segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Closes em dobro. O impacto tá na cara







Por Raul Otuzi

Big closes chamam a atenção que é uma beleza. Gostamos de ver rostos de pessoas. Faz parte da natureza humana, questão de identificação. Agora quando temos closes em dobro, daí o poder de atração no mínimo duplica, não é não? O impacto é maior, fazemos comparações, procuramos semelhanças e diferenças.

Tá na cara, essa é uma boa estratégia criativa.

A primeira campanha é de 2001, da Almap. Título: "Ele pode ter a sua cara, mas não precisa ter a mesma comida." Assina: 'César. Para cachorros especiais.' Redação: Roberto Pereira. Dir. Arte: Luiz Sanches/Valdir Bianchi.

A segunda campanha é de 2003, da Salles D’Arcy (RJ). Título: "Depois de assistir Náufrago no Telecine Premium, você vai ficar cheio de perguntas sobre a vida. A maior delas é: e se fosse você?" Assina: 'Náufrago, dia 14, às 19 horas, no Telecine.' Redação: Rodolfo Sampaio e Ricardo Jones. Dir. Arte: Carlos Eduardo Lopes.

A última é de 2005, da Giovanni, FCB. Título: "A vida passa rápido. Caramba, passa rápido mesmo. Vê se aproveita." Assina: 'BMW.' Redação: Thiago Carvalho. Dir. Arte: Silvio Medeiros.

Conclusão:
quando se tem um bom conceito, quem vê cara vê coração.

13 comentários:

Anônimo disse...

Dupla de criação.
Página dupla.
Dupla face.
Duplo impacto.
Duplo resultado?

Anônimo disse...

Duplo twist carpado

Anônimo disse...

A porrada é em dobro também. Um jab no olho da gente, não tem como não olhar pra tanta expressividade.

Depois a porrada vem na idéia, eles fecham com textos muito bons, a exceção da segunda do Telecine, que ficou só na forma mesmo.

Anônimo disse...

Concordo... e MUITO com o Eduardo.
beijos

Anônimo disse...

Muito bom, Raul.

Só pra acrescentar, na campanha de BMW tbm tem uma sacada de mídia que ehcuca.
Na verdade, a ação é composta de 3 páginas simples. A foto do garotinho entrou na segunda capa, com o título: "A vida passa rápido". Ok. O leitor fica meio sem entender. Sim, a vida passa rápido. Mas e aí???
A peça deixa um baita ponto de interrogação. Proposital, claro.

Porque depois que o cabra folheia a revista toda, vem a "resposta", na terceira capa, estampada na foto do tiozão, que era garotinho até 15 minutos atrás, com o título: "Caramba, passa rápido mesmo."
Um nocaute. O leitor fica pensando: "Poxa, preciso fazer alguma coisa. É, minha vida tá passando muito rápido meeesmo".

Mais ou menos recuperado do golpe, o leitor vira a página, vai pra quarta capa e dá de cara com uma foto de uma BMW off-road num cenário maravilhoso. E o título fecha com chave de ouro (mas que tbm podia ser leão): "Então, vê se aproveita".

Fantástico.
E o mais legal é que tudo isso veiculou. Eu vi. Saiu na TOP MAGAZINE. O comentário aqui é de leitor. Que trabalho maravilhoso.

Abraço.

Anônimo disse...

onde vcs leram ehcuca, leiam ehduca, por favor. (rs)

Anônimo disse...

O que já era bom, ficou ainda melhor. Grandes informações, Henry!

Anônimo disse...

Gostava mais do primeiro. Com as informações do Henry. A da BMW mata a pau!

Anônimo disse...

Mídia e criação juntos. Bingo. Grande BMW!!!

Anônimo disse...

grande bmw pode ser, mas deixar a giovanni de lado n né.. grande giovanni!

Anônimo disse...

Valeu, Henry.
Preciosas informações. Completou e corrigiu o que estava faltando.
Como o Visceral disse, o que já era bom, ficou ainda melhor.
Obrigado e abração!

Anônimo disse...

Valeu, Raulzão.

Abrassss.

Anônimo disse...

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