terça-feira, janeiro 10, 2006
Um slogan é um slogan.
Por Henrique Tucci.
Estou muito feliz com a participação de todos em nosso blog. Conteste, comente, crie, escreva. Sua participação é fundamental pra que a gente continue fazendo um trabalho cada vez mais alinhado.
Como já havia divulgado, estive fora por uma semana e agora quero colocar mais borracha na fogueira. E já que vamos recomeçar, vou retomar um assunto que já foi bem rodado por aqui, mas que sempre vale a pena comentar: slogans.
Como todos bem sabem, um slogan representa o posicionamento de uma empresa. E por isso, tem uma importância muito grande em sua comunicação. Passeando pelas ruas de Fortaleza, dei de cara com a placa da foto que vocês podem ver logo acima. O que me chamou a atenção nela foi o slogan das lojas de pneus Gerardo Bastos: “Onde um pneu é um pneu”. O Comendador Gerardo Gusmão Bastos abriu sua primeira loja em 1967 e hoje tem 3 pontos na cidade. O slogan é muito simples e vai direto ao ponto, mas comunica. Quem mora em Fortaleza pode ter certeza que nas lojas do Comendador vai encontrar o que precisa: pneus. O óbvio ulula. Mas também podemos dizer que em termos de comunicação, funciona. Que tal recauchutar este slogan? Você faria melhor? Ou a comunicação não precisa andar alinhada com a estética?
Conheça as lojas Gerardo Bastos na internet: http://www.gerardobastos.com.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
35 comentários:
Acho ‘onde um pneu é um pneu’ muito simples, pobre até. Só se justifica por passar tradição para a marca. Aquela coisa séria, conservadora, tipo pão-pão-queijo-queijo. É um estilo, sei. Mas eu particularmente não gosto. Acredito que poderia evoluir...
concordo com o Vernon...
O mérito do slogan é a tradição que ele inspira.
Vou tentar fazer outro...nausm sei s vai ser tão "bom",mas lá vai...
Evolução é saber que um pneu é bem mais que um pneu.
vai outro slogan:
A simplicidade de um pneu é a tecnologia de lhe conduzir.
"Onde um pneu é um pneu" é o tipo de slogan feito pelo dono, mesmo, porque se eu propusesse isso pra um cliente da agência ia ser demitida na hora, hehehehe.
Já que é pra evoluir a partir desse, por que não "onde um pneu é mais que um pneu"? Porque um pneu na loja do Sr. Bastos é também economia, bom atendimento, variedade, etc etc.
Beijos
Fê
eu tbm n gostei desse slogan e n eh o fato dele ser simples, pq mtas coisas vendem mto sendo simples, mas n gostei pois pra mim, um pneu eh um monte de plastico preto, se eu for pro japao, vai continuar sendo issu, me passa a impressao de que ele tem orgulho em saber dissu, para uma loja desse ramo, eh o mínimo que eu ia querer eh q um pneu fosse um pneu... alem q ele vende peças e servicos... e n soh pneu.
aliás nem do nome da empresa nem do logo... soh do site, axei q estah bem produzido e ágil. mas vamos à minha sugestão de slogan:
"Gerardo Bastos, Tradição em cuidar do seu carro."
"Gerardo Bastos, Quando precisar, estaremos aqui!"
"Gerardo Bastos, Cuidando do seu carro a partir do pneu." (tah, essa fico horrivel, eu sei ahahah)
[]s
Eu gosto. Sem firulas. Um pneu é um pneu e pronto. Por que mais?
Esse negócio de mais por vc é que é balela.
Adoooro o blog!!! Todo dia estou fazendo a minha visita...
Eu faço publicidade, propaganda e marketing, e quero ficar na área de criação... Mas estou tendo muita dificuldade p/ conseguir criar um anúncio rapidamente, ser realmente criativa... Não sei se esta dificuldade é só minha, ou se passando os anos da faculdade isso dá uma melhorada.
E eu acho que seria legal você postar sobre portifolios.... Sobre o que é considerado um bom portifolio, e como se faz um.
Esse slogan é antiquíssimo! Mas, aqui no Piauí, até bem pouco tempo, um prefeita (da cidade de Altos) colocou como slogan de sua adminitração: "O povo é o povo".
Abraços!
Onde um pneu é um pneu.
Gosto muito. Por que? Porque não é nada publicitário. Por isso que é bom. É inocente, é meio didi mocó, é sincero. Simplão. Pneu é um pneu. O resto é blablablá. (isso pode ser uma evolução, hein? rs)
Vai na contramão do velho discurso de fazer mais por você, ser mais que uma loja de pneus e essas coisas que existem em 99% dos slogans. Conversa.
