quinta-feira, janeiro 12, 2006

Convence ou não convence?


Por Raul Otuzi

Não é só a foto que é linda. O anúncio inteiro é de babar. Show de argumentação. Redação: Nizan Guanaes/Renato Konrath. Direção de arte: Tomás Lorente. Idos de 83. Mas fala sério, parece que é de hoje, continua extremamente atual, contemporâneo. Porque boa propaganda não envelhece, não morre.

Leia, releia, guarde. Preste atenção na estrutura do texto. Clássica. Três partes bem distintas: a primeira justifica o título, envolve o leitor; a se gunda dá as credenciais do produto, explica seus atributos; e a terceira fecha o raciocínio, chama para a ação.

Título: "Uma pessoa que não entende nada se seguro me convenceu a fazer um Itauvida."

Texto: As agências Itaú e o seu corretor de seguros têm todos os argumentos do mundo para convencer você a fazer um Itauvida. Ou melhor, todos menos o mais importante: aquele argumento que chora quando tem fome, que adora um colo quentinho e volta e meia faz pipi na cama.

A gente até pode explicar que fazer um Itauvida dá menos trabalho que trocar uma fralda. Porque dispensa exame médico (basta uma declaração de saúde na proposta), você escolhe a forma de pagamento, mensal ou anual e o débito é automático para os correntistas do Itaú, com todos os valores do seguro atualizados pela TRD. O Itaúvida dá tanta tranqüilidade como um pai cantando Boi da Cara Preta. Porque as garantias são válidas 24 horas por dia em qualquer parte do mundo, além de a indenização não ficar presa a inventários nem responder por eventuais dívidas do segurado. E para esclarecer dúvidas, o SOS Itaú é uma babá de plantão dia e noite. Precisou de ajuda, é só ligar para ele.

A única coisa que nem as agências Itaú nem o seu corretor conseguem, por mais que se esforcem, é receber você com aquele sorriso do seu filho sempre que você chega em casa. E, cá entre nós, você conhece um argumento mais convincente do que esse para fazer um Itaúvida?

Essse segundo anúncio faz parte da campanha de 1985. Mas usa o mesmo princípio do título do Nizan, criado dois anos antes. Veja: "Um sujeito careca e desdentado me convenceu a fazer um Itauvida."

Conclusão: quando temos uma linha de criação forte, poderosa, basta segui-la. Não tem erro.

10 comentários:

Anônimo disse...

Campanha clássica. Sem comentários.
Simples. Perfeita.

Anônimo disse...

Fantástico, Raul! Estes anúncios com certeza podem ir para a lista dos textos obrigatórios para redatores, como já foi sugerido em outro post. Assino embaixo.

Tucci

Anônimo disse...

Muuuuuito bom é muito pouco.
Fantástico mesmo, Raul.
Que nível que tá esse blog, hein?

Parabéns.

Anônimo disse...

Oi, tô aprendendo bastante com o blog de vcs. Continuem assim.

Anônimo disse...

Hum...

a propganda é boa...

Mas, em minha humilde opinião, por crianças sorrindo, bebês nús e seus "derivados" é meio apelativo...

o texto é ótimo, o negócio dos bebês q eu naum sou muito a favor naum...

Anônimo disse...

Ah, Chico, respeito a sua opinião. Mas é politicamente correta demais para o meu gosto.
Temos que tomar cuidado com o tom, para não sermos apelativos demais, mas fotos de bebê? Deixa a gente usar!!

Anônimo disse...

Kramba, isso é lindo galera. Me emociono quando leio um texto desses, e olha que nem sou pai, muito menos mãe. A propaganda, realmente, é demais.
E galera, esse blog tá duca. É atividade diária visitá-lo. Parabéns.

Anônimo disse...

Nossa, não tenho nem o que falar desses anúncios.
E, como estão todos comentando, o blog está realmente cada vez melhor, referência obrigatória para muita gente, inclusive pra mim!

Anônimo disse...

Valeu, Thiago Nascimento. Eu sou pai e sei o que um anúncio desse tipo representa. É fantástico seu poder.

Valeu, Henry. Valeu, Lucas. Valeu, Tucci. Valeu, galera. Essa nossa troca de idéias é benéfica por demais. Que assim continue.
Abraços.

Anônimo disse...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. sprinting running spikes Blow interracial job movie free free free ionamin online Adult image gallery hardcore fre running in russia Lcd advantages Kids against dress codes awning tops for gazebo yakima jogging strollers floor mats uk ambien fda approval running pancake Pilates method body conditioning http://www.laptops-wholesaler.info/Mesotherapy-and-carboxytherapy-before-after.html http://www.california-golf-3.info/running_mustang_rear_window_decal.html Car rental us health insurance plans arizona Stop smoking chat room