de salto alto vermelho, ele levantava e caia, MAIOR ABERRAÇÃO. Foi daí que tirei minha idéia. Confesso!
Abraços,
Realmente não tinha parado pra pensar nisso Raul. Talvez possamos julgar nossa solução, a partir de uma imagem já criada, melhor. Entretanto essa imagem foi criada pelos caras, não dá pra dizer que nosso anúncio é melhor. Enfim, será que estagiário tb pode beber cerveja? HA se não puder vou beber mesmo assim em? Fui. valeu pelo reconhecimento.
Parabéns a todos, os brasileiros simplesmentem dispensam comentários!!!!!
hmmm, muito pertinente a colocação do raul: depois da idéia, fica fácil pensar em cima, melhorar, mexer, esticar, desconstruir, virar do avesso... o foda é ter a idéia, nesse caso uma idéia visual forte pra caramba. tão forte que saíram dezenas de idéias maravilhosas. é pra pensar mesmo.
Esse Blog é um achado. Parabéns a todos.
Só pude ver o resultado hoje. Parabéns aos três escolhidos,
vc's mereceram.
Obrigado pela menção.
O que me deixa verdadeiramente satisfeito é ver como este blog está ganhando espaço criação a fora.
Em especial este "quadro", que dá oportunidade pra galera mostrar na prática a capacidade criativa (mesmo estando com jobs e pits até a tampa).
Parabéns de vera.
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