sexta-feira, janeiro 13, 2006

Publicidade é coisa de pele.

Por Henrique Tucci.

Você é um verdadeiro outdoor humano. Voluntariamente ou não, você carrega marcas por todo o corpo. Nas camisetas, tênis, calças, óculos e até mesmo nos carros estão estampadas marcas em destaque – símbolos de status que a publicidade utiliza como estratégia de comunicação. Ou também, você poder fazer questão de exibir estas marcas por serem suas preferidas, de uma entidade ou campanha na qual acredita ou porque simplesmente você ama aquele produto, não é mesmo? Muitas pessoas só têm esse recurso para sair de seu vácuo de identidade. Com isso, as pessoas acabam pagando para fazer publicidade, e das melhores, para estas empresas. Não é mesmo, jovem faceiro?

É, pode não ser o seu caso. Mas já que muitas pessoas se identificam com algumas marcas, por que não estampá-las para sempre em seu corpo?

Parece loucura? Mas essa loucura virou negócio. E dos bons. A empresa TatAD é especializada neste tipo de publicidade na pele. O que a empresa diz fazer é simplesmente unir pessoas que tenham afinidade com determinada marca, e que tenham o seu perfil social/psicológico, com o anunciante em potencial. As empresas, por sua vez, procuram quem vai estampar eternamente seus símbolos entre atuais consumidores de seus produtos ou entre aqueles que amam a empresa. Como costuma ser o caso típico dos proprietários das motos Harley Davidson.
Essa idéia, que parece simplesmente genial, já deu muito pano pra manga. Já foi pauta de noticiários e de um tribunal nos Estados Unidos em 1998. O jogador Rasheed Wallace do Portland Trail Blazers foi convidado a tatuar a marca de uma grande empresa de doces em sua pele, por valores nunca revelados. Isso driblaria uma norma que proíbe os jogadores de usarem marcas de outros patrocinadores, que não fossem os oficiais do time, em seus uniformes. E também seria uma afronta ao patrocinador oficial da NBA naquela época: a concorrente Nestlé. O jogador não aplicou a marca naquele momento e a questão ficou no ar: quem é dono do corpo dos jogadores? Os times, os patrocinadores do campeonato, os veículos de comunicação ou os próprios atletas? E o assunto voltou à pauta neste ano. O mesmo Rasheed, agora no Pistons, tatuou um símbolo que lembra a Nike em seu braço. Ainda vai dar o que falar.










A mascote tatuada em Guido Brenner

Um restaurante mexicano da cidade norte-americana de São Francisco, chamado Casa Sanchez, trocou uma tatuagem de sua mascote na pele de um cliente por uma pizza e uma cerveja por dia para o resto de sua vida. A Casa Sanchez prometia a mesma barganha vitalícia para todos que fizessem o mesmo, sem estipular onde seria a tatuagem. A procura foi tão grande que o restaurante teve que limitar o total de estampados a 50 pessoas.

Comente e responda: que marca você tatuaria no corpo? E, por que?

Aguarde: logo teremos alguns logotipos do Ehduca para você escolher o melhor. E também para nossos fãs tatuarem pelo corpo todo! ; )

14 comentários:

Anônimo disse...

JAMAIS.
E DE NINGUÉM.

MARCAS PRECISAM SE PREOCUPAR EM TATUAR O CORAÇÃO DOS CONSUMIDORES. TATUAR RESPEITO.
ISSO NENHUM LASER CONSEGUE TIRAR.

Anônimo disse...

Eu tatuaria a maça do MAC.

Anônimo disse...

Se pagassem muito bem eu faria as trés faixas pretas da adidas na vertical no meio das minhas costas, com o logo em cima das faixas abaixo da nuca. Adoro a marca, o posicionamento e seus produtos. Mas lembrando teriam q pagar MUITO bem!!!

Anônimo disse...

com certeza, tatuaria a marca da harley!!!

Anônimo disse...

Rapaz, aqui na agência, sem tatuar nada, eu como pizza todo dia e ainda tenho um salário todo mês.
Boa né?

Anônimo disse...

Fantástico! Essa foi demais! Não sabia dessa nova "mídia". Vou incluir em meus planos. Alguém conhece candidato a tatuar uma marca de cachaça? hehehe Um abraço.

Anônimo disse...

Taí. Tatuar a marca da Sagatiba em mim seria uma boa. Ou da Jontex, na minha virilha. RÁRÁRÁ!!
Abraços!

Anônimo disse...

ahahahah...Marca de cachaça. Essa é otima!
Caramba tatuar uma lôgo - simbolo -na pele deve ser diferente.A marca tem que estar na mente da pesssoa.Posicionamento na veia da pessoa que se sujeita a isso.O ato de tatuar faz parte da construçao de uma personalidade. Nao sei se tatuaria, porem haja coragem.

Anônimo disse...

ahahahah...Marca de cachaça. Essa é otima!
Caramba tatuar uma lôgo - simbolo -na pele deve ser diferente.A marca tem que estar na mente da pesssoa.Posicionamento na veia da pessoa que se sujeita a isso.O ato de tatuar faz parte da construçao de uma personalidade. Nao sei se tatuaria, porem haja coragem.

Anônimo disse...

Não sei se tatuaria alguma marca em mim. Teria que ser por muito dinheiro, ou uma boa causa. Preciso pensar mais.
Mas acredito que as marcas que têm mais chances de serem tatuadas são as esportivas. Pelo que representam para os jovens. Isso sem falar da harley, que já explora o tema tatuagem nos seus próprios anúncios.

Anônimo disse...

Se eu me identificasse muito com a marca até tatuaria, mas precisariam de muitos anos de admiração para que ela realmente valesse a pena. Ainda mais porque nós nunca poderemos prever se ela vai estar envolvida em algum escândalo no futuro. Pensando bem, não tatuaria, não!

A Nike mesmo, que é tão admirada, vira-e-mexe aparece envolvida em trabalho infantil e exploração de empregados.

Mas cabe lembrar que, se formos pensar bem, essa de tatuar marcas é antiga - afinal, o que é um logotipo ou mascote de time de futebol? Hoje mesmo, no metrô, vi uma moça com as Meninas Superpoderosas nas costas (marca registrada do Cartoon Network). E por aí vai.

Beijos

Fernanda

Anônimo disse...

Acho que a moda até poderia pegar no Brasil. Com tanta desigualdade social, falta de dinheiro e comida entre famílias pobres, a gente começaria a ver muita criança tatuada com marcas de supermercado no semáforo. Poderia ser meio de vida pra muita gente.
O que vocês acham?
Tucci

Anônimo disse...

Eu tatuaria em qualquer parte do corpo qualquer marca que me pagasse "muito" bem.

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Facts on the history of tv resources hewitt 401k 2006 nissan murano dealer profit jewelry findings swivel Vconnect conferencing services adult exciting mature erotic story fioricet online pharmacy Html codes to design web page Generic fluoxetine 40 mg mexico Sauna deutschland Renault clio 1870 diesel workshop manual Bondage and fetish usa hostave2 net homemadevids shower voyeur 19 butalbital Asian girls in teddies