Onde um pneu é um pneu.
Fantástico.
E que venham as pedras.
Sugestão:
Geraldo Bastos,
Nossos pneus levam vc mais longe!
Abraços!
Sincero e ponto final. Tb gosto.
"Gerardo Bastos. Onde um pneu é um pneu."
Se eu gosto? É um slogan que posiciona a marca como 'especialista' em pneus. Nem mais nem menos. No ponto. Na medida. Na veia. De tão simples, hilário e óbvio, diferencia e chega até a irritar. Personalidade.
Sim, eu gosto.
Já que o negócio é pneu, vamos faze-lo rodar
"Onde um pneu é um pneu, pneu, pneu, pneu...
difícil essa...
não conheço a empresa nem sua história mas, vou arriscar um slogan aqui:
Geraldo Bastos
Serviços automotivos. E pneus.
bem enxuto.
antes foi indo assim:
"Cuidamos dos seu carro. Até do pneu"
"Para quem procura por serviços automotivos. E pneus".
Geeeente, presta atenção. É GERARDO e não Geraldo. Vcs estão errando o nome do cliente... Pode????
Eu gosto desse mas posso sugerir um aqui tbm:
Gerardo Bastos: Entende de pneu, entende você.
"Onde um pneu é um pneu."
Tão simples que me dá raiva.
E ai mora a dificuldade: ser simples. Senti que lá na loja do seu Bastos vc chega e compra pneu. Só. Sem mistério, sem segredo, nada de enrolação.
Simples assim: pneu.
é mesmo...
eu tinha copiago a grafia de um dos comentários, nem tinha reparado que tava errado.
Nosso amigo Gerardo Bastos tem 37 anos de estrada. Mesmo que não soubesse disso ao me deparar com a forma de mídia mostrada em um passeio turístico, sem dúvida me despertaria a curiosidade de conhecer a Gerardo Bastos "Onde um pneu é um pneu" . Ela parece sem crédito escrita embaixo de uma placa pública mas é ousada quando diz "Onde um pneu é um pneu" , ela te afronta . Funciona, acho que sorri que já conhece a empresa, acho que desperta a curiosidade de que não conhece.
O anúncio cumpri o seu papel.
Ademir Guimarães
"Keep it Simple" - David Abott
Vou colocar um pouco de pimenta. A Fernanda comentou que o slogan da Gerardo Bastos parece coisa feita pelo dono, e acredito que no sentido de que não é adequado.
Talvez pelo fato de ser muito simples. Realmente, alguns clientes chegam em reuniões com “bolações” que são de matar. Mas se o dono da loja acerta na sacada, que mal tem? Como no caso, já folclórico, do amortecedor Turbogás da Cofap, que o Olivetto contou certa vez. Ele revelou que a idéia de utilizar o cachorrinho fazendo estripulias nos comerciais foi da própria Cofap. Depois da W levar uma campanha totalmente diferente para o cliente, um diretor falou: “...vocês já notaram como nosso amortecedor parece aquele simpático cachorrinho? Por que vocês não usam?”. E o golden boy teve o bom senso de usar a idéia do cliente, que parecia uma obviedade, mas gerou uma comunicação pertinente e memorável, que acabou mudando até a forma como as pessoas chamavam a raça do cão.
Para quem não se lembra, os comerciais faziam uma comparação lúdica entre o desempenho do cachorro nas brincadeiras com o de um carro com o Turbogás nas pistas. E o slogan, nem preciso comentar: “O melhor amigo do carro, e do dono do carro”. Quando a inteligência está dos dois lados do balcão, não tem erro. Valeu pela participação, Fernanda! Continuem com a gente.
Tucci
É muito bom acompanhar as discussões aqui nos comentários. O que pra mim só confirma que toda unanimidade é burra. E que a diversidade só faz crescer nosso conhecimento. As considerações sobre o slogan da Gerardo Bastos são muito pertinentes. Tanto de quem é contra, como de quem é a favor. Algumas criações enviadas mantiveram a simplicidade. Alguns fizeram frases que mais parecem títulos. E a maioria ampliou o conceito de comunicação da loja. Mas concordo com o Raul e o anônimo de dois posts atrás: às vezes a gente não precisa reinventar a roda. O que, aliás, poderia até ser uma proposta: “Gerardo Bastos. A gente não reinventa a roda”. Em minha opinião, a simplicidade é sempre a melhor forma de comunicação. Gosto das sugestões, mas ainda fico com o original: “Onde um pneu é um pneu”.
Tucci.
