quarta-feira, janeiro 11, 2006

Pense ao contrário, diz o mestre Olivetto



Por Raul Otuzi

Lá venho eu de novo. Mas é importante frisar. No livro: “Os piores textos de Washington Olivetto”, o próprio diz: “É isso que procuro fazer no meu trabalho: surpreender sempre, raciocinar ao contrário, olhar as coisas de outro ângulo e perceber aquilo que ninguém tenha enxergado.”

Viu? Mas viu do mesmo jeito ou deu uma viradinha aí na sua cabeça para ler o texto? Sério. Leia de soslaio, de cima pra baixo, como queira, desde que mude o seu ponto de vista. Aí em cima tem dois exemplos literais de como essa inversão do olhar funciona bem: causa impacto e comunica. Aliás, outdoors são ótimos para nossas idéias ao contrário, já que são incrivelmente versáteis.

A primeira placa é da Publicis Salles Norton para o Abrigo para Idosos Bezerra de Menezes. Título: "Vai ajudar os idosos ou também vai virar as costas?" Redação: Arício Fortes. Direção de arte: André Gola. A segunda é da F/Nazca para o Detran do Paraná. Título: "A gente avisou que você podia capotar se bebesse antes de dirigir." Redação: Eduardo Lima e Renato Simões. Direção de arte: Bruno Prosperi.

Uma última pergunta: consegue plantar bananeira?

5 comentários:

Anônimo disse...

Outdoors são versáteis mesmo. Permitem tudo. Adorei, por exemplo, os outdoors da skol no formato redondo. Deram o maio visu.

Falowww!

Anônimo disse...

Viva quem é do contra!

Anônimo disse...

Nossa esse outdoor virado ao contrário eh genial. Realmente a adequação da mídia a mensagem veiculada é uma coisa fanástica, consegue dar ainda mais força a mensagem, mais impacto visual, mais atratividade.
Show!

Anônimo disse...

é do caralho esse outdoor de costas.
que show de bola.

Anônimo disse...

Boa!!! Boa essa de plantar bananeira para enxergar ao contrário. Mas como eu tô meio gordinho, não rola não. Quer dizer, até rolo... ah deixa pra lá, o que que queria dizer é que sempre procuro ver as coisas de um modo peculiar. Que bom. Vou exercitar mais esse meu lado.