As sugestões de mudanças do slogan foram ridículas. Acredito que 90% dos que opinaram não sejam redatores.
"Onde um pneu é um pneu." está perfeito. Ele quer vender pneu, então ponto final. Quanto mais específica a loja, maior a chance de ela ser especilizada no assunto.
E outro ponto que ninguém percebeu é que o slogan está escrito em baixo da placa da rua "25 de março", que em SP é a rua das falsificações e importados. Ou seja, mais um ponto pro Sr. Bastos, que mostra que naquela rua o pneu dele é um pneu mesmo, nao uma falsificação de pneu.
boa.
Meu caro anônimo, o blog está aberto à participação de criativos em geral – redatores, mídias, produtores, músicos, filósofos, donas de casa, engenheiros, diretores de arte e um grande etc.
Concordo com o que o Lucas Otuzi falou num comentário sobre o anúncio da DM9. Eu também acredito que um bom texto não é privilégio de redatores ou diretores de arte, mas de pessoas cultas e bem informadas, criativos em geral. É claro que um redator tem que ter, por obrigação, conhecimentos mais específicos para construir e lapidar um excelente texto. E boa parte destes conhecimentos se molda com muita leitura. O que não é privilégio de escribas como nós.
Continuem participando. Todas as opiniões são importantes para nós. É com debates como esses que surgem novos conhecimentos.
Um abração a todos.
Tucci
Confesso que esse lance da "25 de março" (em SP) ser a rua das falsificações e importados me passou desapercebido. Gosto mais ainda do slogan.
Valeu!!
Adorei o sloga. Porém galera, segundo o post, a placa está afixada em Fortaleza, pouco mais de 3.000 km da nossa tão conhecida "25 de março" paulistana. Mas tudo bem.
Eu acho que o sr vernon está corretissimo...o slogan é simples, mas comunica,,,e é pela sua simplicidade que as pessoas sempre acabam se lembrando do lugar...
What a great site Taking zithromax and having a mixed drink Snow thrower tire installation keyword celexa during pregnancy baikalguide bemis humidifier I tenuate online viagra suppliers Clearence maternity clothes Respirator patent
Very cool design! Useful information. Go on! quad seat covers buy discount evista Tire prices for mitsubishi eclipse design easy free page web 20 In optimisation promotion site specialise web Buy klonopin cod evista marie claire glo Frigidaire twins refrigerators Plastic surgeon kansas city missouri New year&aposs stationery silver and bead bracelet Consolidation debt ireland loan
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Free black sex fat pic Sexy matures wearing stockings swimwear and sacramento Gay sex manga valium Cholesterol shrimp
Cool blog, interesting information... Keep it UP ice machines franchise 2002 chevrolet suburban gas mileage Blackjack beenden How can i order tadalafil tadalafil try for free Motivation for tattoo removal archives of dermatology http://www.porterfiveforceshomeappliances.info domain registrar cheap domain registration cheap d Fort lauderdale call centers
O slogan de Gerardo Bastos é tão interessante que até faz escola. Em Juazeiro do Norte há um posto de combustível que copiou para reforçar a qualidade, digamos assim, do seu produto quando diz "onde o combustível é combustível" no que acho uma notória falta de criatividade da agência que "criou" isso. A novidade é Gerardo Bastos que criou isso há mais de 30 anos. Passado todo esse tempo alguém ainda querer "inovar" achando que combustível ou outro produto qualquer merece ser redundante, pura e simplesmente, é de lascar.
Agora, Falcão é quem está certo. Ele diz que Gerardo Bastos é o maior filósofo do Ceará pq descobriu que um pneu é um pneu. Quem pensa que esse slogan é redundante, é pobre, é a expressão do óbvio etc, pode estar enganado. Eu acho que ele é curto e grosso no plano de conteúdo e é de uma extensão ilimitada no plano de expressão. Só para apimentar a discussão: Imaginemos que /um/, artigo indefinido, pode estar sugerindo que em Gerardo Bastos, um pneu não é só l pneu, ou um pneu qualquer, em GB um pneu tem o compromisso de ser um pneu especial (resistente, de vida longa, mais macio, de fácil manuseio, de preço especial, é vendido por alguém que atende bem, enfim, é o máximo) Eu, se fosse publicitário, aliaria a molecagem cearense com a genialidade de GB e a tradição da marca que tornou-se conhecida por todos virando até objeto de discussão na disciplina de Semiótica da UFC e levaria pra ele uma campanha simplesinha porém uma espécie de extensão daquela consagrada: "Pneu é em Geraldo Bastos: pense num pneu!
Geraldo Sales/Juazeiro do Norte-CE
Postar um comentário